Campanha de Passos de 2015 investigada por suspeitas de suborno da Odebrecht

Fernando Veludo / Lusa

O financiamento à campanha PSD/CDS de Pedro Passos Coelho, de 2015, está a ser investigada pelo Ministério Público. Em causa estão suspeitas de associação a um alegado suborno da Odebrecht ao publicitário da campanha, André Gustavo.

Os pagamentos feitos estavam a ser investigados desde 2017 no âmbito da operação Lava Jato, mas a partir desta semana começaram a ser investigados no processo EDP. O Observador avança que a Odebrecht terá alegadamente subornado André Gustavo, num pagamento de 880 mil euros, semelhante ao valor pago pelo PSD à empresa do publicitário brasileiro em 2015.

O valor pago à empresa de André Gustavo, a Arcos Propaganda, foi precisamente 868.943,24 euros. Este é um valor muito semelhante aos 880 mil euros relativos ao alegado suborno da Odebrecht ao publicitário.

As acusações são negadas por fonte próxima ao antigo primeiro-ministro. A campanha da coligação entre PSD e CDS, Portugal à Frente, culminaria com a vitória de  Pedro Passos Coelho nas eleições.

A coincidência de datas e valores levou à suspeita de que este valor se possa “referir ao financiamento da campanha eleitoral do PSD para a eleição do cargo de primeiro-ministro, disputada em 2015 por Passos Coelho”, escreveu o Ministério Público brasileiro num despacho ao qual o Observador teve acesso.

As contas apresentadas ao Tribunal Constitucional parecem desfazer as suspeitas. As contas do orçamento de campanha eleitoral de 2015 foram divididas pelo PSD e pelo CDS, não havendo qualquer registo de um donativo.

No caso dos sociais-democratas, 89.872 euros são relativos à subvenção estatal, enquanto 102.129,88 euros saíram do bolso do próprio partido. Estes donativos do partido são também valores distribuídos via Assembleia da República. Assim sendo, o montante gasto com André Gustavo é dinheiro dos contribuintes.

O Observador noticia ainda que na carta rogatória do Brasil que levou à abertura da investigação em Portugal, foi encontrada uma folha de Excel nos escritórios da Odebrecht que indica pagamentos feitos a alguém com a alcunha de “Príncipe”. Os pagamentos foram feitos a pedido do “diretor-superintendente da Odebrecht em Portugal”.

Os investigadores do Ministério Público brasileiro constataram que “há um comentário feito por Ângela Palmeira que vincula essa programação à obra de Baixo-Sabor”, a barragem em Trás-os-Montes.

“Deste modo, é possível que os pagamentos descritos na planilha ‘Paulistinha’ com referência à obra da barragem Baixo-Sabor, em Portugal, possam-se referir ao financiamento da campanha eleitoral do PSD para eleição do cargo de primeiro-ministro, disputada em 2015 pelo ex-primeiro-ministro de Portugal Pedro Passos Coelho. Essa afirmação, porém, baseia-se apenas nas informações acima relatadas, de modo que são apenas indiciárias”, escrevem os investigadores brasileiros.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estes timings são realmente estranhos. Será que estão com medo que o homem se candidate a PR?

    Se ele se candidatar tem o meu voto garantido!

  2. Noticia da treta, já todos sabemos que há uma casta que as investigações quando não desaparecem ou são roubadas, e arquivadas, se a justiça fosse isenta as cadeias estavam cheias de Sócrates de várias cores.

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …