PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva.

A duas semanas das eleições legislativa, o PS e o PSD sobem nas sondagens. Segundo a última sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, os socialistas atingiriam 40,6% dos votos se os portugueses fossem hoje chamados às urnas, mais 1,4 pontos percentuais do que a sondagem de segunda-feira.

Já os sociais-democratas têm 26,6% das intenções de voto. O partido de Rui Rio é o que mais sobe: consegue mais 3,3 pontos percentuais. Ainda assim, há 14 pontos a separar os dois partidos.

O regresso da polémica em torno das golas antifumo, e a consequente demissão do secretário de estado da Proteção Civil, parecem ter prejudicado o atual primeiro-ministro, de acordo com o Observador.

Quando os inquiridos são questionados sobre se as notícias ou os debates os fizeram mudar de opinião sobre os candidatos, António Costa tem classificação negativa (8,4 pontos percentuais negativos). Rui Rio segue na direção oposta: tem um saldo positivo de cerca de 18 pontos percentuais. Só Rui Rio tem nota positiva.

Assim, 29,3% dos entrevistados consideram que Rio melhorou durante a semana, com cerca de 11% a achar o contrário. No caso do secretário-geral do PS, cerca de 16% consideram que António Costa piorou na última semana, enquanto só 8% defendem que melhorou.

Quanto aos restantes partidos, a sondagem dá ao Bloco de Esquerda 8,8% dos votos. Ainda assim é o partido mais penalizado, ao perder 1,2 pontos percentuais. Nas intenções de voto segue-se a CDU com 6,8% (desce de 7,7%) e o CDS com 5,2% (uma ligeira queda face aos 5,6% de segunda-feira). O PAN seria a sexta força política, subindo de 3,2% para 3,6%. O Aliança cai para 1,1%. O número de indecisos, por sua vez, desce 5,3 pontos percentuais e é agora de 22,4%.

A grande maioria (60%) diz rejeitar um governo com maioria absoluta. Só cerca de 30% consideram que é desejável.

Junto dos eleitores mais velhos é o PS que ganha vantagem, enquanto o PSD lidera nos eleitores até aos 44 anos. Os sociais-democratas também têm vantagem entre os que têm rendimentos altos.

A recolha de informação foi feita entre terça e sexta-feira, ou seja, depois do debate televisivo de segunda-feira entre António Costa e Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio é um grande ativo, entre a mediocridade dos políticos de hoje. Pena foi que não tenham havido debates há mais tempo. A postura defensiva de Costa, perante a pro-atividade, consistência e conhecimentos evidenciados por Rui Rio, estão a deixar claro as limitações de Costa e a fazê-lo recorrer ao jogo defensivo-reativo, nos debates, o que evidenciam um menor grau de capacidades e convencimento e um consequente saldo negativo face ao seu principal opositor.

    • Debates para quem? Para quem está sentado no sofá a ver TV? As novelas etc… Nos debates os políticos podem podem prometer tudo e até mentir de “forma descarada”! E depois das eleições? É aí que têm de mostrar o que valem…E para muitas pessoas já é tarde…Os debates e mesmo a campanha eleitoral, embora importantes, não são tudo…

  2. Nunca como hoje o país precisou tanto do PCP. Pena que o venerável Jerónimo tenha tantas limitações e um discurso tão arcaico

    • Não poderia deixar de considerar as suas afirmações contraditórias! O PCP é um partido colectivo. E como tal O Jerónimo não está sozinho! É necessário ser DR? Engenheiro? Ou ter outros DRS. para ser Secretário Geral de um Partido ou seu representante? Os outros partidos políticos pelo facto de terem um Dr. à frente representam melhor os seus militantes e simpatizantes? VIVA O PCP…

  3. Concordo com quase tudo o que disse mas não sou cego, surdo ou mudo e insisto: O PCP é imprescindível, mesmo nesta democracia formal cujos mentores minaram a construção do socialismo na Europa e no mundo. Essa é uma luta perdida. Como disse Álvaro Cunhal, a queda da URSS foi uma tragédia para a humanidade.
    De qualquer forma e tendo votado no meu partido desde as eleições para a constituinte e continuando a votar já no próximo dia 6, mantenho que o discurso deve ser mais fluido, entendível e claro, sem tanto dogmatismo e formatação.
    Saudações comunistas

    • É uma vergonha. ..estes eleitores não sabem ver …aqueles que destruíram as colónias e ainda assim dão lhes um tacho

RESPONDER

Há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos

A TSF avança esta terça-feira que há investigações a acidentes com comboios pendentes há mais de dez anos por causa da falta de pessoal. De acordo com a rádio, o Gabinete de Prevenção e Investigação de …

Cientistas "acordam" bactérias com 100 milhões de anos

Os micróbios e as bactérias estavam presentes em argilas enterradas no fundo do mar do oceano Pacífico e são apontados como os organismos vivos mais antigos do planeta Terra. Uma equipa de cientistas, dos Estados Unidos …

PSD e PS lesaram o Estado nos contratos dos aviões C-295 da Força Aérea

O Tribunal de Contas (TdC) concluiu que o Estado português perdeu 9,25 milhões de euros de compensação pelo incumprimento das contrapartidas na compra de 12 aviões C-295 à Airbus Defense and Space (ADS), num relatório …

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …