PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

Mário Cruz / Lusa

O líder do PSD, Rui Rio

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da República.

“Todos os serviços públicos da administração central que venham a ser criados terão de ser localizados no interior, tal como definidos na portaria n.º 208/2017, de 13 julho”, lê-se no número 1 do artigo que o PSD pretende incluir no OE2020, noticiou a agência Lusa.

A portaria em questão regulamenta um artigo do Estatuto dos Benefícios Fiscais, procedendo à delimitação das áreas territoriais beneficiárias de medidas do Programa Nacional para a Coesão Territorial (PNCT), que se constituam como um incentivo ao desenvolvimento dos territórios do interior.

Nesse documento são identificados como “territórios do interior” 165 municípios e 73 freguesias. Na sua proposta de aditamento, o grupo parlamentar social-democrata alerta para importância de “reduzir cada vez mais o fosso” entre o litoral e o interior do país.

No entanto, o PSD indica que a não criação de serviços públicos “nos territórios de baixa densidade” só poderá “ocorrer por razões de excecionalidade”, com “devida justificação e de medidas que permitam reduzir a despesa pública em igual montante”. Para o PSD, deve existir uma forma de compensação da não promoção do interior.

Assinada pelos deputados Afonso Oliveira, Carlos Peixoto, Duarte Pacheco e Isaura Morais, a proposta determina que “no ano de 2020 o Governo apresenta à Assembleia da República um programa de deslocalização gradual de serviços públicos para o interior”.

Numa outra proposta de aditamento, o partido considera “imprescindível” a criação de um programa operacional para o interior, no âmbito do Programa Portugal 2030.

Mário Cruz / Lusa

“No âmbito do Programa Portugal 2030, o Governo, através da ministra responsável pela área da Coesão Territorial, assegura a criação do programa operacional para o interior”, pode ler-se no documento.

O programa operacional visa o reforço da coesão económica e social com medidas específicas de apoio e valorização, escreve o PSD, adiantando que são articulados “com os demais programas nacionais existentes designadamente a dotação”.

De acordo com o PSD, o programa irá contribuir para o reforço da coesão económica e social e contemplar medidas específicas de combate às atuais desigualdades entre o litoral e o interior, capacitando os agentes e criando mecanismos de atração à fixação de pessoas e à atração de investimento.

Os sociais-democratas propõem ainda o desenvolvimento de delegações regionais da Agência para o Investimento e Comércio Externo para Portugal (AICEP), em parceria com as associações empresariais e instituições de ensino superior.

A proposta tem como objetivo a dinamização e atração de investimento e empresas, bem como dinamização das exportações e da internacionalização das fileiras e agentes.

“O país deve ser uno e as políticas a desenvolver devem promover a coesão territorial para permitir um desenvolvimento sustentado e equilibrado de toda uma nação”, escrevem os sociais-democratas, alertando que “existem muitos recursos de enorme potencial que são desperdiçados” no interior.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …