TC confirma multa. PSD não consegue justificar 600 mil euros para empresa de diretor da campanha de Passos

O Tribunal Constitucional confirmou uma multa aplicada pela Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP) ao PSD e ao CDS por falhas nas contas da campanha da coligação “Portugal à Frente” nas eleições legislativas de 2015.

Em causa está, de acordo com a TSF, quatro “notas fiscais” emitidas pela Secretaria das Finanças da Prefeitura do Recife (Brasil) que, segundo os juízes, indicam de forma demasiado genérica o serviço tributado: “planejamento e assessoria na campanha”, sendo, na prática, “faturas incompletas” passadas pela agência de publicidade Arcos de Propaganda do estratega e diretor das campanhas de Passos Coelho em 2011 e 2015.

O acórdão consultado pela TSF revela que as explicações do PSD sobre as quatro “notas fiscais” – quatro tranches de uma mesma despesa – foram “parcas” e “não permitem fazer qualquer tipo de luz sobre a natureza e duração dos serviços contratados, sendo manifestamente insuficientes”.

Segundo os juízes, “algum detalhe era exigível”, uma vez que está em causa um valor conjunto de 441 mil euros para “permitir clarificar o que se pagou”, violando-se a legislação das contas eleitorais.

Contudo, ao todo, as quatro faturas irregulares somam 600 mil euros. Em 2017, a coligação “Portugal à Frente” justificou as despesas à ECFP como “contratos de assessoria sem dados comparativos de mercado”. Para contratar a empresa, são apresentados argumentos como a “confiança no fornecedor”, a “qualidade do serviço” e a “confidencialidade da estratégia de campanha”.

Agora, o Tribunal Constitucional decidiu confirmar a multa, que é ligeiramente mais pequena do que o valor inicial, ficando-se agora por cerca de cinco mil euros para o PSD e outros cinco mil para o CDS/PP. Segundo a TSF, a multa só não foi eliminada porque uma das irregularidades apontadas pela ECFP foi dada como provada pelos juízes, apesar do recurso apresentado pelos sociais-democratas.

Além do PSD e do CDS, também o mandatário financeiro António Carlos Monteiro é multado em 1.278 euros. Fonte da campanha adiantou à TSF que a Arcos de Propaganda era a empresa de comunicação do PSD, não tendo o CDS qualquer relação com a empresa brasileira.

Em agosto, foi noticiado que o financiamento à campanha PSD/CDS de Pedro Passos Coelho, de 2015, está a ser investigada pelo Ministério Público. Em causa estão suspeitas de associação a um alegado suborno da Odebrecht ao publicitário da campanha, André Gustavo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, provavelmente foi um lapso!
    Os nossos políticos têm uma tendência natural para “lapsos”, e o povo parece compreender bem essa limitação…

  2. E os 590 mil euros como é que o estado, que somos todos nós, vai conseguir recuperá-los? E nós é que costumamos, segundo afirmavam estes politicos corruptos, viver acima das nossas possibilidades? Se a austeridade se tivesse alargado à campanha não teria sido má ideia. “Portugal à frente” mas só na corrupção dos políticos!!!!!

  3. ui esta direitalha sempre a saquear… São sempre os mesmos!
    Submarinos, tecnoformas, BPN, Cavacos, Relvas, Oliveiras e costas, Salgados, BES, Cristas, é fartar vilanagem!

    • Pois a verdade é que não são sempre os mesmos.
      Normalmente até são de esquerda, ou não se lembra do preso 44, o maior ladrão conhecido de Portugal e antigo patrão do ilusionaita e mentiroso compulsivo do Costa.
      Mas a verdade é que a política em Portugal parece atrair os mais corruptos e os menos capazes, e os sérios que por lá andam parecem não ter capacidade de fazer uma purga do sistema. Parece que os tais “lapsos” na política têm pouca importância…

RESPONDER

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …