“Seria perturbador”. Putin diz que se opõe a mandatos presidenciais ilimitados

Yuri Kochetkov / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse este fim-de-semana que se opõe à ideia de um mandato ilimitado para o líder do país, como existia na União Soviética.

As declarações do líder russo foram feitas num encontro com veteranos de guerra em São Petersburgo, dias depois de ter anunciado alterações constitucionais que podem ajudá-lo a permanecer no poder após o fim do seu mandato presidencial em 2024.

Quando um dos veteranos presentes no encontrosugeriu mandatos presidenciais sem limites, Putin respondeu: “seria perturbador voltar aos anos de 1980, quando os líderes iam ficando no poder até ao fim dos seus dias”.

Putin cumpriu dois mandatos presidenciais entre 2000 e 2008, antes de ocupar o cargo de primeiro-ministro durante quatro anos, regressando às funções de Presidente em 2012, depois de os mandatos terem sido alargados de quatro para seis anos.

Observadores citados pela agência de notícias Associated Press (AP) têm especulado que Putin poderá permanecer no poder após 2024 e ocupar novamente o cargo de primeiro-ministro, após ter defendido mais poderes para o parlamento e para o executivo, reduzindo os poderes presidenciais.

Na passada semana, recorde-se, o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, apresentou a demissão ao presidente Vladimir Putin. A decisão foi tomada no seguimento do discurso de Putin à nação russa, no qual anunciou a intenção de fazer uma reforma constitucional para reforçar os poderes dos Governantes da Rússia.

Dmitri Medvedev justificou a sua demissão com a intenção de dar espaço a Putin para levar a cabo as alterações que deseja. “Enquanto Governo da Federação da Rússia, devemos dar ao presidente do nosso país os meios para tomar todas as medidas que se impõem“, salientou o primeiro-ministro cessante, citado pela agência Reuters.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …