Chineses e taiwaneses estão em guerra (mas só na Wikipédia)

A Wikipédia, a enciclopédia online escrita por milhares de voluntários em todo o mundo, está a ser usada como instrumento político. Até os motores de busca da Internet estão a ficar baralhados.

Se, hoje, uma pesquisa para responder à pergunta “O que é Taiwan?” pode dar como resultado “um estado no leste da Ásia”, amanhã a resposta pode ser “uma província da República Popular da China”.

A explicação é que a Wikipédia tem sido o palco de uma guerra de editores. Taiwaneses escrevem que Taiwan é um país e chineses emendam para província, de acordo com a Visão. “Este ano tem sido uma loucura”, disse à BBC Jamie Lin, membro do conselho da Wikimedia Taiwan. “Muitos voluntários taiwaneses têm sido atacados.”

Taiwan não é caso único. A página referente aos protestos que enchem as ruas de Hong Kong foi alterada 65 vezes num único dia e não se sabe por quem. Também a página das ilhas Senkaku não é igual. Na entrada inglesa diz que são “ilhas no leste da Ásia”, mas a entrada em mandarim refere-se que são “território inerente à China”. As versões para os acontecimentos na praça de Tiananmen também são diferentes, dependendo da língua.

Todos estes assuntos relacionam-se com a China. “É o controlo exercido pelo Governo chinês. E isso é terrível”, diz, Lin. Segundo a BBC, a comunidade académica tem pedido ao Governo chinês e aos cidadãos que corrijam o que dizem ser os preconceitos endémicos anti-China na Wikipédia.

Dois professores chineses publicaram um artigo num jornal local onde referem que “devido à influência dos media estrangeiros, as entradas na Wikipédia têm um grande número de palavras contra o Governo chinês”. “Precisamos com urgência de encorajar os cidadãos chineses a serem líderes de opinião na Wikipédia e voluntários”, apelando, no fim a que se formassem equipas editoriais para disseminar os “valores socialistas”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vertente da manipulação, utilizar o número para modelar a realidade ao que convém à China.
    É o trabalho das formiguinhas…

    • O problema é que há cada vez mais países a “abandonar” Taiwan a dizer “ámen” com a China!
      O poder/dinheiro é que manda!…
      “Só 17 países resistem à China e mantêm relações diplomáticas com Taiwan”
      dn.pt/edicao-do-dia/22-ago-2018/so-17-paises-resistem-a-china-e-mantem-relacoes-diplomaticas-com-taiwan-9744400.html

RESPONDER

Jesus "superstar" vence dérbi Fla-Flu, mas sonha regressar a Portugal

Por estes dias, Jorge Jesus continua o seu caminho como superstar no campeonato brasileiro de futebol: o técnico português, que comanda o Flamengo, venceu, este domingo, o dérbi frente ao Fluminense por 2-0, em jogo …

Cientistas encontraram sinais precoces de doença cardíaca em múmias com 4.000 anos

Múmias com quatro mil anos mostraram ter acumulação de colesterol nas artérias, sugerindo que as doenças cardíacas eram provavelmente mais comuns nos tempos antigos do que se pensava. Mohammad Madjid, professor assistente de medicina cardiovascular na …

Donald Trump desiste de realizar o G7 no seu clube de golfe em Miami

A decisão de Donald Trump, a braços com um processo de impeachment, de usar um dos seus resorts levantou dúvidas sobre conflito de interesses. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abandonou a ideia de realizar …

Costa vai a Belém apresentar secretários de Estado. Patrícia Gaspar e Antero Luís na lista

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, vai esta segunda-feira a Belém apresentar ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo. O encontro, marcado para as 11 …

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana. Surpreendentemente, uma espécie de cavalos …

Sánchez desloca-se a Barcelona para “visitar agentes feridos” e lembra obrigações de Torra

O presidente do governo espanhol, em funções, Pedro Sánchez, desloca-se esta segunda-feira a Barcelona, após ter criticado o presidente do governo regional da Catalunha por não ter condenado com firmeza os atos de violência dos …

Governo de Hong Kong pede desculpas após polícia pulverizar mesquita

O Governo de Hong Kong pediu esta segunda-feira desculpas a líderes muçulmanos, depois da polícia antimotim ter pulverizado um portão da mesquita e algumas pessoas com um canhão de água, quando as autoridades tentavam dispersar …

Bolívia. Resultados preliminares dão vitória a Morales, mas com segunda volta

O chefe de Estado boliviano lidera os resultados preliminares da primeira volta das eleições Presidenciais, mas parece ser obrigado a disputar uma segunda ronda contra o ex-Presidente Carlos Mesa. A autoridade eleitoral da Bolívia indicou que, …

Telemóveis e computadores podem acelerar o envelhecimento

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Oregon State University, nos Estados Unidos, concluiu que a exposição diária à luz azul, como aquela que é emitida por telemóveis e computadores, pode afetar a …

Quatro espeleólogos portugueses desaparecem em gruta espanhola

Uma equipa de resgate foi acionada para localizar quatro espeleólogos portugueses que estão desde sábado na gruta de Cueto-Coventosa, em Espanha, com os trabalhos de socorro a serem dificultados pelo aumento do nível da água Quatro …