PSD-Madeira boicota segunda volta das eleições internas

Homem de Gouveia / Lusa

O presidente do PSD-Madeira, Miguel Albuquerque

As sedes do PSD espalhadas pela Madeira não vão abrir no próximo sábado, para a segunda volta das eleições internas do partido.

As sedes do PSD na Madeira vão estar encerradas no próximo sábado, dia em que se realiza a segunda volta das eleições internas do partido. O boicote é a resposta a Lisboa que anulou os votos dos militantes madeirenses na primeira volta, por decisão do conselho de jurisdição.

“Vamos abrir as sedes para quê? Para depois os votos não contarem?”, justificou Miguel Albuquerque, presidente dos sociais-democratas madeirenses, ao jornal Público. “Já que os votos da Madeira não servem para nada, para quê abrir as sedes?”

A decisão será formalizada esta tarde durante uma reunião da comissão política do PSD-Madeira, marcada para as 18 horas para analisar esta matéria. O que ainda não está decidido é se a Madeira avança ou não com um pedido de impugnação no Tribunal Constitucional. “Ainda não pensei nisso. Vamos ver o que acontece”, disse Albuquerque, citado pelo mesmo diário.

Em causa está a divergência dos cadernos eleitorais e a interpretação do novo regulamento, aprovado em novembro do ano passado, que proíbe os pagamentos de quotas em dinheiro.

A direção nacional do partido insististe que o regulamento é para aplicar em todas as estruturas regionais e distritais. Assim, estão em condições de votar na Madeira 104 militantes, mas o Funchal diz que não, e sustenta que na região autónoma, cerca de 2500 têm as quotas pagas – e, como tal, podem votar.

No sábado, o antigo líder regional do PSD, Alberto João Jardim, anunciou a intenção de impugnar as eleições no arquipélago. “O país tem tribunais. Ainda pode haver recursos. Se acham que eu não tenho razão, e acham que têm, então vão para tribunal”, desafiou Jardim, que é mandatário regional de Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …