PS perto da maioria absoluta, PSD com a maior subida da legislatura

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa

Numa sondagem divulgada pelo jornal Expresso esta sexta-feira, o Partido Socialista está perto da maioria absoluta. O PSD de Rui Rio regista a maior subida desde 2015.

Os resultados do barómetro Eurosondagem de março, publicados pelo semanário Expresso esta sexta-feira, colocam o Partido Socialista perto da maioria absoluta, com 41,5% das intenções de voto.

Segundo a mesma sondagem, a popularidade do Governo socialista continua a subir, e António Costa é o único líder partidário cuja popularidade aumenta. O primeiro-ministro tem um saldo positivo de 34,2% – uma subida de 0,7 pontos percentuais.

As notícias são boas também para o PSD.  Um mês após a eleição do novo líder do partido, os social-democratas registam uma subida de 1,5 pontos percentuais para os 28,4% de intenções de voto. Rui Rio tem um saldo positivo de 10,3%.

Como sublinha o Expresso, nem os vários casos que têm afectado os sociais-democratas após o congresso do mês passado, como a escolha de Elina Fraga para a direcção do partido, ou a polémica em torno do currículo académico do secretário-geral, Feliciano Barreiras Duarte, impediram a subida do partido nas intenções de voto.

Também a CDU, com 7,3%, sobe nas intenções de voto, estando agora a menos de meio ponto percentual do Bloco de Esquerda, que obtém 7,7%.

Em quinto lugar nas intenções de voto registada pela sondagem, realizada para o Expresso e a SIC, aparece o CDS-PP com 6,6% das intenções de voto. O último dos partidos com representação parlamentar é o PAN, com 1,5%.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conquistou 63,9% de saldo de popularidade positivo – uma subida de 0,6 pontos percentuais face à última sondagem.  Assunção Cristas, Jerónimo de Sousa, o Governo e Catarina Martins registaram todos saldos positivos de popularidade, isto é, com mais opiniões positivas do que negativas.

Pelo contrário, a Justiça está em baixa. Os juízes têm um saldo de popularidade negativo de -14,7% e o Ministério Público regista um saldo de -18,4% nas opiniões dos inquiridos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O povo Português é um bom povo. contudo muito ingénuo e infantil em relação a ações responsáveis e reais. Esta sondagem só demonstra o quando preferem a ilusão (mentira) à realidade (verdade).
    É verdade que no geral os políticos são todos uma porcaria, mas se surgisse um político que dissesse a verdade e quisesse enfrentar os grandes desafios do futuro de uma forma justa e realista, não teria qualquer hipótese e seria logo desprezado.

  2. Esta de caras. Nas proximas eleições Cristas comandará o País e convidará Passos para Vice. Já mandou arrear o cavalo e a tomada de posse será em

    • Crostas?.. Crostas a comandar o país? Epá termina as frases que eu não percebo Chinês!

  3. Neste momento fazer sondagens e um pouco arriscado, no entanto não tenho dúvida que o PS vá vencer as eleições, primeiro porque não existe oposição depois porque a oposição está mais interessada em fazer acordos escondidos… e porque os verdadeiros problemas estão camuflados ou desvalorizados … Depois porque tem se investido em comprar votos através de bónus aos funcionários públicos…. Por último comeca se a ter um discurso e uma política muito parecida a que Sócrates levava enquanto primeiro ministro…. Do facilitismos e de discursos fáceis e que agradam a todos….

  4. Costa,
    Concordo plenamente com a opinião do M. Paulo, este povo é como diz o ditado, quanto mais me bates mais eu gosto de ti. De ser enganado e F……….

  5. Excelentes notícias relativamente ao PS e ao PSD! Neste momento valorizo ambos: O Costa e o Rio.

    É tão bom estar satisfeito!

  6. Alguém acredita em sondagens? Especialmente nesta altura? Quando são os próprios partidos que têm agências de sondagens, que crédito podem elas ter? Claro que para um Povão analfabeto, diplomado nas novas oportunidades, bacalhau basta!!!

RESPONDER

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …

Défice zero e mais crescimento. Previsões de Centeno para o OE2020 são de "elevado risco"

O Governo faz uma revisão das metas para 2020 no esboço do Orçamento de Estado para o próximo ano que enviou à Comissão Europeia, prevendo um aumento do crescimento económico e um saldo orçamental equilibrado, …

Conselho nacional do PSD pode ser atirado para novembro. Apoios a Rio e Montenegro equilibrados

Rui Rio mantém o silêncio sobre uma recandidatura a líder do PSD, o que está a ser visto como um condicionamento do partido, tendo também nas suas mãos o calendário interno. O conselho nacional para …

Varandas quer vender já em janeiro (e há três nomes em cima da mesa)

O Sporting deverá vender um jogador já no próximo mercado de transferências em janeiro. O dinheiro será destinado a renovações e a trazer um novo reforço para o ataque. Frederico Varandas continua a sua saga para …

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" na Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …