PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva.

A duas semanas das eleições legislativa, o PS e o PSD sobem nas sondagens. Segundo a última sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, os socialistas atingiriam 40,6% dos votos se os portugueses fossem hoje chamados às urnas, mais 1,4 pontos percentuais do que a sondagem de segunda-feira.

Já os sociais-democratas têm 26,6% das intenções de voto. O partido de Rui Rio é o que mais sobe: consegue mais 3,3 pontos percentuais. Ainda assim, há 14 pontos a separar os dois partidos.

O regresso da polémica em torno das golas antifumo, e a consequente demissão do secretário de estado da Proteção Civil, parecem ter prejudicado o atual primeiro-ministro, de acordo com o Observador.

Quando os inquiridos são questionados sobre se as notícias ou os debates os fizeram mudar de opinião sobre os candidatos, António Costa tem classificação negativa (8,4 pontos percentuais negativos). Rui Rio segue na direção oposta: tem um saldo positivo de cerca de 18 pontos percentuais. Só Rui Rio tem nota positiva.

Assim, 29,3% dos entrevistados consideram que Rio melhorou durante a semana, com cerca de 11% a achar o contrário. No caso do secretário-geral do PS, cerca de 16% consideram que António Costa piorou na última semana, enquanto só 8% defendem que melhorou.

Quanto aos restantes partidos, a sondagem dá ao Bloco de Esquerda 8,8% dos votos. Ainda assim é o partido mais penalizado, ao perder 1,2 pontos percentuais. Nas intenções de voto segue-se a CDU com 6,8% (desce de 7,7%) e o CDS com 5,2% (uma ligeira queda face aos 5,6% de segunda-feira). O PAN seria a sexta força política, subindo de 3,2% para 3,6%. O Aliança cai para 1,1%. O número de indecisos, por sua vez, desce 5,3 pontos percentuais e é agora de 22,4%.

A grande maioria (60%) diz rejeitar um governo com maioria absoluta. Só cerca de 30% consideram que é desejável.

Junto dos eleitores mais velhos é o PS que ganha vantagem, enquanto o PSD lidera nos eleitores até aos 44 anos. Os sociais-democratas também têm vantagem entre os que têm rendimentos altos.

A recolha de informação foi feita entre terça e sexta-feira, ou seja, depois do debate televisivo de segunda-feira entre António Costa e Rui Rio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio é um grande ativo, entre a mediocridade dos políticos de hoje. Pena foi que não tenham havido debates há mais tempo. A postura defensiva de Costa, perante a pro-atividade, consistência e conhecimentos evidenciados por Rui Rio, estão a deixar claro as limitações de Costa e a fazê-lo recorrer ao jogo defensivo-reativo, nos debates, o que evidenciam um menor grau de capacidades e convencimento e um consequente saldo negativo face ao seu principal opositor.

    • Debates para quem? Para quem está sentado no sofá a ver TV? As novelas etc… Nos debates os políticos podem podem prometer tudo e até mentir de “forma descarada”! E depois das eleições? É aí que têm de mostrar o que valem…E para muitas pessoas já é tarde…Os debates e mesmo a campanha eleitoral, embora importantes, não são tudo…

  2. Nunca como hoje o país precisou tanto do PCP. Pena que o venerável Jerónimo tenha tantas limitações e um discurso tão arcaico

    • Não poderia deixar de considerar as suas afirmações contraditórias! O PCP é um partido colectivo. E como tal O Jerónimo não está sozinho! É necessário ser DR? Engenheiro? Ou ter outros DRS. para ser Secretário Geral de um Partido ou seu representante? Os outros partidos políticos pelo facto de terem um Dr. à frente representam melhor os seus militantes e simpatizantes? VIVA O PCP…

  3. Concordo com quase tudo o que disse mas não sou cego, surdo ou mudo e insisto: O PCP é imprescindível, mesmo nesta democracia formal cujos mentores minaram a construção do socialismo na Europa e no mundo. Essa é uma luta perdida. Como disse Álvaro Cunhal, a queda da URSS foi uma tragédia para a humanidade.
    De qualquer forma e tendo votado no meu partido desde as eleições para a constituinte e continuando a votar já no próximo dia 6, mantenho que o discurso deve ser mais fluido, entendível e claro, sem tanto dogmatismo e formatação.
    Saudações comunistas

    • É uma vergonha. ..estes eleitores não sabem ver …aqueles que destruíram as colónias e ainda assim dão lhes um tacho

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …