Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava na galeria onde foi roubada

(h) Polícia Italiana / EPA

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada em 1997.

A pintura – o famoso “Retrato de uma Senhora”, pintada por Klimt em 1917 – foi encontrada numa parede externa do prédio, segundo conta a agência Reuters.

De acordo com a polícia local, um jardineiro estava a limpar a fachada da galeria quando encontrou um painel de metal na parede. Depois de retirar o painel, o funcionário percebeu que existia um alçapão entre a parede interna e externa.

Em declarações à imprensa italiana, o jardineiro disse que no interior do painel encontrou uma caixa envolvida num saco de plástico e acho que era lixo, mas decidiu chamar os seus superiores. O saco guardava, afinal, uma obra procurada há duas décadas.

Segundo a mesma agência noticiosa, este é o segundo quadro mais valioso na lista de obras de arte desaparecidas em Itália, ficando apenas atrás de uma pintura de Caravaggio, roubada de uma igreja na Sicília, em 1969.

A obra está agora a ser examinada para determinar a sua autenticidade. No entanto, existem alguns detalhes – como os selos na parte de trás da tela – que indicam que se tratará do original, segundo responsáveis da galeria de arte.

“Seria o melhor presente de Natal“, admitiu a vice-presidente da galeria, Laura Bonfanti, em declarações ao jornal britânico The Telegraph.

Um roubo de duas décadas

A pintura foi roubada em 1997, quando a galeria preparava uma exposição do artista austríaco. A Polícia interrogou todos os funcionários da galeria, mas o caso acabou por ser arquivado por um juiz por falta de provas.

O detetive Roberto Riccardi, que supervisiona a unidade do património cultural, não descarta a possibilidade de a pintura estar na galeria durante todo este tempo.

Acredita-se que os ladrões tenham escondido a obra para recuperá-la mais tarde, plano que acabou por fracassar devido ao tumulto criado pelos média e pelo aumento imediato de segurança na galeria. Meses após o desaparecimento da obra, conta ainda a TSF, uma réplica do quadro foi apreendida pelas autoridades, o que veio aumentar ainda mais o mistério em torno da pintura.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tantos erros ou melhor distrações! “chamar os seus interiores”! deveriam querer dizer “os seus superiores”, mais à frente “julgado por um juiz por falta de provas”, será que não seria arquivado por um juiz, por falta de provas?

RESPONDER

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …