/

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal “para emails institucionais” do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A concelhia do PSD/Porto apresentou, esta quarta-feira, uma nova queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) por alegado abuso de meios da autarquia para promover a recandidatura do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Em comunicado, citado pelo Expresso, o PSD/Porto refere ter tomado “conhecimento de mais um triste episódio protagonizado na Câmara do Porto”.

“A assessoria de imprensa do Movimento Rui Moreira remeteu informação oficial relativa à cerimónia de apresentação da recandidatura de Rui Moreira para emails oficiais da autarquia, que estão a ser reencaminhados de emails institucionais de departamentos da autarquia (note-se não pessoais), para as contas institucionais dos funcionários informando-os desta iniciativa do movimento”, denuncia a concelhia.

“Um presidente que se promove enquanto candidato aos colaboradores da Câmara é um presidente que perdeu a noção de liberdade e independência, colocando a cidade ao seu serviço, em vez de servir a cidade e os portuenses”, adverte, sublinhando tratar-se de “práticas muito comuns na Venezuela e na Coreia do Norte”, mas não no Porto.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da recandidatura de Rui Moreira refuta a acusação e diz que “não é verdade”.

“A informação foi remetida para a mailing list da comunicação social do Porto, do Nosso Movimento, bem como para a mailing list da Associação [associação cívica – Porto, o Nosso Movimento], que contém alguns contactos que, no passado, se inscreveram e participaram em iniciativas do Movimento. Quanto à questão do encaminhamento da informação, não é da nossa responsabilidade“, refere a assessoria de imprensa.

Ainda no comunicado do PSD/Porto, os sociais-democratas ironizam, escrevendo que “a culpa é dos funcionários“, em alusão à situação que ocorreu no fim de semana, quando a Câmara do Porto explicou que a partilha do post sobre a recandidatura de Moreira feita no Facebook da “Feira do Livro do Porto”, iniciativa organizada pela autarquia, se deveu a “erro de uma funcionária” do município.

“Nesta semana, é a segunda vez que episódios desta natureza acontecem, por isso, a pergunta é simples: senhor presidente, agora a culpa também é dos funcionários? A independência não se proclama, pratica-se. Tal como na anterior situação, o PSD irá apresentar queixa à CNE, estas situações têm de terminar, a bem da democracia e da liberdade”, refere a comissão política concelhia do PSD/Porto.

Rui Moreira apresenta a sua recandidatura à Câmara do Porto na quinta-feira, ao final da tarde, no pavilhão Rosa Mota.

  ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE