/

PSD volta a apostar em Fernando Ruas para Viseu

Depois da morte de Almeida Henriques por covid-19, Fernando Ruas vai voltar a ser a aposta do PSD para a Câmara Municipal de Viseu.

O PSD anunciou, esta quarta-feira, que o deputado Fernando Ruas vai ser o candidato do PSD à Câmara de Viseu, cargo que já desempenhou entre 1989 e 2013.

“Ultrapassado o período de silêncio e de respeito que nos mereceu o inesperado falecimento do Presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, a direção nacional do PSD, em estreita articulação com as comissões políticas distrital e concelhia, decidiram homologar o nome de Fernando Ruas para candidato à Câmara Municipal de Viseu”, refere o partido, em comunicado.

A morte de Almeida Henriques por covid-19, em abril deste ano, foi empurrando a decisão, que culmina no anúncio desta quarta-feira. Almeida Henriques era o presidente em exercício, tendo sucedido a Fernando Ruas em 2013, e preparava-se para se recandidatar ao terceiro e último mandato na cidade.

O nome de Fernando Ruas foi sempre visto como alternativa. Contudo, recentemente, o líder da concelhia de Viseu e vice-presidente do executivo, João Paulo Gouveia, disponibilizou-se a avançar.

O Expresso apurou, no entanto, que nunca existiram dúvidas de que a escolha preferencial era Ruas.

Foi presidente da autarquia de Viseu entre 1989 e 2013, presidente da Associação Nacional de Municípios e exerceu o cargo de eurodeputado entre 2014 e 2019. Na atual legislatura, foi eleito deputado à Assembleia da República por Viseu e preside à Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.

“O candidato é economista, nasceu e viveu sempre em Viseu, mantendo-se fiel às suas raízes, razão pela qual decidiu regressar para se candidatar à autarquia que liderou durante mais de duas décadas com grande sucesso”, lê-se no comunicado do PSD.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.