11 milhões: cada boletim de voto (por correio) custa mais de 7 euros

António Pedro Santos / Lusa

Contagem de votos dos emigrantes nas eleições legislativas 2024

Envio dos documentos vai ser quase 20% mais caro do que nas eleições legislativas do ano passado. “Decisão justificada”.

Quase 11 milhões de pessoas estavam inscritas para as eleições legislativas do ano passado. Desse “bolo” total, uma fatia importante são os 1,5 milhões de portugueses emigrantes.

Muitas comunidades perguntam porque ainda não se usa o voto electrónico – que, defendem, faria com que muitos mais portugueses no estrangeiro fossem votar (em 2024 a abstenção ficou perto dos 80% entre os emigrantes).

Para já, o boletim continua a ser enviado – e recebido – em papel, por correio; e esse sistema vai custar 11,7 milhões de euros nas eleições legislativas deste ano.

É um aumento de 17,5% em apenas um ano (comparando com as legislativas de 2024).

O Governo justifica-se: houve um “aumento dos custos unitário da expedição do correio registado, que passou de um custo médio de 6,245 euros por unidade para 7,343 euros“; e também há “transferência de inscritos da Europa para os Estados Unidos e para o resto do mundo”.

A despesa foi aprovada nesta quinta-feira e envolve os serviços postais de expedição de correspondência, salienta o ECO.

António Leitão Amaro, ministro da presidência acha que esta foi uma das decisões do Conselho de Ministros que “são justificadas” – recorde-se que o Governo está em gestão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.