PSD vence na Madeira com maioria absoluta

miguelalbuquerque.pt

Miguel Albuquerque, novo líder do PSD-M, manteve a maioria absoluta de Alberto João Jardim na Madeira

Miguel Albuquerque, novo líder do PSD-M, manteve a maioria absoluta de Alberto João Jardim na Madeira

Uma hora depois de as urnas fecharem na Madeira, o PSD era o partido mais votado nas Eleições Legislativas para a Assembleia da Região Autónoma com 52,45% dos votos apurados em 12 das 54 freguesias.

Segundo os dados oficiais provisórios fornecidos pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna — Administração Eleitoral (SGMAI-AE) divulgados às 20:05, o PSD tinha quase o triplo dos votos do segundo partido mais votado, a coligação PS-PTP-PAN-MPT que registava 18,38%.

No terceiro lugar seguia o CDS-PP com 12,02%, enquanto o Juntos Pelo Povo (JPP) estava com 4,50.

Onze forças partidárias concorrem às décimas primeiras eleições legislativas regionais desde 1976, naquela que é a maior participação de forças políticas neste tipo de sufrágio.

Das forças políticas concorrentes à Assembleia Legislativa da Madeira, oito são partidos (PSD, CDS, PND, PCTP/MRPP, BE, JPP, PNR e MAS) e três são coligações: Mudança (PS/MPT/PTP/PAN), Plataforma de Cidadãos (PPM/PDA) e CDU (PCP/PEV).

Estas eleições contam com cerca de 256 mil eleitores e mais duas forças partidárias em relação ao último sufrágio, realizado em 2011.

Nova maioria absoluta para o PSD

Nas últimas eleições, a 09 de outubro de 2011, o PSD conquistou a 10.ª maioria absoluta em eleições legislativas regionais da Madeira, tendo conseguido eleger 25 dos 47 deputados regionais, com 48,56% dos votos.

O CDS conquistou nove deputados, com 17,63% dos votos, atrás ficou o PS, com 11,5% dos votos, e seis deputados.

O PTP conseguiu três deputados com 6,8% dos votos e o PAN colocou um representante no parlamento regional com 2,1%.

De fora do parlamento ficou o BE que, com 1,7%, foi a força política menos votada na Madeira. A CDU elegeu um deputado com 3,7%, à semelhança do MPT com 1,9% e do PND com 3,2%.

Resultados provisórios:

Inscritos – 11.957
Abstenção – 51,09%
Votantes – 5.848
Brancos – 01.09% (64 votos)
Nulos – 3,03% (177 votos)
PPD/PSD – 52,45% (3.067)
PS-PTP-PAN-MPT – 18,38% (1.075)
CDS-PP – 12,02% (703)
JPP – 4,50% (263)
PCP-PEV – 2,34% (137)
B.E. – 2,09% (122)
MAS – 1,27% (74)
PND – 1,16% (68)
PCTP/MRPP – 0,80% (47)
PPM-PDA – 0,50% (29)
PNR – 0,38% (22)

MiguelAlbuquerque2012 /Facebook

Miguel Albuquerque, o novo líder do PSD/M

Após 40 anos de presidência de Alberto João Jardim, Miguel Albuquerque, será o novo Presidente do Governo Regional da Madeira

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …

Teoria ensinada na escola pode estar errada. Há um "núcleo mais interno" no centro da Terra

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional da Austrália confirmou, rastreando milhares de modelos numéricos, a existência do "núcleo mais interno" nas profundezas da Terra.  Na escola, os estudantes costumam aprender que o planeta Terra é …

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …