PSD abstém-se na moção de censura. “Não defendemos a queda do Governo”, diz Montenegro

PSD / Flickr

Luís Montenegro, líder do PSD

Montenegro garantiu aos seus deputados que caso o caos no Governo continue, os sociais-democratas apresentarão a sua moção de censura, aí, sim, com o intuito de derrubar o Governo.

Era uma das dúvidas que ainda restava sobre a moção de censura apresentada pela Iniciativa Liberal e que será discutida no Parlamento amanhã. O PSD vai abster-se na votação, numa decisão assumida após a reunião do grupo parlamentar social-democrata, que sucedeu a uma consulta, por parte de Luís Montenegro, do núcleo mais restrito do partido, assim como da sua direção alargada.

Os argumentos no seio do partido passaram pela necessidade de distanciar os sociais-democratas da ação política motivada pela inconsequência ou incompetência. Isto é, não alinhar pela Iniciativa Liberal, apoiando uma moção de censura que tem chumbo garantido, me, irá votar contra, o que poderia ser entendido como uma mostra de apoio ao Governo de António Costa. Finalmente, quer sublinhar que, ao contrário dos seus adversários à direita, o PSD não é um partido de protesto.

“Devemos respeitar a vontade do povo português. Não somos indiferentes à desorientação do Governo, mas somos um partido de governo, não de protesto. Estar a agravar a situação do país é um desrespeito por aquela que foi a vontade manifestada pelos portugueses e pela situação em que vivem.”

“Não defendemos a queda do Governo. Cessar funções agora, seria agravar os problemas de Portugal. Este é o tempo de o Governo governar bem. Tem havido incompetência e incapacidade de liderança, mas isso não significa que não tenha de respeitar a vontade dos portugueses e a situação de especial vulnerabilidade [em que se encontra o país]”, insistiu Montenegro, à saída da reunião com os deputados.

No entender da direção social-democrata, um voto a favor da moção de censura seria um incentivo à queda do Governo e a uma crise política que resultaria em eleições antecipadas — o que não serve os interesses do país ou dos portugueses.

Ainda assim, numa ressalva deixada aos restantes membros do partido, Montenegro garantiu que caso o caos no Governo continue, os sociais-democratas apresentarão a sua moção de censura, aí, sim, com o intuito de derrubar o Governo e liderar o debate. Nesta fase, o papel dos sociais-democratas será o de destacar os falhanços da governação socialista.

De acordo com o Observador, a decisão do líder foi bem recebida por todos, não havendo relatos de contestação ou críticas abertas ao líder.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.