Combate à pandemia leva PS a disparar nas intenções de voto

Mário Cruz / Lusa

O desempenho de António Costa e do resto do Governo no combate à pandemia de covid-19 levou a que o PS crescesse quatro pontos percentuais nas intenções de voto dos portugueses, comparativamente com março, chegando aos 35,4%.

Numa sondagem da Intercampus realizada para o CM, CMTV e Jornal de Negócios, as intenções de voto do Partido Socialista foram as que mais aumentaram comparativamente ao mês passado. O PS aumentou quatro pontos percentuais, atingindo os 35,4%. O PSD também cresceu, embora a um ritmo mais lento, chegando aos 23,3% das intenções de voto.

Os respetivos lideres partidários também saem a ganhar de toda esta crise. Numa avaliação de 0 a 5, o primeiro-ministro português, António Costa, passou de uma nota de 3,4 para 3,8. Por sua vez, o presidente do PSD, Rui Rio, aumentou de 3 para 3,4. Os portugueses avaliam ainda o desempenho de Marcelo Rebelo de Sousa com nota 4 e o desempenho do Governo com 3,8.

Quase todos os restantes partidos registaram uma queda nas intenções de voto. O Bloco de Esquerda caiu de 14,5% para 11,9%, registando a queda mais abrupta de todas as forças partidárias. Até mesmo o Chega, que tem aumentado gradualmente nas intenções de voto ao longo dos últimos tempos, registou uma queda e 8,6% para 7,8%. A CDU reduziu as intenções de voto de 6,1%% para 5,8% e o PAN caiu de 5,9% para 4,9%.

Em sentido contrário, o CDS teve um aumento residual de 3,6% para 3,9%, enquanto o Livre o Iniciativa Liberal aumentaram para 0,7% e 2,4%, respetivamente.

De acordo com a sondagem realizada pela Pitagórica para o Jornal de Notícias e TSF, em março, quase dois terços dos inquiridos aprovaram a forma de governar do primeiro-ministro, tendo sido este o valor mais alto desde abril de 2019.

ZAP //

PARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. Tudo porque povo só enxerga no imediato, tem memoria de curto prazo!
    Qualquer partido teria feito o mesmo que ele fez com o paio que teve de todos os partidos já o oposto tenho as minhas duvidas!
    Enfim

  2. Se assim for, a super austeridade, as falências, o desemprego e a emigração estão aí mais uma vez. Portugal, o tal País que podia ser tanto pelo povo que tem, mas compete com a Bulgária e a Roménia os últimos lugares da tabela Europeia. Só um “milagre” limpará esta corja.

  3. Meu Deus o povo Português está em vias de extinção… os mesmos burros a comer a mesma palha… não interessa se está na miséria ou se morrem de doença o que interessa é o PS continuar a roubar o povo…

    • “O PS rouba o Povo”? Não acha essa afirmação muito vaga? Porque não desenvolve, se tem dados que nós não temos? Rouba quem? Como? Onde? Quanto? Assim ficamos todos na mesma..Sonha muito com ladrões?

      • Então gastar dinheiro dos contribuintes como se lhes pertencesse, diminuir a eficácia de vários serviços como sns, economia, aumento da dívida pública, pior justiça, guerra aberta a quem quiser abrir uma micro pme, gastar e põr contas fora do balanço para os contribuintes nem tomarem conhecimento, governar em roda livre sem importar a vontade popular, nem sequer preparados para emitir opinião por má preparação escolar, o que os torna muitas vezes em adultos imaturos, etc., etc., o que é isto se não roubar o povo e impedi-lo de intervir questões fundamentais como acontece em países civilizados?

        • Muito Obrigado pelo seu comentário…Diz no seu comentário…”Governar em roda livre sem importar a vontade popular”…A que Povo se refere? Este Governo foi legitimado, precisamente, pela vontade Popular! Sem o seu consentimento? Ok… O Povo hoje está representado na Assembleia da Republica desde a esquerda à extrema direita! Os Saudosistas e Fascistas começam agora a saír da Toca, aproveitando esta crise sanitária actual, para tentar “branquear e denegrir” a nossa história corrente, como o 25 de Abril! E são os que precisamente mais vieram a benefeciar com esta data…Porque é que não procura integrar as listas de deputado pelo Partido que vai ao encontro das suas ideias? E quem sabe ainda chega a Ministro ou até 1º Ministro…Pessoalmente, reconheço que no quadro actual, Nacional, Europeu e Mundial, não conseguiria fazer muito mais ou melhor! Porque há questões que não dependem só de nós…

  4. A propaganda difundida pelos media acerca do alegado “sucesso” português no combate à pandemia também ajudaram.
    O 11º país do mundo (de um total de quase 200 países) com maior número de mortos por milhão de habitantes não é um caso de sucesso. Não é tão mau quanto Espanha ou Itália. Mas isso não chega para considerar o caso português um sucesso.

    • Acho esse um comentário um pouco enviesado. Portugal tem apresentado resultados muito melhores, não só que Espanha e Itália, como também, do que Reino Unido, França, Suiça, Bélgica, Holanda e relativamente melhores que outros países como Suécia e está a um nível equiparado, por exemplo à Alemanha, se pensarmos em percentagem de mortos. Isto, claro, tendo em conta que é o 3º país europeu que mais testes faz por milhão de habitantes, de onde se pode concluir, que haverá alguns países com melhores resultados, apenas porque os infectados estão “escondidos”, ou seja, não se sabe que existem.

  5. Estamos a tempo de ver se as intenções continuarão assim (se é que estes dados estão correctos, coisa que duvido seriamente).

    Não se espere que com as contas publicas no estado em que estão (por culpa imagine-se de quem – e não vale a pena dizer que estão bem porque só um cego ou ignorante é que diz o contrário -) que a austeridade não venha ali na curva… e muito pior que a anterior!!!

    O desempenho do governo não foi nada de extraordinário.. ficou bem abaixo do que podiam ter feito se o Ministério da saúde tivesse feito o trabalho que lhe compete. Para além de que, isto está muito longe de acabar. É de conhecimento público que desde Janeiro que já se adivinhava isto (e não publico desde novembro/dezembro)… mas pronto.. afinal, segundo o Sr. Costa, nada faltou os enfermeiros e médicos e muito menos se espera que venha a faltar… (isto nem merece comentário.. e quem vive em ambiente hospitalar que me venha dizer que tinham – ou tem – tudo o que precisam, que me desminta aqui). Não têm equipamentos de protecção individual… porque simplesmente não os compraram a tempo e também… porque não pagaram a quem os produzia (…não sabe do que falo? Investigue!!). Eles só têm UM trabalho e mesmo assim falham redondamente… mas se está feliz… vote neles!

    O governo teve muito “paio” como alguém já disse! Nem a conjectura internacional alinhada com os astros conseguiu baixar a dívida para além dos 117% (+/-)… pois bem… agora vamos ver como governa sem dinheiro… sim… porque 135% de dívida publica (relativo ao PIB) não se pode dizer que estejamos em bons lençóis (e isto na melhor das hipóteses)!

    Sim.. vamos ver se as intenções de voto serão assim como se diz… principalmente quando a população souber o que aí vem!

  6. “O Povo Português é muitas vezes pobre e mal agradecido”! As notícias que vemos e lemos são iguais para todos…As consequências tb! Há que dar as mãos, independentemente da cor, religião, raça, opçoes políticas, partidárias ou outras, neste momento que nenhum de nós esperava e procurarmos ultrapassar as dificuldades todos juntos…O FUTURO é mera especulação..E incerto!

  7. Isto visto alguns comentarios é dor de cotovelo,dizer que os outros partidos faziam igual não é verdade,cada partido faz conforme a sua ideologia,por isso é que Costa fez diferente do Coelho,e viram-se os resultados destes ultimos anos comparados com os anteriores que deixaram os Portugueses quase na miseria,pelo menos pensou em arranjar uma saida mandou emigrar,parece que nós trabalhadores preçisamos dos seus conselhos.

    • Anselmo. Deixe de ser pacóvio. Costa governou diferente do Coelho ?! Olha que afirmação tão ignorante. Costa não teve 3 anos a Troika a mandar no país. Quando entrou já estava tudo bem encaminhado.

  8. Somos o 5º país mais infetado per capita de toda a Europa. Os Portugueses acham bom este resultado. É pena.
    Se não fosse o povo e o PR ainda hoje não tínhamos o estado de emergência que o PM nunca quis.

  9. As sondagens valem o que valem, mas que os governantes estão a fazer o melhor também é verdade. Espero que continuem assim.

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …