/

Quase um ano após a tragédia, a ponte de Morandi foi demolida. Bastaram oito segundos

Luca Zennaro / EPA

Colapso de uma parte da ponte Morandi deixou 43 vítimas mortais a 14 de agosto de 2018

A ponte italiana de Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, onde no ano passado morreram 43 pessoas, foi demolida na manhã desta sexta-feira, avança a imprensa italiana. Bastaram oito segundos.

De acordo com os média locais, bastaram oito para que a construção desabasse. Numa só explosão, que decorreu às 9:37h, a ponte ruiu, deixando uma enorme nuvem de fumo branco nos prédios circundantes.

O jornal espanhol ABC precisa que os explosivos foram colocados nos pilares estruturais da ponte, fazendo com que a demolição levasse pouco tempo. Ao todo, de acordo com emissora britânica BBC, estas estruturas de aço pesavam 4.500 toneladas.

Durante a demolição milhares de habitantes locais tiveram que deixar as suas casas. Estimam-se que mais de 3.4000 italianos tenham sido afetados. Depois, foi atirada água sobre o local para diminuir a poeira, precisa o britânico The Guardian.

No passado 14 de agosto, a ponte colapsou, tendo deixado 42 mortos e dezenas de feridos. Mais de 500 pessoas ficaram desalojadas.

As autoridades apontaram uma falha estrutural numa parte da construção como motivo da queda da estrutura. Os números da polícia italiana davam conta que cerca de 8 a 10 carros estariam no tabuleiro da ponte no momento do colapso.

Na época, O Governo italiano declarou o “estado de emergência” por 12 meses na cidade no norte de Itália e o país declarou um dia de luto nacional.

O ministro das Infraestruturas, Danilo Toninelli, exigiu a demissão da direção da empresa Autostrade per l’Italia, filial da Atlantia e responsável pela gestão da ponte. O responsável realçou que “se a concessionária não tem capacidade de gerir” as autoestradas italianas, “a concessão deve terminar“.

Por sua vez, Francesco Cozzi, procurador principal de Génova, disse que a tragédia não foi uma “fatalidade”, mas antes resultado de “um erro humano“. “Temos de responder apenas a uma questão – porque aconteceu isto? Esta é a nossa tarefa e devemos fazer tudo o que for necessário para encontrar a resposta”, considerou.

A ponte Morandi tinha cerca de 90 metros de altura e situava-se entre os distritos de Sampierdarena e Cornigliano. A estrutura, projetada pelo engenheiro Riccardo Morandi que lhe “emprestou” o nome, foi inaugurada em 1967, sendo alvo de trabalhos de reconstrução em meados de 2016. Morandi assinou outros projetos que deram também problemas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.