Nova geringonça é “encenação”. PSD não quer dar a mão a Costa para viabilizar OE

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

A hipótese de Rui Rio estender a mão a António Costa para salvar a viabilização do Orçamento do Estado para 2021 é cada vez mais remota.

Para o PSD, os avanços e recuos dos antigos parceiros de geringonça – Bloco de Esquerda e PCP – não passam de uma encenação artificial e não acredita que o país esteja à beira de uma crise política, avança o Expresso esta segunda-feira.

Certo é que António Costa deixou claro que não precisa do PSD para nada. “No dia em que a subsistência deste Governo depender de um acordo com o PSD, nesse dia este Governo acabou”, disse o primeiro-ministro numa entrevista concedida ao Expresso na semana passada.

Para viabilizar o Orçamento do Estado, basta a abstenção do Bloco de Esquerda. Neste sentido, e de forma a agradar os bloquistas antes de estes alinharem, o Governo apressou-se a aprovar a descida do IVA da luz, um passo que é interpretado como um sinal de capitulação dos socialistas perante o Bloco.

No entanto, Costa terá de convencer Catarina Martins a aceitar um Orçamento que deixe a porta aberta a novas injeções de capital público no Novo Banco – e os bloquistas já deixaram claro que não estão dispostos a alinhar.

Ao Expresso, alguns sociais-democratas adiantaram que o cenário é de que Costa terá de aguentar esta luta, cedendo no que não quer ceder e lidando com uma crise que ninguém antecipava.

Quanto ao PSD, está na hora de vestir a pele de oposição. Depois de uma temporada em que se tornava essencial colaborar na hora da emergência, o PSD vai afirmar uma alternativa e endurecer o tom.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Diz o PSD que vai afirmar-se uma alternativa, vou esperar sentado para ver a alternativa que o PPD nos vai apresentar, esperar que nos diga o que pretende fazer e como vai pôr em pratica o que nos, mas o que vamos assistir é a criticas mas sem apresentar nem uma proposta a credível, o PPD sabe bem como sabe o PS que quando os eleitores se zangarem com o governo votaram na oposição mesmo que ela não apresente propostas credíveis, tem sido assim ´há desde há muitos anos, só quem não anda a par das eleições é que não vê, foi assim com o Cavaco, com o Guterres com o Sócrates o Passos Coelho e vai ser igual com o Costa, a oposição não ganha eleições os eleitores é que lhe dão o poleiro de bandeja, uma oposição séria e honesta não é a que só critica e bota a baixo os Governos, uma oposição séria faz propostas e diz-nos como as aplicava caso fosse governo.

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …