PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal “para emails institucionais” do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A concelhia do PSD/Porto apresentou, esta quarta-feira, uma nova queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) por alegado abuso de meios da autarquia para promover a recandidatura do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em comunicado, citado pelo Expresso, o PSD/Porto refere ter tomado “conhecimento de mais um triste episódio protagonizado na Câmara do Porto”.

“A assessoria de imprensa do Movimento Rui Moreira remeteu informação oficial relativa à cerimónia de apresentação da recandidatura de Rui Moreira para emails oficiais da autarquia, que estão a ser reencaminhados de emails institucionais de departamentos da autarquia (note-se não pessoais), para as contas institucionais dos funcionários informando-os desta iniciativa do movimento”, denuncia a concelhia.

“Um presidente que se promove enquanto candidato aos colaboradores da Câmara é um presidente que perdeu a noção de liberdade e independência, colocando a cidade ao seu serviço, em vez de servir a cidade e os portuenses”, adverte, sublinhando tratar-se de “práticas muito comuns na Venezuela e na Coreia do Norte”, mas não no Porto.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da recandidatura de Rui Moreira refuta a acusação e diz que “não é verdade”.

“A informação foi remetida para a mailing list da comunicação social do Porto, do Nosso Movimento, bem como para a mailing list da Associação [associação cívica – Porto, o Nosso Movimento], que contém alguns contactos que, no passado, se inscreveram e participaram em iniciativas do Movimento. Quanto à questão do encaminhamento da informação, não é da nossa responsabilidade“, refere a assessoria de imprensa.

Ainda no comunicado do PSD/Porto, os sociais-democratas ironizam, escrevendo que “a culpa é dos funcionários“, em alusão à situação que ocorreu no fim de semana, quando a Câmara do Porto explicou que a partilha do post sobre a recandidatura de Moreira feita no Facebook da “Feira do Livro do Porto”, iniciativa organizada pela autarquia, se deveu a “erro de uma funcionária” do município.

“Nesta semana, é a segunda vez que episódios desta natureza acontecem, por isso, a pergunta é simples: senhor presidente, agora a culpa também é dos funcionários? A independência não se proclama, pratica-se. Tal como na anterior situação, o PSD irá apresentar queixa à CNE, estas situações têm de terminar, a bem da democracia e da liberdade”, refere a comissão política concelhia do PSD/Porto.

Rui Moreira apresenta a sua recandidatura à Câmara do Porto na quinta-feira, ao final da tarde, no pavilhão Rosa Mota.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …