Depois da Internet, Putin quer uma Wikipédia russa

korea.net

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, quer que seja criada um versão russa mais “confiável” da Wikipédia, que é projeto de enciclopédia de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa.

Numa reunião do Kremlin do Conselho de Língua Russa sobre o futuro do idioma russo, o presidente abordou o website, sugerindo que fosse criada uma nova versão.

“Quanto à Wikipédia… é melhor substituí-lo pela nova Grande Enciclopédia Russa em formato eletrónico”, disse, de acordo com a agência de notícias RIA Novosti, citada pelo jornal britânico The Guardian. “Pelo menos essas informações serão confiáveis, apresentadas de uma maneira boa e moderna”.

Em causa está uma enciclopédia russa publicada em papel entre 2007 e 2014. Agora, o governo russo planeia alocar 1,7 mil milhões de rublos (ou o equivalente a 24 mil milhões de euros) para o desenvolvimento de um recurso de referência online russo semelhante à Wikipédia nos próximos três anos, segundo documentos do governo publicados em setembro.

Putin estava a responder a um comentário de um reitor da universidade que se queixou do uso da Wikipédia pelos tribunais para chegar a veredictos.

A declaração de Putin ocorre poucos dias após a entrada em vigor de uma nova lei que estabelece uma “Internet soberana” na Rússia, isolada dos grandes servidores mundiais. O país também planeia criar um Sistema de Nomes de Domínio (DNS) russo independente em 2021. Isso significa que o governo russo pode deter o controlo sobre que sites os utilizadores serão direcionados.

De acordo com o Deutsche Welle, o governo justificou a lei afirmando que a medida visa proteger o país contra ciberataques, desenvolvendo uma arquitetura própria de rede digital. Desse modo, se asseguraria que a Internet russa continue a funcionar, mesmo que as operadoras domésticas não consigam ligar-se a servidores estrangeiros.

Os críticos veem na lei um pretexto para ampliar o controle político. A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) aponta violação de direitos humanos como liberdade de opinião e livre acesso à informação.

Em meados do ano, milhares de cidadãos protestaram contra a nova lei. Hoje, estão bloqueados na Rússia numerosos websites da oposição. Ativistas temem que, no futuro, o seu país fique digitalmente isolado e que se intensifique a vigilância pelos serviços secretos.

A Wikipédia, amplamente usada em russo, conhecida como Vikipedia, tem mais de 1,5 milhões de artigos. Em 2015, a Rússia baniu temporariamente a Wikipédia por causa de um artigo sobre canábis. A legislação russa proíbe a divulgação online sobre uso de drogas e sites correm o risco de ter todo o conteúdo suspenso, mesmo se o material que violar as regras ocupar apenas uma página.

A Wikipédia é administrada pela Fundação Wikimedia, uma organização sem fins lucrativos baseada nos EUA.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …