//

Governo aprova descida do IVA da eletricidade para 13% nos consumos mais baixos

14

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a aplicação de taxas de IVA da eletricidade “diferenciadas em função dos escalões de consumo”.

No briefing da reunião do Governo, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou a aprovação desta aplicação, uma medida que será detalhada pelo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na mesma conferência de imprensa.

O semanário Expresso detalha que foi aprovada a descida do IVA da eletricidade para clientes domésticos com potência contratada até 6,9 kVA, aplicando uma taxa intermédia de 13% para os primeiros 100 kilowatts hora (kWh) de consumo mensal.

Citando um comunicado do Conselho de Ministros, o mesmo jornal aponta que em cada fatura mensal os primeiros 100 kWh terão IVA a 13%, sendo o consumo adicional taxado a 23%, como é cobrado atualmente.

Para família numerosas (cinco ou mais elementos), haverá uma majoração da medida: terão IVA a 13% nos primeiros 150 kWh de consumo mensal de eletricidade.

“A medida abrange cerca de 5,2 milhões de contratos (86% dos clientes da baixa tensão) e complementa a medida tomada no Orçamento do Estado para 2019 de redução da taxa de IVA para 6% na componente fixa das tarifas de acesso às redes nos fornecimentos de eletricidade correspondentes a uma potência contratada que não ultrapasse 3,45 kVA”, pode ler-se na mesma nota a que o Expresso teve acesso.

Poupança entre 8 a 27 euros

O Governo estima que a redução no IVA da eletricidade nos consumos até aos primeiros 100 kWh (kilowatts/hora) vá fazer os agregados com até quatro elementos pouparem 18 euros anuais e famílias numerosas em média 27 euros.

“Em concreto, passa-se a aplicar a taxa de IVA intermédia de forma progressiva. Até aos primeiros 100 KW consumidos por mês, reduz-se a taxa de IVA sobre a eletricidade de 23% para 13%, e ao restante consumo, mais alto, mantém-se a taxa de IVA de 23%”, disse aos jornalistas o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, no ‘briefing’ do Conselho de Ministros, que decorreu hoje no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Segundo o ministro, a descida permitirá “poupanças de cerca de 18 euros por ano para a generalidade dos consumidores, e cerca de 27 euros para as famílias numerosas“.

João Leão considerou a medida “socialmente justa, ambientalmente e financeiramente responsável”, não deixando de reconhecer que em termos financeiros existe um “impacto significaivo, mas controlado de cerca de 150 milhões de euros por ano”.

A medida “entra em vigor a 1 de dezembro de 2020“, disse o ministro, mas “por questões de operacionalizaão, a parte relativa à majoração para 50% destinada às famílias numerosas entra em vigor a 01 de março de 2021”.

Numa recente entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro, António Costa já tinha garantido que o Governo vai “usar ainda este ano a autorização legislativa” que foi concedida “para a redução do IVA” da eletricidade. Esta medida “entrará em vigor ainda este ano”, uma vez que a descida do IVA da eletricidade é “transversal a todas as famílias”.

Em 12 de junho, o Comité do IVA da Comissão Europeia não manifestou hoje oposição à mudança solicitada pelo Governo português para adequar esta taxa na fatura da luz ao escalão do consumo, podendo avançar com a medida, informaram fontes comunitárias.

ZAP // Lusa

14 Comments

  1. Boa!
    Com a poupança que terei em cada ano, irei de férias com toda a família, coisa que já não faço há uns anos devido à pesadíssima carga fiscal que tínhamos. O dinheiro que sobrar será aplicado em poupança para ter uma velhice menos preocupada.
    Felizmente que agora temos um governo que proporciona reduções muito significativas de impostos.
    Sinto-me como se tivesse ganho o euromilhões!

    • … não seja assim tão “bota abaixo”!
      18€ ao ano sempre são aproximadamente 5 centimos por dia!
      O português nunca está satisfeito!
      Deixe-se de reclamações e pense o que vai fazer com todos esses 5 cêntimos.

    • É um bom começo e muito melhor do que nada!!
      Sempre é melhor do que fazer como fez o Gaparzinho das Finanças que, enquanto manteve o IVA a 6% pela estadia de um qualquer “magnata” num hotel de luxo, aumentou o IVA da eletricidade de todos os portugueses para 23% – isto enquanto entregavam a EDP e a REN aos chinocas!!

  2. Se fossem apanhar gambozinos, é que estavam bem!
    Com os milhões roubados pelo m@çonico Ricardo salgado e afins, com toda a certeza estarimaos todos um pouco melhor!
    Execráveis !!!!

    • E eu a pensar que me tocava ! Afinal são só rebuçados, como de costume. E aonde está a palra-patecas do BE que queria o abaixamento para 6% de IVA ? Vai aprovar-lhe o Orçamento? Esta corja vende-se por 5 tostões.

  3. Basicamente, os que pagam mais continuama pagar o mesmo.
    Uma familia com 4-5 elementos (maioria dos agregados familiares em portugal) em média gasta entre 300-400 kwh e tem que contratar uma potência minima de 5,75 kVA, caso conrário não pode ter nada acesso em simultâneo.
    100kwh – estão a brincar?
    13% – estão a brincar com a cara de quem paga a fatura pesadissima no nosso pais de ladrões…

  4. Muito obrigado pelo desconto. Assim já posso amortizar no imi da casa. Ou se calhar no imposto de circulação. Não, se calhar é melhor no IRS. Bem, as possibilidades são infinitas!

  5. que maus são as pessoas! eles nos dão tudo, que lindo este país, viva aos ricos e desgraça aos pobres, os pobres são ingratos, se são pobres é para ficarem pobres

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.