Putin não vai participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O presidente russo vai estar ausente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que acontece, no Rio de Janeiro, no próximo dia 5 de agosto.

O presidente russo, Vladimir Putin, não vai estar presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, anunciou esta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Não, essa viagem não consta nos planos do presidente. Tem outra agenda de trabalho“, revelou aos jornalistas.

Questionado sobre a possibilidade de o chefe de Estado russo se dirigir ao Brasil durante a competição, o porta-voz preferiu deixar a imprensa na dúvida.

“Por agora não posso dizer, não sei qual será a decisão que o presidente vai tomar sobre esse assunto”, respondeu.

A revelação acontece um dia depois do Comité Olímpico Internacional ter anunciado que não vai banir a Rússia da competição, delegando essa decisão para as federações internacionais de cada modalidade.

“Sem dúvida que aplaudimos a decisão do COI de permitir que atletas ‘limpos’ participem nos Jogos Olímpicos. Foi uma decisão positiva“, disse Peskov.

O porta-voz destacou, no entanto, que a Rússia está “dececionada” com o facto do COI ter negado a participação do ministro russo do Desporto, Vitaly Mutko.

Na altura, o relatório da AMA revelou que o próprio Governo coordenou esse esquema, a começar pelo governante encarregue da pasta do desporto.

Até hoje, a equipa de atletismo russa era a única que se encontrava definitivamente suspensa, à custa do sistema de doping denunciado pelo relatório da Agência Mundial Antidopagem.

Segundo a AFP, a Federação Internacional de Natação (FINA) proibiu a participação de sete nadadores russos na competição.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que vão acontecer no Rio de Janeiro, realiza-se no próximo dia 5 de agosto.

ZAP / ABr / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só faz falta quem está.
    Talvez algum sentimento de vergonha, não por ter conduzido a política de doping conforme foi conduzida, mas por terem sido apanhados, contudo de louvar os atletas que mesmo sob aquele regime, souberam manter a dignidade e escolheram manter o rumo certo.
    De louvar também o COI que não meteu todos no mesmo “saco”.

RESPONDER

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …