PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva.

A duas semanas das eleições legislativa, o PS e o PSD sobem nas sondagens. Segundo a última sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, os socialistas atingiriam 40,6% dos votos se os portugueses fossem hoje chamados às urnas, mais 1,4 pontos percentuais do que a sondagem de segunda-feira.

Já os sociais-democratas têm 26,6% das intenções de voto. O partido de Rui Rio é o que mais sobe: consegue mais 3,3 pontos percentuais. Ainda assim, há 14 pontos a separar os dois partidos.

O regresso da polémica em torno das golas antifumo, e a consequente demissão do secretário de estado da Proteção Civil, parecem ter prejudicado o atual primeiro-ministro, de acordo com o Observador.

Quando os inquiridos são questionados sobre se as notícias ou os debates os fizeram mudar de opinião sobre os candidatos, António Costa tem classificação negativa (8,4 pontos percentuais negativos). Rui Rio segue na direção oposta: tem um saldo positivo de cerca de 18 pontos percentuais. Só Rui Rio tem nota positiva.

Assim, 29,3% dos entrevistados consideram que Rio melhorou durante a semana, com cerca de 11% a achar o contrário. No caso do secretário-geral do PS, cerca de 16% consideram que António Costa piorou na última semana, enquanto só 8% defendem que melhorou.

Quanto aos restantes partidos, a sondagem dá ao Bloco de Esquerda 8,8% dos votos. Ainda assim é o partido mais penalizado, ao perder 1,2 pontos percentuais. Nas intenções de voto segue-se a CDU com 6,8% (desce de 7,7%) e o CDS com 5,2% (uma ligeira queda face aos 5,6% de segunda-feira). O PAN seria a sexta força política, subindo de 3,2% para 3,6%. O Aliança cai para 1,1%. O número de indecisos, por sua vez, desce 5,3 pontos percentuais e é agora de 22,4%.

A grande maioria (60%) diz rejeitar um governo com maioria absoluta. Só cerca de 30% consideram que é desejável.

Junto dos eleitores mais velhos é o PS que ganha vantagem, enquanto o PSD lidera nos eleitores até aos 44 anos. Os sociais-democratas também têm vantagem entre os que têm rendimentos altos.

A recolha de informação foi feita entre terça e sexta-feira, ou seja, depois do debate televisivo de segunda-feira entre António Costa e Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio é um grande ativo, entre a mediocridade dos políticos de hoje. Pena foi que não tenham havido debates há mais tempo. A postura defensiva de Costa, perante a pro-atividade, consistência e conhecimentos evidenciados por Rui Rio, estão a deixar claro as limitações de Costa e a fazê-lo recorrer ao jogo defensivo-reativo, nos debates, o que evidenciam um menor grau de capacidades e convencimento e um consequente saldo negativo face ao seu principal opositor.

    • Debates para quem? Para quem está sentado no sofá a ver TV? As novelas etc… Nos debates os políticos podem podem prometer tudo e até mentir de “forma descarada”! E depois das eleições? É aí que têm de mostrar o que valem…E para muitas pessoas já é tarde…Os debates e mesmo a campanha eleitoral, embora importantes, não são tudo…

  2. Nunca como hoje o país precisou tanto do PCP. Pena que o venerável Jerónimo tenha tantas limitações e um discurso tão arcaico

    • Não poderia deixar de considerar as suas afirmações contraditórias! O PCP é um partido colectivo. E como tal O Jerónimo não está sozinho! É necessário ser DR? Engenheiro? Ou ter outros DRS. para ser Secretário Geral de um Partido ou seu representante? Os outros partidos políticos pelo facto de terem um Dr. à frente representam melhor os seus militantes e simpatizantes? VIVA O PCP…

  3. Concordo com quase tudo o que disse mas não sou cego, surdo ou mudo e insisto: O PCP é imprescindível, mesmo nesta democracia formal cujos mentores minaram a construção do socialismo na Europa e no mundo. Essa é uma luta perdida. Como disse Álvaro Cunhal, a queda da URSS foi uma tragédia para a humanidade.
    De qualquer forma e tendo votado no meu partido desde as eleições para a constituinte e continuando a votar já no próximo dia 6, mantenho que o discurso deve ser mais fluido, entendível e claro, sem tanto dogmatismo e formatação.
    Saudações comunistas

    • É uma vergonha. ..estes eleitores não sabem ver …aqueles que destruíram as colónias e ainda assim dão lhes um tacho

RESPONDER

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …