PS quer vacina já para Ferro Rodrigues e vices. Deputados aguardam mais umas semanas

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O PS propôs que seja dada prioridade imediata à vacinação contra a covid-19 do presidente e vice-presidentes do Parlamento e que os restantes deputados sejam vacinados numa fase posterior.

A proposta consta de uma carta, a que a agência Lusa teve acesso, enviada ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, pela líder do grupo parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, e em que também se sugere a criação de um grupo de trabalho no Parlamento, com representação de todos os partidos, para fazer um “plano interno” de vacinação.

O presidente e vice-presidentes “devem constar do grupo a ser vacinado de imediato, como primeira prioridade na Assembleia da República, evoluindo-se para os restantes grupos nas semanas e meses seguintes, de forma articulada com o ritmo do plano nacional e como já resultava do pedido do primeiro-ministro”, lê-se na carta.

O plano de vacinação no Parlamento está envolto em polémica desde sábado, depois de 12 deputados do PSD, incluindo o líder do partido, Rui Rio, terem pedido para sair da lista enviada por Ferro Rodrigues ao Governo por discordarem de “uma opção tão alargada” – o que “surpreendeu muito negativamente” o presidente da AR, segundo disse à Lusa uma fonte do seu gabinete.

Na carta, assinada por Ana Catarina Mendes, lembra-se que a vacinação dos deputados “decorre do plano de vacinação” e que só acontecerá depois de serem vacinados “residentes em lares, internados em cuidados continuados, profissionais de saúde e profissionais essenciais das forças de segurança e das Forças Armadas”.

A ser seguida esta proposta, apenas seriam vacinados, na próxima semana, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e dois vice-presidentes, Edite Estrela (PS) e António Filipe (PCP). Os outros dois vices, Fernando Negrão (PSD) e José Manuel Pureza (BE), recusaram ser vacinados nesta fase.

A lista inicial enviada na sexta-feira por Ferro Rodrigues a António Costa, que no início da semana pediu ao Parlamento o envio da lista com os deputados considerados prioritários, ficou assim reduzida de 50 para 38, e teve de ser retificada.

Além do presidente da Assembleia da República, estão nesta lista deputados do PS, PSD, PCP, PEV e uma das duas deputadas não-inscritas, Joacine Katar Moreira. Os deputados do BE, do PAN, do Chega, do IL e a deputada não-inscrita Cristina Rodrigues comunicaram que não pretendiam constar da lista.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.