/

Nova geringonça é “encenação”. PSD não quer dar a mão a Costa para viabilizar OE

1

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

A hipótese de Rui Rio estender a mão a António Costa para salvar a viabilização do Orçamento do Estado para 2021 é cada vez mais remota.

Para o PSD, os avanços e recuos dos antigos parceiros de geringonça – Bloco de Esquerda e PCP – não passam de uma encenação artificial e não acredita que o país esteja à beira de uma crise política, avança o Expresso esta segunda-feira.

Certo é que António Costa deixou claro que não precisa do PSD para nada. “No dia em que a subsistência deste Governo depender de um acordo com o PSD, nesse dia este Governo acabou”, disse o primeiro-ministro numa entrevista concedida ao Expresso na semana passada.

Para viabilizar o Orçamento do Estado, basta a abstenção do Bloco de Esquerda. Neste sentido, e de forma a agradar os bloquistas antes de estes alinharem, o Governo apressou-se a aprovar a descida do IVA da luz, um passo que é interpretado como um sinal de capitulação dos socialistas perante o Bloco.

No entanto, Costa terá de convencer Catarina Martins a aceitar um Orçamento que deixe a porta aberta a novas injeções de capital público no Novo Banco – e os bloquistas já deixaram claro que não estão dispostos a alinhar.

Ao Expresso, alguns sociais-democratas adiantaram que o cenário é de que Costa terá de aguentar esta luta, cedendo no que não quer ceder e lidando com uma crise que ninguém antecipava.

Quanto ao PSD, está na hora de vestir a pele de oposição. Depois de uma temporada em que se tornava essencial colaborar na hora da emergência, o PSD vai afirmar uma alternativa e endurecer o tom.

ZAP //

1 Comment

  1. Diz o PSD que vai afirmar-se uma alternativa, vou esperar sentado para ver a alternativa que o PPD nos vai apresentar, esperar que nos diga o que pretende fazer e como vai pôr em pratica o que nos, mas o que vamos assistir é a criticas mas sem apresentar nem uma proposta a credível, o PPD sabe bem como sabe o PS que quando os eleitores se zangarem com o governo votaram na oposição mesmo que ela não apresente propostas credíveis, tem sido assim ´há desde há muitos anos, só quem não anda a par das eleições é que não vê, foi assim com o Cavaco, com o Guterres com o Sócrates o Passos Coelho e vai ser igual com o Costa, a oposição não ganha eleições os eleitores é que lhe dão o poleiro de bandeja, uma oposição séria e honesta não é a que só critica e bota a baixo os Governos, uma oposição séria faz propostas e diz-nos como as aplicava caso fosse governo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.