/

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição.

O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância de uma parede de uma galeria italiana de arte moderna em Piacenza, na Itália, era mesmo o Retrato de Uma Senhora, a célebre obra de Gustav Klimt desaparecida há 23 anos.

Quando a Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi se encontrava fechada para obras de remodelação, em fevereiro de 1997, o quadro desapareceu. A obra de Klimt foi redescoberta a 10 de dezembro por jardineiros do museu.

A pintura estava escondida no interior de uma parede exterior da galeria, protegida por uma capa metálica. Depois de uma exaustiva avaliação por parte de especialistas de arte, a confirmação chegou, um mês e uma semana depois.

Em conferência de imprensa, Patrizia Barbieri, autarca de Piacenza, anunciou que se tratava mesmo do original de Klimt e classificou o momento como tendo uma “importância histórica para a comunidade cultural da cidade”.

No entanto, segundo o Público, permanece um mistério no ar: Quem roubou Retrato de Uma Senhora? E porque se manteve ele escondido numa parede durante 23 anos? Até agora, não há respostas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.