PSD vai alterar regulamento interno para castigar deputados faltosos

Manuel de Almeida / Lusa

O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão

Depois da polémica das falsas presenças dos deputados, o PSD reuniu-se para debater o tema. O grupo parlamentar do partido vai rever o seu regulamento interno para aumentar o “rigor e exigência” com a função de deputado e deverá incluir sanções.

O PSD quer apertar o cerco aos deputados faltosos, depois de nas últimas semanas ter rebentado a polémica sobre as falsas presenças de deputados no plenário. Numa reunião de quase duas horas, os deputados chegaram a uma entendimento: nas próximas semanas, a direção do grupo parlamentar vai recolher contributos para alterar o regulamento interno do PSD.

O objetivo, destaca o Observador, é melhorar o compromisso de honra dos deputados, o que obriga a que haja sanções para os deputados faltosos.

No final, Fernando Negrão disse aos jornalistas que “a reunião serviu para falarmos de democracia e do papel dos deputados no Parlamento e na democracia. Todos sabemos que o papel dos deputados não se esgota nos plenários, porque é preciso estar no terreno, ir aos círculos eleitorais, às escolas, aos lares, contactar com os jovens. Mas isso não impediu que se discutisse o rigor no exercício dessas funções”.

No fundo, o líder parlamentar do PSD garantiu que estão todos em sintonia quanto ao facto de não poder “haver atropelos à necessidade de rigor”.

A verdade é que Negrão tentou a todo o custo ver aprovada uma alteração a uma alínea do regulamento. No entanto, dada a falta de entendimento numa questão que é encarada por todos como muito “complexa”, ficou estabelecido que nas próximas semanas, até janeiro, os deputados iriam dar contributos para que essa alteração tenha lugar já no início de 2019.

Sobre os pormenores destas alterações, Fernando Negrão adiantou que passam pela introdução de um regime sancionatório. “Trata-se de aumentar o compromisso de honra, mas também com sanções, sim. Os atropelos à falta de rigor têm de ser alvo de sanção.”

A perda de mandato não está fora de questão, apontou Negrão, lembrando que “já há situações em que se prevê a perda de mandato”.

Na fase final da reunião desta quinta-feira, o social-democrata sugeriu que a sanção se deveria aplicar a partir da “sexta falta em reunião plenária” ou à segunda falta a uma votação, considerando que deve ficar claro no regulamento que “a presença nas reuniões plenárias são atos de natureza pessoal e intransmissível”.

No entanto, esta sugestão não reuniu consenso, com deputados como Maria Luís Albuquerque a questionarem se a contagem de faltas seria por legislatura (4 anos) ou por sessão legislativa (1 ano), lembrando que o Parlamento já prevê um regime sancionatório pelo excesso de faltas em cada ano.

Um problema do PSD?

“O facto de dizermos que isto é uma questão de regulamento interno é assumir que o problema está em nós“, atirou Maria Luís Albuquerque.

A ex-ministra das Finanças foi uma das deputadas que mais questionou a pertinência desta reunião, advertindo para o facto de se passar a imagem para fora de que o problema das presenças-fantasma é um problema exclusivo do PSD.

Segundo o diário, Carlos Abreu Amorim concordou com a deputada, sugerindo que o PSD, por ter sido visado no caso, tem de “jogar à defesa“.

LM, ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se não podem estar não estão,ponto!!! Têm falta e justificam-na!Se perdem dinheiro com isso aguentem-se à bronca como qualquer cidadão!Corja de parasitas!!!

RESPONDER

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …

"Imagine there is no corruption". Há uma campanha contra a corrupção em Portugal nas ruas de Nova Iorque

Um professor português da Universidade de Columbia, nos EUA, tem em marcha uma campanha contra a corrupção em Portugal, com várias acções nas ruas de Nova Iorque. De guitarra em punho e a cantar "Imagine there …

Morreu Sean Connery, Sir James Bond

O actor escocês Sean Connery morreu, neste sábado, aos 90 anos de idade, conforme avança a BBC. As causas da morte não são ainda conhecidas. Sean Connery tornou-se conhecido como "James Bond", tendo sido o primeiro …