PS quer isentar trabalhadores-estudantes de IRS (e que alunos recebam bolsas acima do valor da propina)

Antoninho Perri / Unicamp

O Partido Socialista (PS) está a preparar uma proposta de alteração à proposta de Orçamento de Estado para 2020 com o objetivo de aliviar o peso dos impostos sobre os trabalhadores-estudantes. Além disso, o partido quer que o valor da bolsa de estudo seja superior ao valor da propina correspondente.

De acordo com o vice-presidente do grupo parlamentar socialista, João Paulo Correia, ouvido pelo Jornal de Negócios, a medida visa “isentar de IRS os rendimentos auferidos por jovens estudantes que vivam com os pais, mas que tenham um contrato de trabalho e trabalhem para pagarem os seus estudos, suportando IRS sobre esses rendimentos”.

A ideia é, assim, isentar do pagamento de IRS os jovens que estudem mas, ao mesmo tempo, trabalhem para pagarem os seus estudos.

O deputado acrescentou ainda, em declarações ao Jornal de Negócios, que a isenção será “até uma determinada idade e um determinado valor”. No entanto, não adiantou mais detalhes da medida que deverá chegar esta segunda-feira ao Parlamento.

Atualmente, os jovens que estudem e trabalhem podem entregar IRS sozinhos ou com os seus pais. Estes trabalhadores-estudantes beneficiam de isenções no IRS, mas apenas até ao limite do salário mínimo.

Alunos com bolsas acima do valor das propinas

Outra medida da Juventude Socialista, e que já foi aceite pela direção da bancada do PS, relaciona-se com as bolsas de estudo. O valor das bolsas da ação social para os estudantes do ensino superior será, pela primeira vez, superior ao valor da propina correspondente, de acordo com o jornal Público.

O processo pelo qual a medida vai ser concretizada tem a ver com o facto de as propinas do ensino superior terem baixado em 20% na proposta de Orçamento do Estado que será votado dia 7 de fevereiro. A descida — a aplicar no ano letivo de 2020/2021 — é reclamada pelo Bloco de Esquerda como uma das propostas negociadas com o Governo para garantir a abstenção na votação do Orçamento do Estado na generalidade e tem um custo estimado de 50 milhões de euros.

Face à descida do valor da propina máxima, a JS propôs que a bolsa da ação social se mantenha nos valores praticados no ano letivo 2019/2020. Com a proposta da JS, no ano letivo 2020/2021, os alunos beneficiários da bolsa mínima que estavam nestas universidades continuarão a receber os 871 euros, sendo que a propina máxima vai ser de apenas 697 euros. Assim, os estudantes beneficiários ficam com mais 174 euros

Outra medida do PS para jovens pretende que “os apoios ao alojamento tenham em conta o preço por metro quadrado do território onde esse alojamento está localizado”. O PS quer também que “os alunos inscritos no ensino superior que demonstrem, comprovadamente, possuir um grau de incapacidade igual ou superior a 60% são considerados elegíveis para efeitos de atribuição de bolsa de estudo”.

Os partidos têm até esta segunda-feira às 18h para entregarem as propostas de alteração ao Orçamento do Estado. Até sexta-feira já tinham sido entregues cerca de 600 propostas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Possível obra de Banksy surge na parede de uma famosa prisão. Pode representar Oscar Wilde

Um graffiti possivelmente pintado pelo famoso artista de rua Banksy apareceu durante a noite no lado de fora de uma parede da prisão de Reading, no Reino Unido. Na madrugada desta segunda-feira, a obra foi avistada …

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …