PSD da Guarda em alvoroço devido à escolha de candidato

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio escolheu Chaves Monteiro como candidato do PSD à Câmara Municipal da Guarda. A decisão não foi consensual devido a uma controvérsia com a concessão dos transportes públicos na autarquia.

O PSD está de mãos cheias no distrito da Guarda. Passaram quase dois anos desde que o anterior autarca Álvaro Amaro foi constituído arguido num processo de corrupção, prevaricação de titular de cargo político, branqueamento de capitais e participação económica em negócio, relacionado com adjudicação e contratos de parcerias público-privadas (PPP).

Segundo o DIAP de Coimbra, em alguns casos, as empreitadas não chegaram a realizar-se, tendo a empresa arrecadado ganhos ilícitos de 3,5 milhões de euros. No processo, investigam-se suspeitas de favorecimento da transportadora Transdev, que continua a dar pano para mangas na região.

Agora, para as eleições autárquicas de outubro, Rui Rio escolheu Chaves Monteiro, deixando fora da corrida Sérgio Costa, o líder da concelhia e vereador a quem Chaves Monteiro retirou todos os pelouros e a vice-presidência da câmara por alegada “deslealdade institucional”, escreve o jornal Público. A escolha não foi consensual.

A concessão dos transportes públicos na Guarda foi atribuída a uma empresa desconhecida da Amadora, o que gerou um mau-estar na autarquia.

“Quem tratou de 95%, para não dizer 99%, dos ajustes diretos com a Transdev foi Chaves Monteiro, que era vice-presidente desde 2013, e não Álvaro Amaro. O presidente dizia-lhe desde o primeiro mandato para acabar com os ajustes diretos e preparar o concurso público, mas ele adiava sempre, empurrava com a barriga”, disse Sérgio Costa ao Público, há duas semanas.

“Quando o PSD ganhou a autarquia em 2013 tínhamos uma dívida de 500 mil euros à Transdev. Eu tinha o pelouro dos Transportes e o Chaves Monteiro tinha o das Finanças. A certa altura ele começou a fazer reuniões com a Transdev sozinho e os transportes ficaram só com ele”, acrescentou.

Com as responsabilidades atribuídas a Chaves Monteiro, a escolha de Rui Rio não foi bem recebida na Guarda.

Em resposta, Chaves Monteiro atirou: “O vereador é um mentiroso e um falso”.

“Quem manda fazer os ajustes diretos é o presidente da câmara. O Dr. Álvaro Amaro é que mandava na câmara, como eu mando nos meus subordinados. Ele está a mexer-se em vários campos para que isto corra mal nas próximas autárquicas”, disse ainda.

Por sua vez, Álvaro Amaro disse: “Essas afirmações são tão absurdas que nem as comento”. Além disso, recusou-se a pronunciar sobre a escolha do partido para as autárquicas que se aproximam.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …