Chineses e taiwaneses estão em guerra (mas só na Wikipédia)

A Wikipédia, a enciclopédia online escrita por milhares de voluntários em todo o mundo, está a ser usada como instrumento político. Até os motores de busca da Internet estão a ficar baralhados.

Se, hoje, uma pesquisa para responder à pergunta “O que é Taiwan?” pode dar como resultado “um estado no leste da Ásia”, amanhã a resposta pode ser “uma província da República Popular da China”.

A explicação é que a Wikipédia tem sido o palco de uma guerra de editores. Taiwaneses escrevem que Taiwan é um país e chineses emendam para província, de acordo com a Visão. “Este ano tem sido uma loucura”, disse à BBC Jamie Lin, membro do conselho da Wikimedia Taiwan. “Muitos voluntários taiwaneses têm sido atacados.”

Taiwan não é caso único. A página referente aos protestos que enchem as ruas de Hong Kong foi alterada 65 vezes num único dia e não se sabe por quem. Também a página das ilhas Senkaku não é igual. Na entrada inglesa diz que são “ilhas no leste da Ásia”, mas a entrada em mandarim refere-se que são “território inerente à China”. As versões para os acontecimentos na praça de Tiananmen também são diferentes, dependendo da língua.

Todos estes assuntos relacionam-se com a China. “É o controlo exercido pelo Governo chinês. E isso é terrível”, diz, Lin. Segundo a BBC, a comunidade académica tem pedido ao Governo chinês e aos cidadãos que corrijam o que dizem ser os preconceitos endémicos anti-China na Wikipédia.

Dois professores chineses publicaram um artigo num jornal local onde referem que “devido à influência dos media estrangeiros, as entradas na Wikipédia têm um grande número de palavras contra o Governo chinês”. “Precisamos com urgência de encorajar os cidadãos chineses a serem líderes de opinião na Wikipédia e voluntários”, apelando, no fim a que se formassem equipas editoriais para disseminar os “valores socialistas”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma vertente da manipulação, utilizar o número para modelar a realidade ao que convém à China.
    É o trabalho das formiguinhas…

    • O problema é que há cada vez mais países a “abandonar” Taiwan a dizer “ámen” com a China!
      O poder/dinheiro é que manda!…
      “Só 17 países resistem à China e mantêm relações diplomáticas com Taiwan”
      dn.pt/edicao-do-dia/22-ago-2018/so-17-paises-resistem-a-china-e-mantem-relacoes-diplomaticas-com-taiwan-9744400.html

  2. a democracia esta a ser posta em risco por por um pais dito comunista ,com muitas tendencias facistas ,onde reina o capitalismo selvagem e quer a expandir o territorio a qualquer preço !

RESPONDER

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Justiça britânica perdoa dívida de 60 milhões a Vale e Azevedo

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica, foi declarado "exonerado da insolvência" que corria em Londres desde 2009. Um tribunal de Londres declarou que João Vale e Azevedo está exonerado de insolvência. Na prática, a justiça …

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …