Putin não vai participar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos

José Cruz / ABr

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

Vladimir Putin, Presidente da Rússia

O presidente russo vai estar ausente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que acontece, no Rio de Janeiro, no próximo dia 5 de agosto.

O presidente russo, Vladimir Putin, não vai estar presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, anunciou esta segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Não, essa viagem não consta nos planos do presidente. Tem outra agenda de trabalho“, revelou aos jornalistas.

Questionado sobre a possibilidade de o chefe de Estado russo se dirigir ao Brasil durante a competição, o porta-voz preferiu deixar a imprensa na dúvida.

“Por agora não posso dizer, não sei qual será a decisão que o presidente vai tomar sobre esse assunto”, respondeu.

A revelação acontece um dia depois do Comité Olímpico Internacional ter anunciado que não vai banir a Rússia da competição, delegando essa decisão para as federações internacionais de cada modalidade.

“Sem dúvida que aplaudimos a decisão do COI de permitir que atletas ‘limpos’ participem nos Jogos Olímpicos. Foi uma decisão positiva“, disse Peskov.

O porta-voz destacou, no entanto, que a Rússia está “dececionada” com o facto do COI ter negado a participação do ministro russo do Desporto, Vitaly Mutko.

Na altura, o relatório da AMA revelou que o próprio Governo coordenou esse esquema, a começar pelo governante encarregue da pasta do desporto.

Até hoje, a equipa de atletismo russa era a única que se encontrava definitivamente suspensa, à custa do sistema de doping denunciado pelo relatório da Agência Mundial Antidopagem.

Segundo a AFP, a Federação Internacional de Natação (FINA) proibiu a participação de sete nadadores russos na competição.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, que vão acontecer no Rio de Janeiro, realiza-se no próximo dia 5 de agosto.

ZAP / ABr / Sputnik News

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só faz falta quem está.
    Talvez algum sentimento de vergonha, não por ter conduzido a política de doping conforme foi conduzida, mas por terem sido apanhados, contudo de louvar os atletas que mesmo sob aquele regime, souberam manter a dignidade e escolheram manter o rumo certo.
    De louvar também o COI que não meteu todos no mesmo “saco”.

RESPONDER

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …