A qualidade do álcool gel à venda em Portugal não é testada em laboratório

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) não está a testar, em laboratório, a qualidade do álcool gel vendido em Portugal.

Há entidades oficiais que fiscalizam a conformidade da rotulagem, a documentação e a proveniência do produto, mas nenhum organismo do Estado está a testar em laboratório a qualidade do álcool gel à venda em Portugal. Esta função caberia, em princípio, à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), avança o Público.

A DECO Proteste adianta que os antissépticos em gel só são eficazes se o conteúdo em álcool for superior a 60%, enquanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha até 80% de álcool, avisando porém que os géis são menos eficazes que os líquidos.

O laboratório da ASAE está vocacionado para géneros alimentares, mas pode recorrer a congéneres externos se quiser testar outros produtos que não esteja certificado para analisar. Pedro Portugal Gaspar, responsável desta entidade, explica contudo que a ASAE não o fez até agora.

“Ainda não estivemos muito focalizados nisso, temos estado mais focados no lucro ilegítimo”, disse. A ASAE tem levado a cabo várias operações destinadas a detetar especulação neste e noutros produtos relacionados com a pandemia.

O responsável acrescentou que “as análises feitas no laboratório são precedidas por um conjunto de certificações”. Questionado sobre se não considera grave que não esteja a ser testado um produto destinado a proteger dos consumidores, Pedro Portugal Gaspar responde que pode não haver sequer um laboratório público certificado para o efeito.

Ao Público, o responsável sublinhou, contudo, que grande parte deste tipo de consumíveis, como as máscaras, têm certificação Comissão Europeia.

O Público questionou o Infarmed sobre as garantias de defesa da saúde pública no caso do álcool em gel e esta entidade disse estar atenta ao fenómeno da falsificação/contrafação de medicamentos e produtos de saúde, explicando que participa, há vário anos, na operação Pangea.

Além disso, o Infarmed acrescentou que tem um protocolo com a Autoridade Tributária para que qualquer produto suspeito possa ser analisado/verificado pelos seus técnicos.

No fundo, resume o Público, a qualidade do álcool em gel vendido em Portugal não está a ser testada porque as autoridades fiscalizadoras se baseiam na documentação e na certificação dos produtos. Isto significa que, se a documentação e a proveniência obedecem aos critérios exigíveis, não há razão para duvidar da sua qualidade.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …