PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva.

A duas semanas das eleições legislativa, o PS e o PSD sobem nas sondagens. Segundo a última sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, os socialistas atingiriam 40,6% dos votos se os portugueses fossem hoje chamados às urnas, mais 1,4 pontos percentuais do que a sondagem de segunda-feira.

Já os sociais-democratas têm 26,6% das intenções de voto. O partido de Rui Rio é o que mais sobe: consegue mais 3,3 pontos percentuais. Ainda assim, há 14 pontos a separar os dois partidos.

O regresso da polémica em torno das golas antifumo, e a consequente demissão do secretário de estado da Proteção Civil, parecem ter prejudicado o atual primeiro-ministro, de acordo com o Observador.

Quando os inquiridos são questionados sobre se as notícias ou os debates os fizeram mudar de opinião sobre os candidatos, António Costa tem classificação negativa (8,4 pontos percentuais negativos). Rui Rio segue na direção oposta: tem um saldo positivo de cerca de 18 pontos percentuais. Só Rui Rio tem nota positiva.

Assim, 29,3% dos entrevistados consideram que Rio melhorou durante a semana, com cerca de 11% a achar o contrário. No caso do secretário-geral do PS, cerca de 16% consideram que António Costa piorou na última semana, enquanto só 8% defendem que melhorou.

Quanto aos restantes partidos, a sondagem dá ao Bloco de Esquerda 8,8% dos votos. Ainda assim é o partido mais penalizado, ao perder 1,2 pontos percentuais. Nas intenções de voto segue-se a CDU com 6,8% (desce de 7,7%) e o CDS com 5,2% (uma ligeira queda face aos 5,6% de segunda-feira). O PAN seria a sexta força política, subindo de 3,2% para 3,6%. O Aliança cai para 1,1%. O número de indecisos, por sua vez, desce 5,3 pontos percentuais e é agora de 22,4%.

A grande maioria (60%) diz rejeitar um governo com maioria absoluta. Só cerca de 30% consideram que é desejável.

Junto dos eleitores mais velhos é o PS que ganha vantagem, enquanto o PSD lidera nos eleitores até aos 44 anos. Os sociais-democratas também têm vantagem entre os que têm rendimentos altos.

A recolha de informação foi feita entre terça e sexta-feira, ou seja, depois do debate televisivo de segunda-feira entre António Costa e Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio é um grande ativo, entre a mediocridade dos políticos de hoje. Pena foi que não tenham havido debates há mais tempo. A postura defensiva de Costa, perante a pro-atividade, consistência e conhecimentos evidenciados por Rui Rio, estão a deixar claro as limitações de Costa e a fazê-lo recorrer ao jogo defensivo-reativo, nos debates, o que evidenciam um menor grau de capacidades e convencimento e um consequente saldo negativo face ao seu principal opositor.

    • Debates para quem? Para quem está sentado no sofá a ver TV? As novelas etc… Nos debates os políticos podem podem prometer tudo e até mentir de “forma descarada”! E depois das eleições? É aí que têm de mostrar o que valem…E para muitas pessoas já é tarde…Os debates e mesmo a campanha eleitoral, embora importantes, não são tudo…

  2. Nunca como hoje o país precisou tanto do PCP. Pena que o venerável Jerónimo tenha tantas limitações e um discurso tão arcaico

    • Não poderia deixar de considerar as suas afirmações contraditórias! O PCP é um partido colectivo. E como tal O Jerónimo não está sozinho! É necessário ser DR? Engenheiro? Ou ter outros DRS. para ser Secretário Geral de um Partido ou seu representante? Os outros partidos políticos pelo facto de terem um Dr. à frente representam melhor os seus militantes e simpatizantes? VIVA O PCP…

  3. Concordo com quase tudo o que disse mas não sou cego, surdo ou mudo e insisto: O PCP é imprescindível, mesmo nesta democracia formal cujos mentores minaram a construção do socialismo na Europa e no mundo. Essa é uma luta perdida. Como disse Álvaro Cunhal, a queda da URSS foi uma tragédia para a humanidade.
    De qualquer forma e tendo votado no meu partido desde as eleições para a constituinte e continuando a votar já no próximo dia 6, mantenho que o discurso deve ser mais fluido, entendível e claro, sem tanto dogmatismo e formatação.
    Saudações comunistas

    • É uma vergonha. ..estes eleitores não sabem ver …aqueles que destruíram as colónias e ainda assim dão lhes um tacho

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …