PSD-Madeira boicota segunda volta das eleições internas

Homem de Gouveia / Lusa

O presidente do PSD-Madeira, Miguel Albuquerque

As sedes do PSD espalhadas pela Madeira não vão abrir no próximo sábado, para a segunda volta das eleições internas do partido.

As sedes do PSD na Madeira vão estar encerradas no próximo sábado, dia em que se realiza a segunda volta das eleições internas do partido. O boicote é a resposta a Lisboa que anulou os votos dos militantes madeirenses na primeira volta, por decisão do conselho de jurisdição.

“Vamos abrir as sedes para quê? Para depois os votos não contarem?”, justificou Miguel Albuquerque, presidente dos sociais-democratas madeirenses, ao jornal Público. “Já que os votos da Madeira não servem para nada, para quê abrir as sedes?”

A decisão será formalizada esta tarde durante uma reunião da comissão política do PSD-Madeira, marcada para as 18 horas para analisar esta matéria. O que ainda não está decidido é se a Madeira avança ou não com um pedido de impugnação no Tribunal Constitucional. “Ainda não pensei nisso. Vamos ver o que acontece”, disse Albuquerque, citado pelo mesmo diário.

Em causa está a divergência dos cadernos eleitorais e a interpretação do novo regulamento, aprovado em novembro do ano passado, que proíbe os pagamentos de quotas em dinheiro.

A direção nacional do partido insististe que o regulamento é para aplicar em todas as estruturas regionais e distritais. Assim, estão em condições de votar na Madeira 104 militantes, mas o Funchal diz que não, e sustenta que na região autónoma, cerca de 2500 têm as quotas pagas – e, como tal, podem votar.

No sábado, o antigo líder regional do PSD, Alberto João Jardim, anunciou a intenção de impugnar as eleições no arquipélago. “O país tem tribunais. Ainda pode haver recursos. Se acham que eu não tenho razão, e acham que têm, então vão para tribunal”, desafiou Jardim, que é mandatário regional de Rui Rio.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PJ faz buscas na provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) efetuou, na manhã desta sexta-feira, buscas na provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para "recuperação de documentação", no decurso de uma investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção. Fonte …

Combate à corrupção e ao branqueamento recebe apenas "migalha" da bazuca

Dos 266,9 milhões de euros do PRR que serão investidos pelo Governo na área da Justiça, apenas 0,37% é destinado à PGR e ao DCIAP. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento de …

Auditoria às sondagens das autárquicas. Não houve erro, mas "mecanismos" que mudaram opiniões

A auditoria interna realizada pela Intercampus às sondagens pré-eleitorais das últimas eleições autárquicas, que foram muito criticadas, não detetou erros. Assim, o que pode explicar as divergências são "mecanismos" que fazem mudar a opinião das …

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …