PS “foi fundado num rasgo de visão que demonstrou grande coragem”

1

partyofeuropeansocialists / Flickr

O primeiro-ministro, António Costa.

O primeiro-ministro António Costa afirmou esta quarta-feira que o PS “foi fundado num rasgo de visão que demonstrou grande coragem”, durante a homenagem a Mário Soares e a Maria Barroso, que decorre no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

“Mário Soares é não só o primeiro fundador do PS, o primeiro líder do PS, como uma figura única e extraordinária da nossa história contemporânea”, começou por salientar o atual secretário-geral do partido, citado pelo Notícias ao Minuto.

E continuou: Mário Soares “foi um herdeiro da velha tradição do liberalismo português. Herdeiro da tradição do republicanismo e da laicidade em Portugal. E também herdeiro dos primeiros valores do Partido Socialista fundado em 1875. Foi durante toda a sua vida um lutador contra a ditadura”.

“Como advogado, como dirigente político, como cidadão sempre conspirou para derrubar a ditadura e não foi por acaso que a ditadura o elegeu também como um dos seus principais adversários”, disse Costa, relembrando que Mário Soares foi “enumeramente preso”, “deportado em São Tomé” e “obrigado ao exílio em França”, onde o PS foi fundado.

“E foi precisamente quando estava no exílio em França que o Partido Socialista foi fundado e foi fundado num rasgo de visão que demonstrou grande coragem. Naturalmente, na unidade da luta antifacista existia uma grande unidade entre todas as mulheres e os homens de esquerda”, referiu.

Mário Soares “foi dos primeiros a compreender que o fim da ditadura e a construção da democracia exigia a coragem de garantir a autonomia da Esquerda democrática, do Socialismo em liberdade, dos valores da social democracia e do trabalhismo, relativamente ao resto da Esquerda”, realçou ainda o socialista, acrescentando que, “na altura muitos não o compreenderam”.

Sobre Maria Barroso, Costa declarou: “Maria de Jesus Barroso Soares esteve como fundadora do PS, como militante anti-fascista de sempre que viveu e sofreu as amarguras da ditadura, que a impediu de continuar a ser a extraordinária atriz que era no Teatro Nacional e que para além de mãe, mulher, educadora foi sempre uma militante dedicada do Partido Socialista, na sua fundação, enquanto deputada pelo círculo eleitoral de Faro e pelo círculo eleitoral de Santarém e que também ao longo de toda a vida foi uma das primeiras militantes do PS”.

O PS celebra esta quarta-feira 50 anos. No final do ano o partido vai assinalar outra data histórica: O centenário de Mário Soares, fundador do partido, através do qual chegou a primeiro-ministro duas vezes (1976-1978 e 1983-1985) e Presidente da República (1986-1996).

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.