//

Chineses e taiwaneses estão em guerra (mas só na Wikipédia)

3

A Wikipédia, a enciclopédia online escrita por milhares de voluntários em todo o mundo, está a ser usada como instrumento político. Até os motores de busca da Internet estão a ficar baralhados.

Se, hoje, uma pesquisa para responder à pergunta “O que é Taiwan?” pode dar como resultado “um estado no leste da Ásia”, amanhã a resposta pode ser “uma província da República Popular da China”.

A explicação é que a Wikipédia tem sido o palco de uma guerra de editores. Taiwaneses escrevem que Taiwan é um país e chineses emendam para província, de acordo com a Visão. “Este ano tem sido uma loucura”, disse à BBC Jamie Lin, membro do conselho da Wikimedia Taiwan. “Muitos voluntários taiwaneses têm sido atacados.”

Taiwan não é caso único. A página referente aos protestos que enchem as ruas de Hong Kong foi alterada 65 vezes num único dia e não se sabe por quem. Também a página das ilhas Senkaku não é igual. Na entrada inglesa diz que são “ilhas no leste da Ásia”, mas a entrada em mandarim refere-se que são “território inerente à China”. As versões para os acontecimentos na praça de Tiananmen também são diferentes, dependendo da língua.

Todos estes assuntos relacionam-se com a China. “É o controlo exercido pelo Governo chinês. E isso é terrível”, diz, Lin. Segundo a BBC, a comunidade académica tem pedido ao Governo chinês e aos cidadãos que corrijam o que dizem ser os preconceitos endémicos anti-China na Wikipédia.

Dois professores chineses publicaram um artigo num jornal local onde referem que “devido à influência dos media estrangeiros, as entradas na Wikipédia têm um grande número de palavras contra o Governo chinês”. “Precisamos com urgência de encorajar os cidadãos chineses a serem líderes de opinião na Wikipédia e voluntários”, apelando, no fim a que se formassem equipas editoriais para disseminar os “valores socialistas”.

ZAP //

3 Comments

  1. Mais uma vertente da manipulação, utilizar o número para modelar a realidade ao que convém à China.
    É o trabalho das formiguinhas…

    • O problema é que há cada vez mais países a “abandonar” Taiwan a dizer “ámen” com a China!
      O poder/dinheiro é que manda!…
      “Só 17 países resistem à China e mantêm relações diplomáticas com Taiwan”
      dn.pt/edicao-do-dia/22-ago-2018/so-17-paises-resistem-a-china-e-mantem-relacoes-diplomaticas-com-taiwan-9744400.html

  2. a democracia esta a ser posta em risco por por um pais dito comunista ,com muitas tendencias facistas ,onde reina o capitalismo selvagem e quer a expandir o territorio a qualquer preço !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.