Putin não vai participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O presidente russo vai estar ausente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que acontece, no Rio de Janeiro, no próximo dia 5 de agosto.

O presidente russo, Vladimir Putin, não vai estar presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, anunciou esta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Não, essa viagem não consta nos planos do presidente. Tem outra agenda de trabalho“, revelou aos jornalistas.

Questionado sobre a possibilidade de o chefe de Estado russo se dirigir ao Brasil durante a competição, o porta-voz preferiu deixar a imprensa na dúvida.

“Por agora não posso dizer, não sei qual será a decisão que o presidente vai tomar sobre esse assunto”, respondeu.

A revelação acontece um dia depois do Comité Olímpico Internacional ter anunciado que não vai banir a Rússia da competição, delegando essa decisão para as federações internacionais de cada modalidade.

“Sem dúvida que aplaudimos a decisão do COI de permitir que atletas ‘limpos’ participem nos Jogos Olímpicos. Foi uma decisão positiva“, disse Peskov.

O porta-voz destacou, no entanto, que a Rússia está “dececionada” com o facto do COI ter negado a participação do ministro russo do Desporto, Vitaly Mutko.

Na altura, o relatório da AMA revelou que o próprio Governo coordenou esse esquema, a começar pelo governante encarregue da pasta do desporto.

Até hoje, a equipa de atletismo russa era a única que se encontrava definitivamente suspensa, à custa do sistema de doping denunciado pelo relatório da Agência Mundial Antidopagem.

Segundo a AFP, a Federação Internacional de Natação (FINA) proibiu a participação de sete nadadores russos na competição.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que vão acontecer no Rio de Janeiro, realiza-se no próximo dia 5 de agosto.

ZAP / ABr / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só faz falta quem está.
    Talvez algum sentimento de vergonha, não por ter conduzido a política de doping conforme foi conduzida, mas por terem sido apanhados, contudo de louvar os atletas que mesmo sob aquele regime, souberam manter a dignidade e escolheram manter o rumo certo.
    De louvar também o COI que não meteu todos no mesmo “saco”.

RESPONDER

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …