/

“Putin fracassou psicologicamente” por ainda não ter tomado Kiev, diz embaixadora ucraniana em Portugal

3

President of Russia / Twitter

O Presidente russo, Vladimir Putin.

O Presidente russo, Vladimir Putin.

A embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, acredita que que Putin está a falhar por ainda não ter conseguido controlar a capital e deixa um agradecimento aos portugueses pela hospitalidade com os refugiados.

Em entrevista ao Expresso, a embaixadora da Ucrânia em Portugal refere que “Putin fracassou psicologicamente” por ainda não ter conseguido tomar Kiev ou matado Zelenskyy.

“Posso dizer que a nossa Presidência, o nosso Governo, os nossos ministérios, inclusive o dos Negócios Estrangeiros funcionam em regime normal“, afirma, sublinhando que as tropas ucranianas têm “reconquistado cidades”.

Inna Ohnivets não avança números específicos sobre mortes de civis, mas adianta que já são mais de mil. “Pelos nossos números já morreram mais de 12 mil militares russos no território ucraniano”, avança. As tropas ucranianas contactaram as mães de muitos soldados russos que rondam os 20 anos, nota.

Têm sido noticiados muitos treinos de civis que querem ajudar na defesa do país e a embaixadora avança que 200 mil cidadãos estão dispostos a entrar no combate em Kiev e que muitos destes têm experiência militar.

A diplomata apela ainda ao Governo português que apoie mais a aproximação da Ucrânia à Europa. “Quero expressar a nossa sincera gratidão ao povo português e ao Governo português pelo projeto de acolhimento dos refugiados ucranianos. É magnífico, na minha opinião. Quando chegaram os primeiros 265 refugiados ucranianos de avião, o Presidente de Portugal cumprimentou-os com grande emoção, e isso significa que os refugiados são bem-vindos”, realça.

A embaixadora deixa ainda uma mensagem aos russos que vivem em Portugal. “Muitos dos que vivem na Rússia participam nas manifestações, são detidos e presos. Muitos soldados russos, jovens, não querem regressar porque percebem como é a vida na Rússia. Vi um vídeo de um militar russo com experiência no Ministério do Interior. Rasgou todos os seus documentos para não regressar. A desinformação na Rússia funciona“, remata.

ZAP //

3 Comments

  1. Na realidade , acho que os russos ainda não tomaram Kiev porque não quiseram. Com o poder bélico que eles tem. devem ter algum esquema na manga…….

    Agora já meteram os chechenos pro-russos e anti-russos na guerra. Aquilo ainda vai ficar a ser outra Síria, com gente de todo o lado a andar por lá a lutar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.