/

PS de Setúbal namora a “estrela” Ana Catarina Mendes. E tudo depende da própria

partyofeuropeansocialists / Flickr

Líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes

O PS não está a avançar com candidaturas confirmadas, mas não se acata e lança nomes. Um deles é o da líder parlamentar Ana Catarina Mendes.

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, é desejada pelo PS de Setúbal. No entanto, apesar de até já ter sido lançada, falta confirmar a sua vontade – e a da direção.

A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Observador, que escreve que o partido está determinado em apostar tudo em Setúbal. E “tudo” resume-se a um nome com dimensão nacional, como o de Ana Catarina Mendes.

É a estrela mais brilhante, um nome extraordinário, dos maiores que temos na região”, disse ao diário Paulo Lopes, líder da concelhia.

Como cabeça de lista por Setúbal, nas duas últimas eleições legislativas (em 2015 e 2019), a socialista conseguiu 34% e 7 deputados eleitos no primeiro caso e 38,6% e 9 deputados no segundo. “Qual seria a concelhia deste país que não gostaria de a ter enquanto candidata?”

Em Setúbal, a grande motivação do PS é reforçada pela saída da atual presidente, Maria das Dores Meira (PCP), por causa da lei de limitação de mandatos. Mas há dúvidas neste processo, e uma delas é saber se Ana Catarina Mendes estará com vontade de assumir o desafio, numa altura em que lidera a bancada parlamentar.

A direção do partido pode também não querer perder uma das suas peças fundamentais no Parlamento. Se houver um “não”, há vários nomes mencionados pelos socialistas, como o de António Mendonça Mendes, líder da federação de Setúbal, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e irmão de Ana Catarina Mendes; Paulo Lopes, vereador do PS em Setúbal; e o do deputado Fernando José.

A luta menos intensa no Porto, sob o bastião Moreira

No Porto, a corrida não assume tamanha importância, porque se assume que o reinado de Rui Moreira só termina, possivelmente, em 2025. Apesar disso, há vários nomes apontados, mas dois que se destacam.

É o caso do repetente e eurodeputado, Manuel Pizarro, e do secretário-geral adjunto José Luís Carneiro. O deputado e líder da concelhia portuense Tiago Barbosa Ribeiro e a deputada Rosário Gamboa também são mencionados.

Carneiro mostrou-se disponível para assumir o desafio no Porto, mas o nome não gera entusiasmo. Ao Observador, fontes socialistas garantiram que a opção mais forte é a recandidatura de Manuel Pizarro.

No entanto, os rumores que continuam a correr de que o PS poderá ter a tentação de conversar com Rui Moreira ainda assombram. Localmente, a hipótese é rejeitada.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.