/

PS pediu adiamento da votação dos apoios a sócios-gerentes na especialidade

3

Mário Cruz / Lusa

As propostas que visam alargar os apoios a sócios-gerentes durante a pandemia de covid-19 são vão ser discutidas e votadas nas próximas semana depois de a bancada socialistas apresentar um requerimento para adiar o debate.

Em causa estão 3 projetos de lei do PSD, PAN e PEV, que, em linhas gerais, permitem que os sócios-gerentes possam ter acesso ao regime do lay-off, recorda o Jornal de Negócios.

O PS votou contra todas as iniciativas.

As iniciativas estavam agendadas para esta terça-feira na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação e a ideia era que fossem já discutidas e submetidas a uma votação na especialidade depois de terem sido aprovadas na generalidade (7 maio).

Ao jornal Eco, o deputado socialista Hugo Costa explicou que o adiamento foi pedido porque os partidos não cumpriram os prazos de apresentação das propostas.

De acordo com o socialista, as bancadas até ao meio dia da passada sexta-feira para entregarem as propostas, mas não o fizeram, impedindo o PS de fazer a a “análise mais fina” que os projetos de lei merecem.

O adiamento não tem a ver com a questão política, mas com a questão regimental“, assegura o mesmo, disse Hugo Costa, sublinhando, contudo, que todas as propostas, nos moldes atuais, violam a norma travão, que impede o Parlamento de fazer novas despesas.

No mesmo dia em que o Parlamento aprovou estas propostas na generalidade, o Governo aprovou também um alargamento dos apoios aos sócios-gerente.

Os membros de órgãos estatutários (sócios-gerentes) passaram a ter um apoio “similar ao que está disponível para os trabalhadores independentes, passa a ser atribuído àqueles que registem uma faturação anual de até 80 mil euros, independentemente do número de trabalhadores que tenham a cargo”. A lei do Governo já está em vigor.

ZAP //

3 Comments

  1. Olhem, eu já desisti de esperar.
    Certos estão aqueles que tentam pagar o mínimo possível de impostos.
    Aliás, se calhar esses vão ser os únicos que agora terão apoios.
    Eu já aprendi…

  2. Pois, os gerentes pedem a ajuda que merecem e para a qual têm pago ao longo destes anos e não têm nada (pior, têm uma mentira, pois nem há frontalidade para assumir a incompetência).
    Os funcionários públicos têm tudo (incluindo uma boa temporada de férias pagas por todos nós a 100%) e não precisam de pedir nada.
    Os meios de comunicação social dizem que não querem apoios como os que foram disponibilizados, mas o governo insiste em apoiá-los (ou a tentar comprá-los…).
    Os governantes aproveitam para fazer negociatas por ajuste direto, desbaratando o nosso dinheiro em negócios duvidosos, comprando tudo e mais alguma coisa a preços muito mais altos que os preços de mercado e adquirindo produtos de qualidade e utilidade muito discutível (estes episódios devem ser as sequelas dom caso das golas…) e nada acontece.
    O Costa e o Marcelo, as maiores prostitutas da política em Portugal, continuam a lamber as botas um do outro e a entreter Portugal enquanto os problemas e os podres deste país vão medrando incólumes
    Portugal, e toda a gente parece muito satisfeita.
    Eu estou ansioso que apareça alguém que se preocupe menos com o circo e se empenhe mais com os bastidores!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.