Já chegaram à Assembleia da República quase 600 propostas de alteração ao Orçamento

Miguel A. Lopes / Lusa

Nos serviços do Parlamento já deram entrada quase 600 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020. A esquerda domina a lista de mudanças.

O PCP foi o partido que mais alterações colocou em cima da mesa: 175. O prazo final para entrada de propostas de alteração termina na segunda-feira, às 18h.

No ano passado, as propostas de alteração chegaram quase às mil; para já contam-se 595, segundo o Eco. Por isso, não será uma surpresa se, este ano, o número de propostas de alteração ultrapassar o do ano passado, uma vez que os partidos à esquerda do PS consideraram que o Orçamento era curto em avanços. Além disso, nesta legislatura, há 10 partidos no Parlamento, mais três do que na anterior.

PS, PSD e CDS ainda não entregaram qualquer proposta de alteração ao Orçamento. O Bloco de Esquerda entregou 116 propostas de alteração; o PEV 55, o PAN 134, o Livre 30, a Iniciativa Liberal 47 e o Chega entregou 38 propostas.

Ainda não se sabe o que acontecerá às propostas já apresentadas, mas há já uma pista em relação às pensões. A partir do dia 3 de fevereiro, os deputados começam a discutir as propostas e a votá-las.

A corrida às propostas de alteração começou no primeiro dia em que foi possível entregar e, em menos de 24 horas, entraram nos serviços do Parlamento 179 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2020.

No final do debate na generalidade, o ministro das Finanças que, em conjunto com a secretaria de Estados dos Assuntos Parlamentares, tem de definir o que é aceite e o que fica pelo caminho, pediu aos partidos contenção e responsabilidade durante a fase de debate na especialidade.

No entanto, depois de se terem queixado que a proposta de OE2020 pouco avança face ao que foi feito em anos anteriores, tanto o BE como o PCP quiseram marcar território sobre as medidas que querem ver incluídas no documento.

Segundo o diário económico, ambos os partidos entregaram propostas para garantir um aumento de extra nas pensões. O Governo já se comprometeu com um aumento extraordinário de dez euros, faltando ainda definir em sede de especialidade o mês a partir do qual começa a ser pago.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …

Pássaro com 46 mil anos encontrado com penas e garras intactas na Sibéria

Os arqueólogos já descobriram muitos espécimes antigos notáveis no permafrost da Sibéria. Desta feita, encontraram os restos mumificados de um pássaro com 46 mil anos que ainda tem penas e garras intactas. De acordo com a …

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …