PS perto da maioria absoluta, PSD com a maior subida da legislatura

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa

Numa sondagem divulgada pelo jornal Expresso esta sexta-feira, o Partido Socialista está perto da maioria absoluta. O PSD de Rui Rio regista a maior subida desde 2015.

Os resultados do barómetro Eurosondagem de março, publicados pelo semanário Expresso esta sexta-feira, colocam o Partido Socialista perto da maioria absoluta, com 41,5% das intenções de voto.

Segundo a mesma sondagem, a popularidade do Governo socialista continua a subir, e António Costa é o único líder partidário cuja popularidade aumenta. O primeiro-ministro tem um saldo positivo de 34,2% – uma subida de 0,7 pontos percentuais.

As notícias são boas também para o PSD.  Um mês após a eleição do novo líder do partido, os social-democratas registam uma subida de 1,5 pontos percentuais para os 28,4% de intenções de voto. Rui Rio tem um saldo positivo de 10,3%.

Como sublinha o Expresso, nem os vários casos que têm afectado os sociais-democratas após o congresso do mês passado, como a escolha de Elina Fraga para a direcção do partido, ou a polémica em torno do currículo académico do secretário-geral, Feliciano Barreiras Duarte, impediram a subida do partido nas intenções de voto.

Também a CDU, com 7,3%, sobe nas intenções de voto, estando agora a menos de meio ponto percentual do Bloco de Esquerda, que obtém 7,7%.

Em quinto lugar nas intenções de voto registada pela sondagem, realizada para o Expresso e a SIC, aparece o CDS-PP com 6,6% das intenções de voto. O último dos partidos com representação parlamentar é o PAN, com 1,5%.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conquistou 63,9% de saldo de popularidade positivo – uma subida de 0,6 pontos percentuais face à última sondagem.  Assunção Cristas, Jerónimo de Sousa, o Governo e Catarina Martins registaram todos saldos positivos de popularidade, isto é, com mais opiniões positivas do que negativas.

Pelo contrário, a Justiça está em baixa. Os juízes têm um saldo de popularidade negativo de -14,7% e o Ministério Público regista um saldo de -18,4% nas opiniões dos inquiridos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O povo Português é um bom povo. contudo muito ingénuo e infantil em relação a ações responsáveis e reais. Esta sondagem só demonstra o quando preferem a ilusão (mentira) à realidade (verdade).
    É verdade que no geral os políticos são todos uma porcaria, mas se surgisse um político que dissesse a verdade e quisesse enfrentar os grandes desafios do futuro de uma forma justa e realista, não teria qualquer hipótese e seria logo desprezado.

  2. Esta de caras. Nas proximas eleições Cristas comandará o País e convidará Passos para Vice. Já mandou arrear o cavalo e a tomada de posse será em

    • Crostas?.. Crostas a comandar o país? Epá termina as frases que eu não percebo Chinês!

  3. Neste momento fazer sondagens e um pouco arriscado, no entanto não tenho dúvida que o PS vá vencer as eleições, primeiro porque não existe oposição depois porque a oposição está mais interessada em fazer acordos escondidos… e porque os verdadeiros problemas estão camuflados ou desvalorizados … Depois porque tem se investido em comprar votos através de bónus aos funcionários públicos…. Por último comeca se a ter um discurso e uma política muito parecida a que Sócrates levava enquanto primeiro ministro…. Do facilitismos e de discursos fáceis e que agradam a todos….

  4. Costa,
    Concordo plenamente com a opinião do M. Paulo, este povo é como diz o ditado, quanto mais me bates mais eu gosto de ti. De ser enganado e F……….

  5. Excelentes notícias relativamente ao PS e ao PSD! Neste momento valorizo ambos: O Costa e o Rio.

    É tão bom estar satisfeito!

  6. Alguém acredita em sondagens? Especialmente nesta altura? Quando são os próprios partidos que têm agências de sondagens, que crédito podem elas ter? Claro que para um Povão analfabeto, diplomado nas novas oportunidades, bacalhau basta!!!

RESPONDER

"Incapacidade e incompetência". Fenprof pede a Costa que substitua ministro da Educação

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) defendeu esta quarta-feira que o primeiro-ministro substitua o ministro da Educação, devido à sua "incapacidade e comprovada incompetência política" para dirigir as negociações de recuperação de tempo de serviço …

Bombeiros protestam contra a proposta do Governo

De acordo com o sindicato, a proposta do Governo "significa uma desvalorização enorme na carreira". Além disso, critica a ideia de haver uma carreira única de sapadores e municipais nivelada por baixo. Bombeiros municipais e sapadores …

Há uma parte da Antártida que está a encolher (mas não era suposto)

Quando os cientistas falam sobre o derretimento da Antártida, geralmente estão a referir-se à Antártida Ocidental, onde gigantescos glaciares costeiros estão a derramar grandes quantidades de água. Mas, do outro lado das montanhas transantárticas a leste, …

A cor dos olhos pode explicar porque é que as pessoas ficam tristes no inverno

Tempo mais frio e noites mais longas fazem algumas pessoas sentir-se tristes. A isso, dá-e o nome de Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Embora o TAS seja uma forma reconhecida de depressão clínica, os especialistas ainda estão …

Há vida pós-LHC. CERN planeia acelerador de partículas dez vezes mais potente

O futuro da Física de Partículas começa a ganhar forma. O CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas) detalhou esta terça-feira os seus planos para o novo acelerador de partículas que irá suceder o Grande …

DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos

A DARPA quer construir robôs conscientes usando cérebros de insetos, uma forma de criar novos modelos de inteligência artificial eficientes, que poderiam ser usados para explorar a própria consciência. Ao contrário dos humanos, os insetos operam …

Bombas de Wendell e Bruno Fernandes apuram Sporting para meias da Taça

Remates de Wendell e de Bruno Fernandes decidiram o jogo a favor da equipa 'leonina', que na próxima fase da competição defronta o Benfica, numa eliminatória disputada a duas mãos. Numa primeira parte marcada pelo domínio …

Romeo, a rã mais solitária do mundo, encontrou finalmente a sua Julieta

Romeo, que até então era considerado o último representante da sua espécie (Telmatobius yuracare), deixou de ser a rã "mais solitária do mundo" graças a uma equipa de cientistas que encontrou uma fêmea da mesma …

Stephen King salvou a secção de crítica literária de um jornal através do Twitter

Um jornal da terra natal de Stephen King lançou-lhe um desafio e o escritor norte-americano decidiu aceitar, conseguindo angariar os assinantes necessários para financiar a continuidade da secção de crítica literária. Um jornal local norte-americano viu-se …

Detido hacker que pirateou emails do Benfica

Rui Pinto, o 'hacker' português que terá acedido ilegalmente aos e-mails do Benfica, foi detido na Hungria, disse hoje à agência Lusa fonte policial. O alegado pirata informático que terá roubado e divulgado correspondência electrónica do …