PS em força nas eleições regionais da Madeira. É o partido que prevê gastar mais

PS Madeira / Flickr

Paulo Cafôfo

O PS prevê gastar 370 mil euros nas eleições regionais da Madeira, fazendo dos socialistas o partido mais gastador. No total, são 1,5 milhões de euros investidos pelos partidos.

Já se encontram online os Orçamentos da Campanha Eleitoral entregues pelos Partidos Políticos e Coligações Eleitorais candidatos à Eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. Os 14 partidos divulgaram os gastos previstos, totalizando 1,5 milhões de euros para a campanha das eleições regionais.

O Partido Socialista destaca-se com 370 mil euros investidos, num tentativa de inverter os resultados das últimas eleições, nas quais o PSD alcançou uma esmagadora maioria com 44,35% dos votos. Nas regionais de 2015, o PS foi o terceiro partido mais votado, logo atrás do CDS-PP.

Na altura, o PS coligou-se com o Partido dos Trabalhadores Portugueses (PTP), com o Partidos Animais-Natureza (PAN) e com o Movimento Partido da Terra (MPT). Este ano o PS aventura-se sozinho, com Paulo Cafôfo a ser a cara do partido.

O valor que os socialistas preveem gastar nestas eleições é 75 mil euros superior ao do ano passado. Por outro lado, o Partido Social Democrata diminuiu os gastos, mas posiciona-se imediatamente atrás dos seus rivais. Os sociais-democratas contam gastar 360 mil euros nas próximas regionais de 22 de setembro.

A completar o pódio está o Aliança, de Santana Lopes, que prevê gastar 140 mil euros nesta região autónoma. Esta é a primeira vez que o partido concorre às eleições regionais, mas parece decidido a conseguir um número representativo de mandatos. Segundo o jornal Público, uma coligação com o MPT foi rejeitada pelo Tribunal Constitucional.

O CDS-PP conta gastar 100 mil euros e não deixa de parte um eventual apoio ao PS para evitar uma maioria de esquerda. A CDU — coligação entre o PCP e o PEV surge aparece “colada” aos centristas em matéria de orçamento para as eleições, com 110 mil euros. Os restantes partidos preveem gastar todos menos do que 100 mil euros.

“Nos últimos tempos, mais que mostrar as suas propostas para a região e o país, as campanhas eleitorais têm, infelizmente, sublinhado os ataques pessoais, a desvalorização do outro candidato, por vezes até através de calúnias”, salientou o bispo do Funchal, Nuno Brás.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China declara que erradicou a pobreza extrema

A China declarou na segunda-feira que a pobreza extrema foi eliminada em todo o país, uma das bandeiras do Partido Comunista Chinês (PCC) para reduzir as desigualdades na sociedade. Nove condados, na província de Guizhou, foram …

Campanha anticorrupção. Presidente das Filipinas já despediu cerca de 800 funcionários

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, despediu cerca de 800 funcionários governamentais por atividades ilegais, desde que iniciou o mandato em 2016, no âmbito de uma campanha anticorrupção. "Continuarei a perseguir todos os trabalhadores do governo …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: vais trabalhar à 1h da manhã, mas vais contente

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sacavenense-1-7-sporting-o-musical Eles sabem que, provavelmente, vão perder. Perderão, quase de certeza. Mas este é o jogo da vida deles. É o jogo em que eles demonstram ainda mais o amor pela camisola, o amor pelo jogo. …

Coligação negativa obriga Governo a fazer avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto

O Governo terá de proceder, no próximo ano, a uma avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa, segundo duas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 aprovadas, esta terça-feira, através de …

Companhia aérea australiana vai exigir vacinação contra a covid-19 a passageiros internacionais

A companhia aérea australiana Qantas vai exigir que os passageiros de voos internacionais sejam previamente vacinados contra a covid-19, anunciou o presidente executivo da empresa. O requisito de ser vacinado contra a covid-19 para viajar na …

Ministra da Saúde admite prémios para quem está a trabalhar na segunda vaga

A ministra da Saúde admitiu a possibilidade de virem a existir prémios para os profissionais de saúde que estão a trabalhar na área covid-19 nesta segunda vaga, à semelhança do que vai acontecer para os …

PJ faz buscas na Madeira e em Lisboa por fraude na obtenção de fundos europeus

Cerca de duas dezenas de buscas foram efetuadas, esta terça-feira, na Madeira e na Grande Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público (MP) que investiga crimes de fraude na obtenção de fundos …

França em choque com ação da polícia em acampamento de migrantes

A atuação da polícia durante o desmantelamento de um acampamento improvisado de migrantes no centro de Paris, na noite de segunda-feira, está a gerar críticas e indignação. Na noite desta segunda-feira, a polícia francesa dispersou algumas …

Centro Europeu de Controlo de Doenças alerta: países que retirem medidas para o Natal terão aumento de internamentos

O Centro Europeu de Controlo de Doenças estima que se os países que em outubro e novembro tomaram novas medidas para controlar a pandemia as levantassem a 21 de dezembro, os internamentos hospitalares aumentariam na …

Pensilvânia certifica vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais

As autoridades da Pensilvânia certificaram, esta terça-feira, a vitória do democrata naquele estado nas eleições presidenciais norte-americanas. Na sua conta do Twitter, o governador local, o democrata Tom Wolf, escreveu que o Departamento de Estado da Pensilvânia …