Azedume entre magnatas. Elon Musk e Bill Gates trocam farpas

Bret Hartman, TED / Flickr

Elon Musk, CEO da Tesla, SpaceX e Neuralink

Bill Gates e Elon Musk têm trocado farpas pela Internet, manifestando mais do que divergências, pequenos azedumes. O último dos quais prende-se com os veículos eléctricos.

No mês passado, Bill Gates assumiu, numa publicação no seu blogue, que tem dúvidas quanto ao potencial dos camiões eléctricos como veículos de longo curso, considerando que têm baterias “grandes e pesadas”.

“Ele não sabe nada disso”, foi a resposta de Elon Musk, CEO da Tesla, pelo Twitter quando confrontado com a opinião de Bill Gates.

É uma peculiar guerra de magnatas e esta não é a primeira vez que trocam farpas.

Musk já tinha dito que as conversas com Gates são “decepcionantes” depois de o fundador da Microsoft ter revelado que comprou um carro eléctrico Porsche Taycan ao invés de um Tesla.

No mês passado, num artigo no seu blogue, Gates elogiou o trabalho feito por empresas como GM, Ford, Rivian e Bollinger no desenvolvimento de carrinhas pick-up totalmente eléctricas, mas não se referiu em nenhum momento à Tesla.

A Tesla lançou, em 2019, a sua pick-up eléctrica, a Cybertruck, bem como uma versão mais cara da mesma, a Tri Motor All-Wheel-Drive. A pick-up começará a ser produzida em 2021, enquanto a Tri Motor em 2022.

Na referida publicação, Gates lançou dúvidas quanto ao potencial dos camiões eléctricos como veículos de longo curso.

Mesmo com grandes avanços na tecnologia de baterias, os veículos eléctricos nunca serão, provavelmente, uma solução prática para coisas como veículos de 18 rodas, navios de carga e jactos de passageiros”, escreveu o fundador da Microsoft.

“A electricidade funciona quando é preciso cobrir distâncias curtas, mas precisamos de uma solução diferente para veículos pesados de longo curso“, apontou ainda, defendendo que essa solução está em “combustíveis alternativos baratos”, nomeadamente os bio-combustíveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …