“Se o PS ganhar, a carga fiscal não desce, mas se o PSD ganhar, não sobe”

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio, líder do PSD, admite que é difícil baixar impostos, mas promete tentar fazê-lo caso o seu partido vença as eleições legislativas.

Rui Rio garantiu, esta segunda-feira, que os impostos não vão subir caso o PSD ganhe as eleições legislativas, defendendo que tudo “fará” para que a carga fiscal possa descer.

“Se o PSD ganhar, a carga fiscal não sobe e faremos todo o esforço para descer. Só podemos descer na medida do possível. Mas, a carga fiscal, que atingiu um patamar absolutamente brutal em Portugal, com o PSD não sobe”, assegurou Rio, em declarações aos jornalistas após receber a Associação dos Profissionais da Inspeção Tributária, na sede distrital do PSD/Porto.

Rui Rio comentava, desta forma, uma entrevista em que o primeiro-ministro, António Costa, “disse não estar no seu horizonte baixar a carga fiscal”.

“Existe nesta área uma diferença muito grande relativamente ao PSD”, observou o líder social-democrata, lembrando que “o ministro Vitor Gaspar [do PSD] anunciou uma vez que ia haver um brutal aumento de impostos”. Mas, acrescentou, “em cima desse” aumento, “já o PS fez outro enorme aumento” e “nunca os portugueses pagaram tantos impostos”.

O líder social-democrata disse, contudo, ter o dever de “saudar” o primeiro-ministro por “dizer ao que vem”, quando afirma que não pretende baixar impostos na próxima legislatura, caso seja eleito.

“O que é certo é que os portugueses nunca pagaram tantos impostos”, insistiu Rui Rio, sublinhando que “a carga fiscal atingiu um patamar absolutamente brutal em Portugal”. “Desde o tempo de D. Afonso Henriques que nunca se viu uma coisa assim“, frisou.

O líder social-democrata admitiu ainda que, “sem demagogia”, não pode assegurar que o partido consiga baixar os impostos caso ganhe as eleições, embora tudo vá fazer para isso.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Prometem tudo e mais alguma coisa, depois é sobretaxas, subsidios de férias e de natal, tudo “vai à vida”, apenas para ajudar os ricos para que eles não entrem em falencia.Quem não os conhece que os compre.

RESPONDER

Restrições ao fim de semana podem acabar em maio

Políticos e especialistas voltam a reunir-se na sede do Infarmed, na próxima semana, para decidir como avança a última fase do desconfinamento, que começa a 3 de maio. Os dados da pandemia encorajam o Governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: há Jardim na Boavista, há perfume Gaitán em Braga

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sp-braga-2-1-boavista-o-musical Não foi há muitos anos que Sporting de Braga e Boavista lutaram pelo título, pelo primeiro lugar. Agora o contexto é outro: os primeiros querem ficar no pódio da classificação correta e os segundos não …

De seis para 18 meses. Governo e Altice chegam a "consenso" para renovar SIRESP

A Altice Portugal vai enviar esta sexta-feira a proposta técnico operacional para a prorrogação por 18 meses do serviço da rede de comunicações de emergência SIRESP, disse esta quinta-feira fonte oficial da empresa à Lusa. Na …

Governo admite chamar Catarina Martins para negociar (mas acredita que BE e PSD têm uma aliança tácita)

A antiga geringonça já não volta a ser o que era, depois de o Bloco de Esquerda ter votado contra a proposta do Governo no último Orçamento do Estado. Ainda assim, António Costa vai voltar …

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …