/

Direita volta a ultrapassar PS. Bloco descola do Chega

29

António Pedro Santos / Lusa

Uma sondagem da Aximage feita para TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias revela que o bloco da direita está a ganhar terreno, ultrapassando o PS nas intenções de voto. 

De acordo com a TSF, Jornal de Notícias e Diário de Notícias, este mês, o PS perdeu ponto e meio (38,2%), num mês marcado pelo braço de ferro sobre os apoios sociais e pela decisão instrutória da operação Marquês.

Já o PSD subiu 2,5 pontos percentuais e reduziu para 12 a distância que o separa do PS – uma diminuição face aos 16 pontos do mês passado. Os social-democratas recolhem 26,1% de intenções de voto.

O Bloco de Esquerda surge em terceiro lugar nas intenções de voto, descolando do Chega (9,2%), que caiu um ponto percentual para 7,2%.

Em quinto lugar surge a CDU tem 5,7%, seguida pela Iniciativa Liberal que regista 4,9%.

O PAN volta a cair e tem agora 2,7%. Abaixo da linha de água, surge o Livre com 0,8% e o CDS com 0,4%.

Já na avaliação do desempenho dos líderes partidários, António Costa é o único que se mantém em terreno favorável, com 54% de avaliações positivas contra 17% negativas.

Um terço dos votantes no PSD manifestam mais confiança em Costa do que em Rio e, enquanto o socialista garante 92% da confiança entre os seus eleitores, Rio fica-se pelos 54% na área social democrata.

A mesma sondagem mostra ainda que Rui Rio continua a ser líder na oposição (34%), mas que André Ventura está agora mais perto (31%), separado por apenas três pontos percentuais face aos 15 observados em março. Em terceiro lugar, surge a bloquista Catarina Martins (13%), em quarto, o comunista Jerónimo de Sousa (4%) e, em quinto, o liberal João Cotrim de Figueiredo (2%).

A sondagem contou com 830 entrevistas, recolhidas entre 22 e 25 de abril, a cidadãos portugueses a residir no país, com mais de 18 anos. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,4%.

Maria Campos, ZAP //

29 Comments

    • O Chega gostava de deglutir era outra coisa.. esse partido n é de direita nem de esquerda, simplesmente n tem rumo.. e já se está a ver nas sondagens o resultado das pessoas q só vão para a política para dar nas vistas.

      • Claudia, é melhor dar nas vistas, do que andar a comer o dinheiro dos contribuintes. A corrupção está entre os dois maiores partidos. Define Direita e Esquerda… se ambos roubam, um rouba com a direita e o outro com a esquerda.

      • “é melhor dar nas vistas”? não sei em que isso beneficia a quem é obrigado a ver. O Castelo Branco tb dá nas vistas e não votaria nele por causa disso.. pelos vistos o Ventura é igual ao Castelo Branco, dão ambos nas vistas só que de formas diferentes. N vou passar a confiar no Chega só pq há corrupção na direita e na esquerda e só pq o Chega diz q é diferente. Ele apenas diz q é a “verdadeira Direita”.. então nesse prisma deve ser mais corrupto q o centro direita que já é corrupta. Que eu saiba o Pan é o único partido q não se define como direita e/ ou esquerda. E até hoje ainda não o vi em nenhum polémica relacionada com corrupção.

      • A corrupção não está nos dois maiores partidos. A corrupção está onde está o Poder. Hoje está nos dois maiores partidos porque é ali que está o Poder, amanhã estará no sítio para onde o Poder se tiver deslocado.

      • Minha cara não tenha dúvidas os mais corruptos são sem engano o PS e o PSD (poder), só não sei qual será o maior. O povo não acorda e vota sempre nos mesmos a maior riqueza de um povo é a sua cultura , mas enfim nós temos o que temos.

      • Não é de direita nem de esquerda? Pelo menos rotulos de Nazi, Fascista, racista, não lhe faltam! Existe porque há espaço para ele, espaço criado pelo” politicamente correto”, que se esquece daqueles que optaram por uma vida digna. É a democracia a funcionar

  1. O povo tem o que merece. Venham mais barragens da EDP, mais dinheiro para a TAP, mais nomeações manietadas para cargos europeus, mais negociatas do hidrogénio e lítio…

    • Não é o que merece. Isso não é um comentário que reflita grande sensatez. Merecem as pessoas que votaram no PS e as que se abstiveram. Não merecem aqueles que não votaram nem os que votaram em branco ou nulo. Quem foi às urnas dizer que não queria PS, não merece coisa nenhuma do que você está praí a dizer.

      Se você é dos muitos que não foram votar…. Então você merece! Como dizia Philippe Destouches: “Os ausentes nunca têm razão”.

      • Pouco importa em quem eu ou o senhor vota. Interessa que a maioria quis lá estes. E estes estão a dar a todos o que a maioria quis. É assim que funciona a democracia.

      • E podia ser bem pior… o que vale é que alguns milhares dos mais rafeiros “fugiram” para outros países…

  2. O Ventura tem a coragem que os parvalhões da esquerdalhada perderam após o 25 de abril. O Chega baseia-se na Democracia, e quer derrubar, também, o socialismo, um dos grandes venenos da política portuguesa.

    • O Ventura tem “coragem” mas é para angariar um exército de idiotas úteis dispostos a trabalhar alegremente para o seu Venturoso proveito.

      • Tal como PCP, Bloco, MRPP e outros que vivem cavalgando o descontentamento do povo.

      • Exactamente. O Chega não é melhor que esses. Provavelmente, nesta fase da sua vida, até é pior, por ser um partido novo e ter mais necessidade que os outros de ser notícia.
        O Chega é de evitar como a peste! Ou seja, como o MRPP, etc.

  3. Somos um povo que gosta de ser masoquista senão vejamos, quando há eleições não votamos por algum partido nos apresentar soluções e como as pôr em prática, votamos para “castigar” o partido que estiver no governo, damos de bandeja o poder a quem estiver na oposição, tem sido assim há décadas, se votássemos por ideias e como é que os partidos propõem as por em prática seria votar por quem nos apresenta soluções assim como gostamos de ser masoquistas, votamos nos que já foram poder e que depois votamos para eles saírem do poder, bem podem os políticos e os seus fãs bradarem aos sete ventos que ganharam que foi um a grande vitoria e outros mimos que todos eles gostam de dizer o certo é que receberam o poder porque os eleitores se zangaram com o governo seja ele qual for e por tabela para castigar o governo também os Autarcas são castigados, parece um baile mandado ora agora mandas tu ora agora mando eu, enquanto o povo não se revoltar Portugal vai continuar a ser governado pelos mesmos desde que há eleições livres.

      • O Ventura como os restantes politicos dizem aquilo que o Povo gosta de ouvir, se chegassem ao poder fazem o mesmo que todos tem feito, falar da boca para fora é do fácil.

      • A pensar assim, nem valia a pena fazer eleiçoes, e ainda acabamos a dar razão ao Salazar.

  4. … é muito fácil ser populista quando não há senso comum, basta apontar os problemas certos dando soluções erradas.
    Precisamos é de soluções realistas, os problemas todos conhecemos, não adianta estar a falar neles se for apenas para ter tempo de antena.
    Este país cada vez fabrica menos e gasta mais. Invertam isto!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.