Depois da Internet, Putin quer uma Wikipédia russa

korea.net

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, quer que seja criada um versão russa mais “confiável” da Wikipédia, que é projeto de enciclopédia de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa.

Numa reunião do Kremlin do Conselho de Língua Russa sobre o futuro do idioma russo, o presidente abordou o website, sugerindo que fosse criada uma nova versão.

“Quanto à Wikipédia… é melhor substituí-lo pela nova Grande Enciclopédia Russa em formato eletrónico”, disse, de acordo com a agência de notícias RIA Novosti, citada pelo jornal britânico The Guardian. “Pelo menos essas informações serão confiáveis, apresentadas de uma maneira boa e moderna”.

Em causa está uma enciclopédia russa publicada em papel entre 2007 e 2014. Agora, o governo russo planeia alocar 1,7 mil milhões de rublos (ou o equivalente a 24 mil milhões de euros) para o desenvolvimento de um recurso de referência online russo semelhante à Wikipédia nos próximos três anos, segundo documentos do governo publicados em setembro.

Putin estava a responder a um comentário de um reitor da universidade que se queixou do uso da Wikipédia pelos tribunais para chegar a veredictos.

A declaração de Putin ocorre poucos dias após a entrada em vigor de uma nova lei que estabelece uma “Internet soberana” na Rússia, isolada dos grandes servidores mundiais. O país também planeia criar um Sistema de Nomes de Domínio (DNS) russo independente em 2021. Isso significa que o governo russo pode deter o controlo sobre que sites os utilizadores serão direcionados.

De acordo com o Deutsche Welle, o governo justificou a lei afirmando que a medida visa proteger o país contra ciberataques, desenvolvendo uma arquitetura própria de rede digital. Desse modo, se asseguraria que a Internet russa continue a funcionar, mesmo que as operadoras domésticas não consigam ligar-se a servidores estrangeiros.

Os críticos veem na lei um pretexto para ampliar o controle político. A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aponta violação de direitos humanos como liberdade de opinião e livre acesso à informação.

Em meados do ano, milhares de cidadãos protestaram contra a nova lei. Hoje, estão bloqueados na Rússia numerosos websites da oposição. Ativistas temem que, no futuro, o seu país fique digitalmente isolado e que se intensifique a vigilância pelos serviços secretos.

A Wikipédia, amplamente usada em russo, conhecida como Vikipedia, tem mais de 1,5 milhões de artigos. Em 2015, a Rússia baniu temporariamente a Wikipédia por causa de um artigo sobre canábis. A legislação russa proíbe a divulgação online sobre uso de drogas e sites correm o risco de ter todo o conteúdo suspenso, mesmo se o material que violar as regras ocupar apenas uma página.

A Wikipédia é administrada pela Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos baseada nos EUA.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …