PS perto da maioria absoluta, PSD com a maior subida da legislatura

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa

Numa sondagem divulgada pelo jornal Expresso esta sexta-feira, o Partido Socialista está perto da maioria absoluta. O PSD de Rui Rio regista a maior subida desde 2015.

Os resultados do barómetro Eurosondagem de março, publicados pelo semanário Expresso esta sexta-feira, colocam o Partido Socialista perto da maioria absoluta, com 41,5% das intenções de voto.

Segundo a mesma sondagem, a popularidade do Governo socialista continua a subir, e António Costa é o único líder partidário cuja popularidade aumenta. O primeiro-ministro tem um saldo positivo de 34,2% – uma subida de 0,7 pontos percentuais.

As notícias são boas também para o PSD.  Um mês após a eleição do novo líder do partido, os social-democratas registam uma subida de 1,5 pontos percentuais para os 28,4% de intenções de voto. Rui Rio tem um saldo positivo de 10,3%.

Como sublinha o Expresso, nem os vários casos que têm afectado os sociais-democratas após o congresso do mês passado, como a escolha de Elina Fraga para a direcção do partido, ou a polémica em torno do currículo académico do secretário-geral, Feliciano Barreiras Duarte, impediram a subida do partido nas intenções de voto.

Também a CDU, com 7,3%, sobe nas intenções de voto, estando agora a menos de meio ponto percentual do Bloco de Esquerda, que obtém 7,7%.

Em quinto lugar nas intenções de voto registada pela sondagem, realizada para o Expresso e a SIC, aparece o CDS-PP com 6,6% das intenções de voto. O último dos partidos com representação parlamentar é o PAN, com 1,5%.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conquistou 63,9% de saldo de popularidade positivo – uma subida de 0,6 pontos percentuais face à última sondagem.  Assunção Cristas, Jerónimo de Sousa, o Governo e Catarina Martins registaram todos saldos positivos de popularidade, isto é, com mais opiniões positivas do que negativas.

Pelo contrário, a Justiça está em baixa. Os juízes têm um saldo de popularidade negativo de -14,7% e o Ministério Público regista um saldo de -18,4% nas opiniões dos inquiridos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O povo Português é um bom povo. contudo muito ingénuo e infantil em relação a ações responsáveis e reais. Esta sondagem só demonstra o quando preferem a ilusão (mentira) à realidade (verdade).
    É verdade que no geral os políticos são todos uma porcaria, mas se surgisse um político que dissesse a verdade e quisesse enfrentar os grandes desafios do futuro de uma forma justa e realista, não teria qualquer hipótese e seria logo desprezado.

  2. Esta de caras. Nas proximas eleições Cristas comandará o País e convidará Passos para Vice. Já mandou arrear o cavalo e a tomada de posse será em

    • Crostas?.. Crostas a comandar o país? Epá termina as frases que eu não percebo Chinês!

  3. Neste momento fazer sondagens e um pouco arriscado, no entanto não tenho dúvida que o PS vá vencer as eleições, primeiro porque não existe oposição depois porque a oposição está mais interessada em fazer acordos escondidos… e porque os verdadeiros problemas estão camuflados ou desvalorizados … Depois porque tem se investido em comprar votos através de bónus aos funcionários públicos…. Por último comeca se a ter um discurso e uma política muito parecida a que Sócrates levava enquanto primeiro ministro…. Do facilitismos e de discursos fáceis e que agradam a todos….

  4. Costa,
    Concordo plenamente com a opinião do M. Paulo, este povo é como diz o ditado, quanto mais me bates mais eu gosto de ti. De ser enganado e F……….

  5. Excelentes notícias relativamente ao PS e ao PSD! Neste momento valorizo ambos: O Costa e o Rio.

    É tão bom estar satisfeito!

  6. Alguém acredita em sondagens? Especialmente nesta altura? Quando são os próprios partidos que têm agências de sondagens, que crédito podem elas ter? Claro que para um Povão analfabeto, diplomado nas novas oportunidades, bacalhau basta!!!

RESPONDER

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …

Putin não quer repetir os erros dos outros países

Vladimir Putin diz que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que tem "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países". O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou esta terça-feira para …

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …