PS em força nas eleições regionais da Madeira. É o partido que prevê gastar mais

PS Madeira / Flickr

Paulo Cafôfo

O PS prevê gastar 370 mil euros nas eleições regionais da Madeira, fazendo dos socialistas o partido mais gastador. No total, são 1,5 milhões de euros investidos pelos partidos.

Já se encontram online os Orçamentos da Campanha Eleitoral entregues pelos Partidos Políticos e Coligações Eleitorais candidatos à Eleição para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira. Os 14 partidos divulgaram os gastos previstos, totalizando 1,5 milhões de euros para a campanha das eleições regionais.

O Partido Socialista destaca-se com 370 mil euros investidos, num tentativa de inverter os resultados das últimas eleições, nas quais o PSD alcançou uma esmagadora maioria com 44,35% dos votos. Nas regionais de 2015, o PS foi o terceiro partido mais votado, logo atrás do CDS-PP.

Na altura, o PS coligou-se com o Partido dos Trabalhadores Portugueses (PTP), com o Partidos Animais-Natureza (PAN) e com o Movimento Partido da Terra (MPT). Este ano o PS aventura-se sozinho, com Paulo Cafôfo a ser a cara do partido.

O valor que os socialistas preveem gastar nestas eleições é 75 mil euros superior ao do ano passado. Por outro lado, o Partido Social Democrata diminuiu os gastos, mas posiciona-se imediatamente atrás dos seus rivais. Os sociais-democratas contam gastar 360 mil euros nas próximas regionais de 22 de setembro.

A completar o pódio está o Aliança, de Santana Lopes, que prevê gastar 140 mil euros nesta região autónoma. Esta é a primeira vez que o partido concorre às eleições regionais, mas parece decidido a conseguir um número representativo de mandatos. Segundo o jornal Público, uma coligação com o MPT foi rejeitada pelo Tribunal Constitucional.

O CDS-PP conta gastar 100 mil euros e não deixa de parte um eventual apoio ao PS para evitar uma maioria de esquerda. A CDU — coligação entre o PCP e o PEV surge aparece “colada” aos centristas em matéria de orçamento para as eleições, com 110 mil euros. Os restantes partidos preveem gastar todos menos do que 100 mil euros.

“Nos últimos tempos, mais que mostrar as suas propostas para a região e o país, as campanhas eleitorais têm, infelizmente, sublinhado os ataques pessoais, a desvalorização do outro candidato, por vezes até através de calúnias”, salientou o bispo do Funchal, Nuno Brás.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …

Irão diz que avião ucraniano foi abatido devido a erro humano

Um erro humano relacionado com um mau ajuste do radar militar foi a causa do acidente com o boeing ucraniano abatido em 8 de janeiro perto de Teerão, Irão, provocando 176 mortos, concluiu o relatório …

Mais seis mortes, 291 novos casos e 252 recuperados

Portugal regista este domingo mais seis mortes e 291 novos casos de infeção confirmados de covid-19 por comparação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o boletim diário da …