PS está a 2 deputados da maioria absoluta. PAN pode chegar aos 6

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS vencia com cerca de 37,9% dos votos, elegendo 114 deputados. Ainda assim, deixaria escapar a maioria absoluta por dois deputados.

Segundo a sondagem feita pela Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, este seria o desfecho do sufrágio do próximo dia 6 de outubro de 2019.

No caso do PSD, estaria em cima da mesa um resultado na ordem dos 23,6%, o equivalente a 67 deputados, que colocaria o partido de Rui Rio no segundo lugar do pódio eleitoral a uma distância considerável do partido do atual primeiro-ministro.

Das forças à direita no espectro político destaca-se também o CDS-PP que registaria algo como 6,3% dos votos dos portugueses, nove deputados. Nas últimas eleições o partido de Assunção Cristas concorreu coligado com o PSD no movimento a que chamaram de PaF (Portugal à Frente), elegendo 107 deputados.

Há também uma grande aposta em movimentos mais recentes como o PAN, por exemplo, que muito provavelmente teria um resultado histórico, elegendo seis representantes na Assembleia da República, mais cinco dos que tem hoje, somando um total de 5,2% dos votos. Assim, para atingir a maioria absoluta, o PS precisaria apenas de se coligar com o partido de André Silva.

Finalmente, o Bloco de Esquerda registaria uma ligeira quebra no seu resultado. Apesar de se solidificar como terceira força política do país — ficava com 9,8% dos votos — teria menos 0,4% que em 2015, enquanto a CDU, coligação que junta o PCP e Os Verdes, registaria um ligeiro aumento face aos resultados de 2015, passando dos 8,3% para os 8,6%.

O estudo da Intercampus avaliou ainda a popularidade dos líderes de cada força política portuguesa. André Silva consegue sobrepor-se a Rui Rio e Assunção Cristas — tem uma avaliação de 2,8 pontos em cinco contra os 2,6 e 2,5 dos adversários mais à direita, respetivamente. António Costa (3,3), Catarina Martins (3,1) e Jerónimo de Sousa (2,9) formariam o pódio desta avaliação de popularidade.

Esta sexta-feira foi também divulgada uma outra sondagem, da Aximage para o Jornal Económico, que revela a mesma tendência — o PS leva aumenta a vantagem, com 38,4% das intenções de voto (mais 0,3 pontos percentuais face à sondagem anterior), mas igualmente sem alcançar a maioria absoluta.

O PSD surge como o segundo favorito dos portugueses, com 20,6% dos votos na sondagem da Aximage, o que representa um mínimo de 2019. Já o BE aparece como terceira maior força política, com 10,2% das intenções de voto, segundo a Aximage.

O PAN e o CDS disputam em ambas as sondagens o quinto e o sexto lugar. Enquanto a Intercampus aponta a vantagem do CDS sobre o PAN, a Aximage troca a ordem – 4,9% das intenções de voto para o PAN e 4,6% das intenções de voto para o CDS.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. como são possíveis estes números????
    maioria de um partido envolvido em tantas situações duvidosas. é fogos com mais de uma centena de mortos, é siresp é cativações, é dividas publicas astronómicas….etc
    só pode ser publicidade para mudança de opinião das massas, para apanhar os distraídos.
    Vamos todos ler com mais atenção e não esquecer o que já se passou para formular juízos mais fundamentados.
    as alternativas não são boas mas é melhor diluir do que concentrar onde não serve.

  2. Não existe dia nem hora e horas, que não saia uma noticia destas, é saturante…
    Qual objectivo?, Com certeza o de fomentar o voto no referido partido, hoje em dia tudo se faz a partir na net!!!!
    As alternativas são muito boas RR, tem um estilo que de facto incomoda, pelo que vou lendo as pessoas e jornalistas, o criticam por não fazer promessas, pasmem-se…

  3. Portugal esta um caos, e governado pelo coveiro da naçao e o povo vota no que tem tanta merd… escondida. E assim nos leva para o abismo. Pois o povo tem o que merece.Acordem ainda ha tempo.

    • Jaime Jorge, deixe lá os gajos do PS terem maioria absoluta. Assim mais depressa essa corja será corrida do poder. Basta a economia baixar um bocado e lá vão eles de cangalhas.

  4. Os cães ladram mas a caravana passa (avança).
    Felizmente que o povo tem o que merece, estas sondagens mostram que as maiorias estão bem acordadas.

  5. a última sondagem lançada há poucos minutos pela sic dá 42% MAIORIA ABSOLUTA ao PS, VIVA o PS e o resto são lágrimas de saudosistas. isto só diz que os Portugueses estão satisfeitos com o Governo que tem e o País só não está melhor porque as nulidades que desgovernaram entre Jun2011 e Out2015 o deixaram num estado lastimável o que tornou o trabalho hercúleo deste governo menos frutífero. mais 4 anos de PS e a direita desaparece do mapa.

    • Entre 2011 e 2015, calhou a fava ao povo que teve que suportar a bancarrota deixada pelo partido socialista. Foi o PS, através de Sócrates, que deixou o país num estado lastimável e hipotecado ao estrangeiro. Este pacóvio Zé do Pipo, sofre de amnésia grave e precisa de curar-se com urgência.

      • Exacto… a bancarrota foi tal que até originou uma crise mundial!…
        O Sócrates não brinca em serviço…
        Ainda bem que fomos “salvos” por uns indivíduos “iluminados”, mesmo a tempo de evitar que o país fosse vendido país ao desbarato a interesses estrangeiros…
        Que sorte!…
        Senão, qualquer dia, a EDP ainda seria dos chineses, ou os lucros milionários da ANA (ou CTT, etc, etc) seriam entregues de mão beijada a uns franceses quaisqueres…
        Um desses “salvadores” até foi parar ao FMI – aquela máfia que “ajuda” os pobrezinhos (a troco de uns bons milhões, claro) e que, só por acaso, nunca teve os cofres tão cheios como agora…

        • Este gajo devia ser deportado ou pelo menos impedido de votar. Na tua cabeça quem esteve bem foi o 44, o pinho, o vara e por aí fora.
          A única solução que vejo para o teu caso é um internamento compulsivo. Um conselho amigo: não partilhes as tuas ideias junto a um qualquer hospital psiquiátrico. Se algué te ouve interna-te de imediato.
          O teu caso é mesmo grave.

          • Parabéns!… ainda vais ganhar o “prémio Nobel da lucidez”!…
            Onde/quando é que eu disse que quem “esteve bem” foi o Sócrates, Pinho ou o Vara?
            Pois… mesmo grave é seres ignorante ao ponto de não conseguires interpretar o que lês e, ainda assim, queres dar conselhos aos outros!…
            O 44, o Pinho, o Vara, etc, etc, estavam bem juntos com os bandidos cavardes que os precederam (e que por pouco não vendiam o país todo ao desbarato) – todos incinerados ainda era pouco!…

            • Interna-te bronco. És um socratista. E agora apoiante do Costa. Tu também contribuíste para enterrar o país. São gajos como tu que deveriam ser deportados daqui para fora.

          • Coitado… não passas de um tosco sem capacidade para mais do que debitar disparates!
            Mal tens capacidade para escrever, quanto mais para saber o que eu sou ou em quem eu voto!…
            Como vidente és como em tudo o resto: uma nulidade!…
            Eu nunca votei no Costa e, só votei no Sócrates na sua primeira eleição.
            Com ignorantes apalermados como tu é que o país estaria bem servido…

      • Para falar dessa forma, deve conhecer bem os processos das pessoas que fala! Caso contrário, é crime, vir de forma anónima para estes locais “fazer acusações ao desbarato”! Chamar Vigarista a um leitor, tal como o Senhor(a), que não conheço de nenhum lado, para além de ser um argumento demasiado vulgar, baixo, é muito feio…A Língua Portuguesa é tão rica em palavras que o podem levar a subir um pouco mais o nível… Que lhe interessa isso? “Tudo porreiro não é”? Depois desta longa introdução para um desconhecido eis a minha resposta: “Sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço, que sem parecer o que são, são aquilo que eu pareço”! Será? Pelo seu baixo nível, revelado, não deve conhecer o autor desta quadra. É um poeta simples, que escreveu grandes coisas e viveu no tempo em que ainda não se falava na internet em Portugal…Fico por aqui…Boa sorte!

