/

PSD cada vez mais longe do PS. Chega desce, mas ainda é quarto

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

A sondagem TSF/JN mostra que o primeiro-ministro mantém a tendência de subida nas intenções de voto. O líder do PSD desce em relação a março.

A sondagem da Pitagórica, realizada para o Jornal de Notícias e a TSF, mostra que o líder do PSD, Rui Rio, continua a perder terreno para António Costa, assim como os partidos à esquerda do PS.

Se houvesse novas eleições legislativas, o PS teria um resultado de 41,9%, enquanto que o PSD teria apenas 23,1% (uma diferença de quase 19 pontos percentuais).

Relativamente aos outros partidos, Bloco (8,1%) e Chega (7,3%) estão em perda, mas mantêm em aberto a disputa pelo terceiro lugar. A CDU recupera ligeiramente (5,6%) e PAN, CDS e Iniciativa Liberal empatam nos 2,6%.

De acordo com o JN, os socialistas continuam em maré positiva, mesmo com a crise sanitária devido à covid-19 e as repercussões no mundo laboral. O primeiro-ministro ganhou duas décimas relativamente ao barómetro de final de março; tem mais 5,5 pontos percentuais do que nas eleições de outubro; e regista o melhor resultado desde julho do ano passado.

Já o líder da oposição perde dois pontos percentuais desde março; cai quase cinco pontos relativamente às últimas Legislativas; e regressa aos valores que marcava no barómetro de setembro do ano passado.

O trabalho de campo para esta sondagem decorreu entre os dias 15 e 26 de abril. Foram recolhidas 605 entrevistas telefónicas, a que corresponde uma margem de erro máxima de +/- 4,07% para um nível de confiança de 95,5%.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.