PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

PSD / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva.

A duas semanas das eleições legislativa, o PS e o PSD sobem nas sondagens. Segundo a última sondagem da Pitagórica para a TVI, Jornal de Notícias e TSF, os socialistas atingiriam 40,6% dos votos se os portugueses fossem hoje chamados às urnas, mais 1,4 pontos percentuais do que a sondagem de segunda-feira.

Já os sociais-democratas têm 26,6% das intenções de voto. O partido de Rui Rio é o que mais sobe: consegue mais 3,3 pontos percentuais. Ainda assim, há 14 pontos a separar os dois partidos.

O regresso da polémica em torno das golas antifumo, e a consequente demissão do secretário de estado da Proteção Civil, parecem ter prejudicado o atual primeiro-ministro, de acordo com o Observador.

Quando os inquiridos são questionados sobre se as notícias ou os debates os fizeram mudar de opinião sobre os candidatos, António Costa tem classificação negativa (8,4 pontos percentuais negativos). Rui Rio segue na direção oposta: tem um saldo positivo de cerca de 18 pontos percentuais. Só Rui Rio tem nota positiva.

Assim, 29,3% dos entrevistados consideram que Rio melhorou durante a semana, com cerca de 11% a achar o contrário. No caso do secretário-geral do PS, cerca de 16% consideram que António Costa piorou na última semana, enquanto só 8% defendem que melhorou.

Quanto aos restantes partidos, a sondagem dá ao Bloco de Esquerda 8,8% dos votos. Ainda assim é o partido mais penalizado, ao perder 1,2 pontos percentuais. Nas intenções de voto segue-se a CDU com 6,8% (desce de 7,7%) e o CDS com 5,2% (uma ligeira queda face aos 5,6% de segunda-feira). O PAN seria a sexta força política, subindo de 3,2% para 3,6%. O Aliança cai para 1,1%. O número de indecisos, por sua vez, desce 5,3 pontos percentuais e é agora de 22,4%.

A grande maioria (60%) diz rejeitar um governo com maioria absoluta. Só cerca de 30% consideram que é desejável.

Junto dos eleitores mais velhos é o PS que ganha vantagem, enquanto o PSD lidera nos eleitores até aos 44 anos. Os sociais-democratas também têm vantagem entre os que têm rendimentos altos.

A recolha de informação foi feita entre terça e sexta-feira, ou seja, depois do debate televisivo de segunda-feira entre António Costa e Rui Rio.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio é um grande ativo, entre a mediocridade dos políticos de hoje. Pena foi que não tenham havido debates há mais tempo. A postura defensiva de Costa, perante a pro-atividade, consistência e conhecimentos evidenciados por Rui Rio, estão a deixar claro as limitações de Costa e a fazê-lo recorrer ao jogo defensivo-reativo, nos debates, o que evidenciam um menor grau de capacidades e convencimento e um consequente saldo negativo face ao seu principal opositor.

    • Debates para quem? Para quem está sentado no sofá a ver TV? As novelas etc… Nos debates os políticos podem podem prometer tudo e até mentir de “forma descarada”! E depois das eleições? É aí que têm de mostrar o que valem…E para muitas pessoas já é tarde…Os debates e mesmo a campanha eleitoral, embora importantes, não são tudo…

  2. Nunca como hoje o país precisou tanto do PCP. Pena que o venerável Jerónimo tenha tantas limitações e um discurso tão arcaico

    • Não poderia deixar de considerar as suas afirmações contraditórias! O PCP é um partido colectivo. E como tal O Jerónimo não está sozinho! É necessário ser DR? Engenheiro? Ou ter outros DRS. para ser Secretário Geral de um Partido ou seu representante? Os outros partidos políticos pelo facto de terem um Dr. à frente representam melhor os seus militantes e simpatizantes? VIVA O PCP…

  3. Concordo com quase tudo o que disse mas não sou cego, surdo ou mudo e insisto: O PCP é imprescindível, mesmo nesta democracia formal cujos mentores minaram a construção do socialismo na Europa e no mundo. Essa é uma luta perdida. Como disse Álvaro Cunhal, a queda da URSS foi uma tragédia para a humanidade.
    De qualquer forma e tendo votado no meu partido desde as eleições para a constituinte e continuando a votar já no próximo dia 6, mantenho que o discurso deve ser mais fluido, entendível e claro, sem tanto dogmatismo e formatação.
    Saudações comunistas

    • É uma vergonha. ..estes eleitores não sabem ver …aqueles que destruíram as colónias e ainda assim dão lhes um tacho

RESPONDER

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …

Rui Vitória de saída do Al Nassr

O treinador português Rui Vitória está de saída do Al Nassr, avança este sábado o canal árabe 24Sports. A saída de Rui Vitória, que em janeiro de 2019 deixou o comando técnico do Benfica, surge …

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …