PS cada vez mais à frente do PSD nas sondagens

(dr) partidosocialista / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa

O governante Partido Socialista (PS) continua a aumentar a sua vantagem nas intenções de voto frente aos conservadores do PSD, incapazes de deter uma tendência decrescente que afeta especialmente o seu líder, o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, segundo uma sondagem divulgada hoje.

A sondagem mensal da Eurosondagem, publicada pelo semanário Expresso, constata que a tendência mantém-se nos principais partidos de Portugal, onde os socialistas ganhariam hoje as eleições com 38,3% dos votos.

O resultado, que melhora em meio ponto os dados obtidos na sondagem anterior, contrasta com a queda do PSD, que obteria 28,8%, menos duas décimas que na anterior medição e o pior resultado desde as eleições legislativas de 2015.

A descida dos social-democtaras é tal que também não conseguiria superar o Partido Socialista mesmo que se juntassem o CDS, que obteria 7,2% dos votos (mais duas décimas que na sondagem anterior).

Entre os membros da esquerda que apoiam os socialistas no parlamento, o Bloco de Esquerda mantém-se sem mudanças como a terceira força mais votada com 9,2%, enquanto a coligação de comunistas e ecologistas CDU sobe até 8% (mais três décimas).

Além das intenções de voto, a Eurosondagem mede a popularidade dos principais líderes políticos, liderada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que completa o seu primeiro ano no cargo, com uma nota de 58,2 pontos (mais 3,8 pontos).

Marcelo Rebelo de Sousa é seguido pelo primeiro-ministro, António Costa, com 31,8 pontos (mais 2,5 que na sondagem anterior), embora a mudança mais relevante se produza na terceira posição.

Passos Coelho cai para 4º lugar, com 10,3 pontos, sendo ultrapassado pelo líder comunista Jerónimo de Sousa, com 10,4 pontos depois de uma subida de 2,5 pontos.

O estudo da Eurosondagem, realizado com entrevistas telefónicas a 1.011 cidadãos maiores de idade entre os passados 1 e 8 de março, conta com uma margem de erro de 3,08%.

ZAP // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • E ainda bem! Maioria absoluta já se viu que dá mer…. É bom que haja sempre multipluridade de ideias e ideais. Isso é a democracia!

  1. não sabendo que era impossivel ele foi lá e vai conseguir…temos é de dar tempo ao tempo, porque roma e pavia não se fez num dia. nunca se esqueçam que a neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes…força ps e ca…rsrsrs…

RESPONDER

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …

Criada molécula capaz de aproveitar todo o espectro da luz solar

Uma equipa de químicos da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez uma molécula capaz de recolher energia de todo o espectro da luz solar, releva um novo estudo. A nova …

O gás escondido no halo da Via Láctea está a escaldar

O XMM-Newton da ESA descobriu que o gás escondido no halo da Via Láctea atinge temperaturas muito mais quentes do que se pensava anteriormente e que tem uma composição química diferente da prevista, desafiando a …

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …