PSD ignora decisão da concelhia na Guarda e escolhe candidato à revelia

Mário Cruz / Lusa

A direção nacional do PSD é acusada de ter ignorado a decisão da concelhia na Guarda e ter escolhido um candidato às eleições autárquicas à revelia.

Um grupo de militantes da Guarda apresentou uma queixa ao conselho de jurisdição nacional do PSD tendo em conta a escolha do candidato para as eleições autárquicas. A direção nacional é acusada de ter “desrespeitado os estatutos do partido” ao ignorar a decisão da concelhia que votou por unanimidade o nome de Sérgio Costa.

“O processo autárquico do concelho e a posterior escolha do candidato ao município por parte da direção nacional, liderada por Rui Rio, foi decidida em completo desrespeito pelos estatutos do PSD”, consideram os militantes citado pelos jornal Público.

A direção nacional seguiu a “indicação da distrital do PSD da Guarda à completa revelia da proposta da comissão política de secção da Guarda, em completo desrespeito pelo órgão e pela atribuição estatutária”.

O presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, foi a escolha dos sociais-democratas para candidato às eleições que se aproximam.

Face à decisão, Sérgio Costa demitiu-se da presidência da concelhia da Guarda e anunciou que seria candidato independente.

Na queixa pode-se ler que: “Ao propor a escolha do militante Sérgio Costa, votada unanimemente, e, portanto, único nome apresentado em conformidade com os estatutos do PSD, viu, esta secção, as suas competências serem desrespeitadas pelos órgãos distritais e nacionais, órgãos esses que deveriam defender as regras pelas quais a democracia interna do PSD sempre se regeu e que foi garante para a construção de uma importante implantação autárquica em todo o país”.

O nome escolhido pela direção nacional do PSD não foi colocado à votação, sendo dado como aprovado sem a consideração da comissão política de secção.

Desde então, “a secção da Guarda do PSD não foi consultada ou ouvida sobre qualquer escolha ou decisão sobre quaisquer listas autárquicas ou qualquer outra decisão de campanha ou mesmo sobre a elaboração do programa eleitoral”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …