PS, PSD e PCP deixam alertas para a defesa da democracia “todos os dias”

Miguel A. Lopes / Lusa

PS, PSD e PCP deixaram hoje alertas para a pedagogia e a defesa “todos os dias” do regime democrático em Portugal, no final da primeira reunião plenária da XIV legislatura, na Assembleia da República.

Ana Catarina Mendes, nova líder parlamentar do PS, fez a defesa do regime democrático e da importância da Assembleia da República, depois de saudar a reeleição de Ferro Rodrigues como presidente do parlamento, sublinhando a “expressiva votação” que teve — 178 votos a favor em 230 possíveis.

O parlamento é a casa mãe da democracia e tem felizmente vindo a ganhar nos últimos anos mais importância. Todos os que aqui se sentam têm um mandato popular para honrar, mesmo os que assumidamente dão pouco valor à função de deputado ou os que aqui venham com a intenção expressa de a desvalorizar, cabe-nos a todos nós, todos os dias, defender a democracia”, afirmou, sem identificar a quem se dirigia.

Fernando Negrão, do PSD, foi o segundo a falar, para dizer que “hoje é dia de festa da democracia”, para se “celebrar a democracia” e defendeu que “é importante” fazer essa pedagogia.

“Estamos a celebrar a democracia, e isso é muito importante. Essa pedagogia é fundamental fazer-se, porque todos os dias corremos o risco de perder a democracia. E por isso é nossa obrigação todos os dias lutar por mais liberdade e por mais democracia”, afirmou Negrão, que foi líder parlamentar dos sociais-democratas na anterior legislatura.

João Oliveira, líder parlamentar dos comunistas, fez igualmente a defesa do regime democrático saído do 25 de Abril de 1974.

E fez votos para que o parlamento “dê expressão concreta à defesa do regime democrático, à defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, à defesa dos direitos do povo português, direitos e valores conquistados com a revolução e Abril e consagrados na nossa Constituição”.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Senhor Fernando Negrão quando diz que é dia de festa refere-se ao que? Ao estarem 230 deputados quando deveriam estar nem 115 uma vez que os senhores nem 50% dos eleitores representam, os senhores deveriam ter vergonha na cara e não aceitarem o lugar sem haver novas eleições, deveriam ter vergonha na cara pelo aumento da Abstenção e por nem falarem na abstenção nem o que vão fazer para que a abstenção seja menor, mais de 50% dos eleitores não tem representante na A.R. por culpa da classe política que em vez de esclarecer os eleitores sobre as suas ideias para o nosso futuro e como as querem pôr em prática passam o tempo de campanha eleitoral na lavagem de roupa suja de ataques pessoais aos políticos uns dos outros.

  2. Enquanto os partidos do arco do poder ps e psd e cds estiverem a representar menos de 50% dos habitantes do portugalex a democracia nunca será uma realidade.

RESPONDER

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …

Défice está a agravar-se. Medidas contra a pandemia custaram 660 milhões ao OE

O défice orçamental em abril agravou-se em 341 milhões de euros, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Os impactos da pandemia de covid-19 já se estão a fazer sentir. De acordo com os …