PS de Setúbal namora a “estrela” Ana Catarina Mendes. E tudo depende da própria

partyofeuropeansocialists / Flickr

Líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes

O PS não está a avançar com candidaturas confirmadas, mas não se acata e lança nomes. Um deles é o da líder parlamentar Ana Catarina Mendes.

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, é desejada pelo PS de Setúbal. No entanto, apesar de até já ter sido lançada, falta confirmar a sua vontade – e a da direção.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Observador, que escreve que o partido está determinado em apostar tudo em Setúbal. E “tudo” resume-se a um nome com dimensão nacional, como o de Ana Catarina Mendes.

É a estrela mais brilhante, um nome extraordinário, dos maiores que temos na região”, disse ao diário Paulo Lopes, líder da concelhia.

Como cabeça de lista por Setúbal, nas duas últimas eleições legislativas (em 2015 e 2019), a socialista conseguiu 34% e 7 deputados eleitos no primeiro caso e 38,6% e 9 deputados no segundo. “Qual seria a concelhia deste país que não gostaria de a ter enquanto candidata?”

Em Setúbal, a grande motivação do PS é reforçada pela saída da atual presidente, Maria das Dores Meira (PCP), por causa da lei de limitação de mandatos. Mas há dúvidas neste processo, e uma delas é saber se Ana Catarina Mendes estará com vontade de assumir o desafio, numa altura em que lidera a bancada parlamentar.

A direção do partido pode também não querer perder uma das suas peças fundamentais no Parlamento. Se houver um “não”, há vários nomes mencionados pelos socialistas, como o de António Mendonça Mendes, líder da federação de Setúbal, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e irmão de Ana Catarina Mendes; Paulo Lopes, vereador do PS em Setúbal; e o do deputado Fernando José.

A luta menos intensa no Porto, sob o bastião Moreira

No Porto, a corrida não assume tamanha importância, porque se assume que o reinado de Rui Moreira só termina, possivelmente, em 2025. Apesar disso, há vários nomes apontados, mas dois que se destacam.

É o caso do repetente e eurodeputado, Manuel Pizarro, e do secretário-geral adjunto José Luís Carneiro. O deputado e líder da concelhia portuense Tiago Barbosa Ribeiro e a deputada Rosário Gamboa também são mencionados.

Carneiro mostrou-se disponível para assumir o desafio no Porto, mas o nome não gera entusiasmo. Ao Observador, fontes socialistas garantiram que a opção mais forte é a recandidatura de Manuel Pizarro.

No entanto, os rumores que continuam a correr de que o PS poderá ter a tentação de conversar com Rui Moreira ainda assombram. Localmente, a hipótese é rejeitada.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …