/

PS cada vez mais à frente do PSD nas sondagens

3

Partido Socialista / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa

O governante Partido Socialista (PS) continua a aumentar a sua vantagem nas intenções de voto frente aos conservadores do PSD, incapazes de deter uma tendência decrescente que afeta especialmente o seu líder, o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, segundo uma sondagem divulgada hoje.

A sondagem mensal da Eurosondagem, publicada pelo semanário Expresso, constata que a tendência mantém-se nos principais partidos de Portugal, onde os socialistas ganhariam hoje as eleições com 38,3% dos votos.

O resultado, que melhora em meio ponto os dados obtidos na sondagem anterior, contrasta com a queda do PSD, que obteria 28,8%, menos duas décimas que na anterior medição e o pior resultado desde as eleições legislativas de 2015.

A descida dos social-democtaras é tal que também não conseguiria superar o Partido Socialista mesmo que se juntassem o CDS, que obteria 7,2% dos votos (mais duas décimas que na sondagem anterior).

Entre os membros da esquerda que apoiam os socialistas no parlamento, o Bloco de Esquerda mantém-se sem mudanças como a terceira força mais votada com 9,2%, enquanto a coligação de comunistas e ecologistas CDU sobe até 8% (mais três décimas).

Além das intenções de voto, a Eurosondagem mede a popularidade dos principais líderes políticos, liderada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que completa o seu primeiro ano no cargo, com uma nota de 58,2 pontos (mais 3,8 pontos).

Marcelo Rebelo de Sousa é seguido pelo primeiro-ministro, António Costa, com 31,8 pontos (mais 2,5 que na sondagem anterior), embora a mudança mais relevante se produza na terceira posição.

Passos Coelho cai para 4º lugar, com 10,3 pontos, sendo ultrapassado pelo líder comunista Jerónimo de Sousa, com 10,4 pontos depois de uma subida de 2,5 pontos.

O estudo da Eurosondagem, realizado com entrevistas telefónicas a 1.011 cidadãos maiores de idade entre os passados 1 e 8 de março, conta com uma margem de erro de 3,08%.

ZAP // EFE

3 Comments

    • E ainda bem! Maioria absoluta já se viu que dá mer…. É bom que haja sempre multipluridade de ideias e ideais. Isso é a democracia!

  1. não sabendo que era impossivel ele foi lá e vai conseguir…temos é de dar tempo ao tempo, porque roma e pavia não se fez num dia. nunca se esqueçam que a neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes…força ps e ca…rsrsrs…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.