/

Depois da Internet, Putin quer uma Wikipédia russa

2

korea.net

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, quer que seja criada um versão russa mais “confiável” da Wikipédia, que é projeto de enciclopédia de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa.

Numa reunião do Kremlin do Conselho de Língua Russa sobre o futuro do idioma russo, o presidente abordou o website, sugerindo que fosse criada uma nova versão.

“Quanto à Wikipédia… é melhor substituí-lo pela nova Grande Enciclopédia Russa em formato eletrónico”, disse, de acordo com a agência de notícias RIA Novosti, citada pelo jornal britânico The Guardian. “Pelo menos essas informações serão confiáveis, apresentadas de uma maneira boa e moderna”.

Em causa está uma enciclopédia russa publicada em papel entre 2007 e 2014. Agora, o governo russo planeia alocar 1,7 mil milhões de rublos (ou o equivalente a 24 mil milhões de euros) para o desenvolvimento de um recurso de referência online russo semelhante à Wikipédia nos próximos três anos, segundo documentos do governo publicados em setembro.

Putin estava a responder a um comentário de um reitor da universidade que se queixou do uso da Wikipédia pelos tribunais para chegar a veredictos.

A declaração de Putin ocorre poucos dias após a entrada em vigor de uma nova lei que estabelece uma “Internet soberana” na Rússia, isolada dos grandes servidores mundiais. O país também planeia criar um Sistema de Nomes de Domínio (DNS) russo independente em 2021. Isso significa que o governo russo pode deter o controlo sobre que sites os utilizadores serão direcionados.

De acordo com o Deutsche Welle, o governo justificou a lei afirmando que a medida visa proteger o país contra ciberataques, desenvolvendo uma arquitetura própria de rede digital. Desse modo, se asseguraria que a Internet russa continue a funcionar, mesmo que as operadoras domésticas não consigam ligar-se a servidores estrangeiros.

Os críticos veem na lei um pretexto para ampliar o controle político. A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aponta violação de direitos humanos como liberdade de opinião e livre acesso à informação.

Em meados do ano, milhares de cidadãos protestaram contra a nova lei. Hoje, estão bloqueados na Rússia numerosos websites da oposição. Ativistas temem que, no futuro, o seu país fique digitalmente isolado e que se intensifique a vigilância pelos serviços secretos.

A Wikipédia, amplamente usada em russo, conhecida como Vikipedia, tem mais de 1,5 milhões de artigos. Em 2015, a Rússia baniu temporariamente a Wikipédia por causa de um artigo sobre canábis. A legislação russa proíbe a divulgação online sobre uso de drogas e sites correm o risco de ter todo o conteúdo suspenso, mesmo se o material que violar as regras ocupar apenas uma página.

A Wikipédia é administrada pela Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos baseada nos EUA.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.