        • “Sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço, que sem parecer o que são, são aquilo que eu pareço”
          Cruzando esta citação com “diz-me com quem andas dir-te-ei quem és”… o amigo não fica lá muito bem na foto. Se conhece assim tantos…

          • De onde é que apareceu? “Cada um sabe de si” é a mesma pessoa da que escreveu o comentário de “Tudo é porreiro” no passado dia 13 às 23:22? Acha normal e éticamente correcto, chamar Vigarista a outro leitor, sem se conhecerem de qualquer lado? Quando se chega a isso, algo vai mal nessa pessoa…Já passou…Venham novas notícias, novos comentários, sem ataques de carácter pessoal, como esse, quando os visados, não se conhecem ou nunca se cruzaram na vida real…

    • Mas não tanto como tu gostas de ser palerma!…
      Antes pobre do que ser como tu…
      Ainda vais a tempo de convencer alguns tristes ignorantes a votar no Trump português e no seu BOSTA (ou Chega) ou lá como se chama o partido do tal comentador que escreve livros do Benfica com a bruxa Maya!
      ..

  6. Boa! Agora vamos poder focar-nos nas coisas verdadeiramente importantes, médico de família para os cães e gatos e a proibição do leite escolar.

    O mundo está louco.

RESPONDER

Covid-19. Voos cancelados, máscaras à venda por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália

Voos cancelados, máscaras à venda online por mil euros e turismo "à beira do colapso" em Itália. Estas são algumas das mais recentes consequências do coronavírus, a epidemia oriunda da China que já matou pelo …

"Só por cima do meu veto." Autarcas bloqueiam Montijo, Costa avisa que não há plano B

Rui Garcia e Joaquim Santos, autarcas da Moita e do Seixal, são os principais rostos do bloqueio do aeroporto do Montijo. António Costa está "perplexo" com a decisão do PSD e alerta que começar do …

Excedente do Estado encolhe para 1.287 milhões de euros em janeiro

Os dados foram revelados, esta quinta-feira, pelo Ministério das Finanças e representam "menos 238,5 milhões de euros face ao período homólogo". As administrações públicas registaram um excedente de 1.287,5 milhões de euros em janeiro valor que …

Há 74 mil anos, a Humanidade sobreviveu à super erupção que provocou um “inverno vulcânico”

Há 74 mil anos, uma super-erupção vulcânica provocou um “inverno vulcânico” que durou uma década, resultando num evento de arrefecimento de milénios em todo o planeta que destruiu espécies de humanos e mamíferos primitivos. Pelo …

Houve "zero negociação" com o PSD. Nomes de Vitalino Canas e Correia Campos estão por um fio

Os nomes de representantes da Assembleia da República para órgãos externos são propostos pela maior força política - o PS -, mas só são aprovados se houver um amplo consenso entre o PS e o …

Contas do PSD congeladas por não ter pago a serralheiro em campanha de 2017

As contas do Partido Social Democrata (PSD) estão congeladas por falta de pagamento de serviços a um serralheiro que prestou serviços ao partido numa campanha eleitoral de 2017, avança o Jornal de Notícias. Em causa está, …

Conseguimos "ouvir" ao ler os lábios de alguém (e já sabemos como)

Um estudo recente sugere que, quando vemos uma pessoa a falar, a nossa atividade cerebral é sincronizada com a voz do locutor através da leitura dos lábios. Este fenómeno acontece mesmo quando não conseguimos interpretar …

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …