/

PS mantém-se à frente e PSD aproxima-se. Chega perde gás e IL dá um salto

3

Inácio Rosa / Lusa

Rui Rio e António Costa

O PS continua à frente nas intenções de voto, o PSD recuperou ligeiramente, o Chega perdeu o gás e o Iniciativa Liberal deu um salto.

A sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que o PS continua à frente nas intenções de voto, com 34,7%.

O PSD mantém-se em segundo lugar, apesar de ter encurtado a diferença que o separa do Partido Socialista. A subida é tímida, mas a maior em relação às sondagens dos últimos três meses: de 21,7%, em maio, para 25,1%.

O Chega e o Bloco de Esquerda estavam empatados em terceiro lugar na última sondagem da Intercampus, mas o partido de André Ventura deu agora o lugar ao partido de Catarina Martins.

Bloco de Esquerda sobe ligeiramente para 9,1% e o Chega baixa de 9% para 7,5% – o pior resultado desde maio.

A maior surpresa é o Iniciativa Liberal, que figura no quinto lugar da tabela. O partido duplicou as intenções de voto face ao mês anterior: sobe dois lugares com 6,1% das intenções de voto (contra os 3,1% de julho).

A CDU perde 1,3 pontos percentuais e fixa-se nos 5,4%, assim como o PAN, que recua para os 3,5%.

CDS, com 1,6% das intenções de voto, e Livre, com 0,2%, são os últimos lugares do ranking.

A sondagem indica que PS, BE e PCP reúnem 49% das intenções de voto, enquanto à direita o PSD, Chega, Iniciativa Liberal (IL) e CDS ficam-se pelos 40%.

Na avaliação dos líderes – numa escala de 1 a 5 – António Costa é o único a conseguir um resultado positivo (com 3). Os restantes dirigentes têm uma imagem negativa, sendo que o último da lista é André Ventura (1,9).

A sondagem foi realizada entre 13 e 20 de agosto e o erro máximo de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de 4%.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.