Putin não vai participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O presidente russo vai estar ausente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que acontece, no Rio de Janeiro, no próximo dia 5 de agosto.

O presidente russo, Vladimir Putin, não vai estar presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, anunciou esta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Não, essa viagem não consta nos planos do presidente. Tem outra agenda de trabalho“, revelou aos jornalistas.

Questionado sobre a possibilidade de o chefe de Estado russo se dirigir ao Brasil durante a competição, o porta-voz preferiu deixar a imprensa na dúvida.

“Por agora não posso dizer, não sei qual será a decisão que o presidente vai tomar sobre esse assunto”, respondeu.

A revelação acontece um dia depois do Comité Olímpico Internacional ter anunciado que não vai banir a Rússia da competição, delegando essa decisão para as federações internacionais de cada modalidade.

“Sem dúvida que aplaudimos a decisão do COI de permitir que atletas ‘limpos’ participem nos Jogos Olímpicos. Foi uma decisão positiva“, disse Peskov.

O porta-voz destacou, no entanto, que a Rússia está “dececionada” com o facto do COI ter negado a participação do ministro russo do Desporto, Vitaly Mutko.

Na altura, o relatório da AMA revelou que o próprio Governo coordenou esse esquema, a começar pelo governante encarregue da pasta do desporto.

Até hoje, a equipa de atletismo russa era a única que se encontrava definitivamente suspensa, à custa do sistema de doping denunciado pelo relatório da Agência Mundial Antidopagem.

Segundo a AFP, a Federação Internacional de Natação (FINA) proibiu a participação de sete nadadores russos na competição.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que vão acontecer no Rio de Janeiro, realiza-se no próximo dia 5 de agosto.

ZAP / ABr / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só faz falta quem está.
    Talvez algum sentimento de vergonha, não por ter conduzido a política de doping conforme foi conduzida, mas por terem sido apanhados, contudo de louvar os atletas que mesmo sob aquele regime, souberam manter a dignidade e escolheram manter o rumo certo.
    De louvar também o COI que não meteu todos no mesmo “saco”.

RESPONDER

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …