//

“Marcou indelevelmente a Língua Portuguesa”. PS quer Eça de Queiroz no Panteão Nacional

No ano em que se assinalam 175 anos do nascimento de 120 anos da morte de Eça de Queiroz, o PS entregou no Parlamento, um projeto de resolução no qual propõe a trasladação e concessão de honras de Panteão Nacional ao escritor.

A proposta dos deputados do PS José Luís Carneiro, Ana Catarina Mendes, Pedro Delgado Alves e Rosário Gambôa indica que, “à semelhança de Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa, já homenageados no Mosteiro dos Jerónimos”, Eça de Queiroz “marcou indelevelmente a Língua Portuguesa”.

“Escritor maior, não só contribuiu como poucos para a expansão da cultura portuguesa, como o fez sob a égide de um forte carácter humanista, justificando de forma amplamente consensual a propositura da concessão de honras de Panteão Nacional“, lê-se no texto da proposta entregue no Parlamento.

Os deputados socialistas pretendem “conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de José Maria Eça de Queiroz, em reconhecimento e homenagem pela obra literária ímpar e determinante na história da literatura portuguesa”.

A proposta prevê a criação de um “grupo de trabalho composto por representantes de cada grupo parlamentar com a incumbência de determinar a data e de definir e orientar o programa de trasladação, em articulação com as demais entidades públicas envolvidas, bem como um representante da Fundação Eça de Queiroz”.

A iniciativa pretende “homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao país, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade”.

Nascido em 1845, na Póvoa de Varzim, Eça de Queiroz é um dos escritores de renome da literatura portuguesa e autor de obras como “O Crime do Padre Amaro”, “O Primo Basílio” e “Os Maias”.

O Panteão Nacional acolhe e homenageia algumas das mais importantes personalidades da história e cultura portuguesa de todos os tempos.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.