Numa vídeo-chamada pública, presidente da Rússia disse a vice-primeiro-ministro que ele anda a “brincar”.
Vladimir Putin não hesitou em rebaixar um vice-primeiro-ministro da Rússia, mesmo sabendo que estava em vídeo-chamada pública.
Numa conversa com Denis Manturov, transmitida pela agência RIA Novosti, o presidente da Rússia disse que o vice-primeiro-ministro anda a “brincar” em vez de trabalhar.
Putin, relata o jornal Observador, estava a falar sobre os contratos quer fechar com a transportadora aérea estatal Aeroflot; contratos que ainda não estão fechados, terminou Putin.
“Então? Quando é que isto fica fechado? Não estou a ver contratos nenhuns! Porque é que anda a brincar com isto? Quando é que os contratos vão estar assinados?”, questionou Vladimir Putin.
O presidente falava, gesticulava, irritado. Durante quase um minuto – e Manturov ficava quieto e calado. A transmissão não mostrou se o ministro respondeu.
“Доооолгоооо. Слишком долго”.
Путин недоволен, что некоторые предприятия до сих пор не понимают, какие заказы им поступят. Досталось Мантурову.
“Денис Валентинович, у вас сверстано, а контрактов нет. Что вы, в самом деле, дурака валяете?”
Президент дал вице-премьеру месяц. pic.twitter.com/0TGMyayO15
— Кремлевский пул РИА (@Kremlinpool_RIA) January 11, 2023
A partir de agora, Denis Manturov tem um mês para fechar os contratos em questão.
Os outros participantes nesta conversa por vídeo não falaram durante o “recado” de Putin.
“Putin doido”
A China tem sido vista como um país próximo da Rússia (há muito tempo) mas nem todos os governantes chineses estarão de acordo com a guerra.
O jornal Financial Times relata que um membro do Governo chinês, que preferiu manter o anonimato, disse mesmo que “Putin está doido”.
O mesmo oficial acrescentou: “Esta invasão à Ucrânia foi uma decisão tomada por um grupo muito pequeno de pessoas. A China não deve seguir o exemplo da Rússia”.
Pelo menos cinco altos responsáveis chineses explicam que o Governo liderado por Xi Jinping já ficou de “pé atrás” em relação à Rússia desde o primeiro dia da guerra na Ucrânia. Não sabia e não esperava este ataque; só soube depois do anúncio oficial de Putin na madrugada de 24 de Fevereiro.
Aliás, a indicação que Xi Jinping tinha de Putin era que a Rússia só iria agir militarmente se os “separatistas do leste ucraniano” atacassem a Rússia e causassem “desastres humanitários”.
Com tanta pancada que andam a apanhar na Ucrânia já andam todos virados uns contra os outros. Muda de comandante a um ritmo maior do que muitos clubes de futebol em situação de descida mudam de treinador.
A tese de que a China não sabia da invasão da Ucrânia antes dela acontecer não me convence. Acho é que os chineses esperavam que os ruzzos conseguissem rapidamente e eficazmente os seus objectivos, o Ocidente tinha que engolir e calar e tudo ficava bem. O problema é que os Ucranianos não estiveram pelos ajustes, lixaram tudo e a China viu-se numa situação pouco confortável. Problemas de super-potências….
Talvez o Costa devesse tratar assim alguns dos seus ministros e secretários de estado!…Talvez assim houvesse menos trapalhadas e corrupção…
Pois… mas na Rússia, mesmo com este tratamento, a guerra é o que se vê. Já estão quase fora de toda a Ucrânia. Resta-lhes uma faixa oriental.
Wait and see… E menosprezar o adversário é o primeiro passo para a derrota…
É muito estranho um chefe de Estado que inferioriza e infantiliza um ministro em público. É um relacionamento disfuncional.
1. Se for verdade que o Putin sofre de doença oncológica, é provável que a medicação que toma lhe esteja a afetar o cérebro. Podemos estar a começar a assistir a comportamentos dele cada vez mais bizarros.
2. No dia 2 de março de 22, foi noticiado que a China tinha pedido ao Putin para adiar a invasão da Ucrânia para depois dos Jogos Olímpicos de Inverno. Não me admira que os chineses estejam agora a mentir.
Se for verdade… Nada que é dito pela Ucrânia é verdade, absolutamente nada…
Nada, nada, nadinha!
Felizmente, não sabemos só pela Ucrânia que houve uma invasão russa, que moreram dezenas de milhares de civis, que há cidades inteiramente destruidas e que foram cometidas barbaridades (de ambos os lados — com o campo notoriamente inclinado para um deles), que há oligarcas a cair como tordos, russos traidores a fugir do país…
Claro que quem tem palas acha que os outros são todos burros.
O que alguns não sabem – ou preferem não saber – é que a Rússia foi manipulada pela NATO para ter de atacar a Ucrânia como forma de enfraquecer a Rússia. Que o resultado dessa estratégia venha a ser a destruição da própria Ucrânia não interessa aos senhores da guerra nem aos fabricantes de armamento.
A sério? A Rússia foi manipulada pela NATO?? Coitadinhos!!
As coisas que tu sabes!
Somos todos burrinhos. E pelos vistos os Russos são todos burrinhos.
De facto, há quem seja manipulado.