PS está a 2 deputados da maioria absoluta. PAN pode chegar aos 6

António Cotrim / Lusa

O secretário-geral do PS, António Costa

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS vencia com cerca de 37,9% dos votos, elegendo 114 deputados. Ainda assim, deixaria escapar a maioria absoluta por dois deputados.

Segundo a sondagem feita pela Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, este seria o desfecho do sufrágio do próximo dia 6 de outubro de 2019.

No caso do PSD, estaria em cima da mesa um resultado na ordem dos 23,6%, o equivalente a 67 deputados, que colocaria o partido de Rui Rio no segundo lugar do pódio eleitoral a uma distância considerável do partido do atual primeiro-ministro.

Das forças à direita no espectro político destaca-se também o CDS-PP que registaria algo como 6,3% dos votos dos portugueses, nove deputados. Nas últimas eleições o partido de Assunção Cristas concorreu coligado com o PSD no movimento a que chamaram de PaF (Portugal à Frente), elegendo 107 deputados.

Há também uma grande aposta em movimentos mais recentes como o PAN, por exemplo, que muito provavelmente teria um resultado histórico, elegendo seis representantes na Assembleia da República, mais cinco dos que tem hoje, somando um total de 5,2% dos votos. Assim, para atingir a maioria absoluta, o PS precisaria apenas de se coligar com o partido de André Silva.

Finalmente, o Bloco de Esquerda registaria uma ligeira quebra no seu resultado. Apesar de se solidificar como terceira força política do país — ficava com 9,8% dos votos — teria menos 0,4% que em 2015, enquanto a CDU, coligação que junta o PCP e Os Verdes, registaria um ligeiro aumento face aos resultados de 2015, passando dos 8,3% para os 8,6%.

O estudo da Intercampus avaliou ainda a popularidade dos líderes de cada força política portuguesa. André Silva consegue sobrepor-se a Rui Rio e Assunção Cristas — tem uma avaliação de 2,8 pontos em cinco contra os 2,6 e 2,5 dos adversários mais à direita, respetivamente. António Costa (3,3), Catarina Martins (3,1) e Jerónimo de Sousa (2,9) formariam o pódio desta avaliação de popularidade.

Esta sexta-feira foi também divulgada uma outra sondagem, da Aximage para o Jornal Económico, que revela a mesma tendência — o PS leva aumenta a vantagem, com 38,4% das intenções de voto (mais 0,3 pontos percentuais face à sondagem anterior), mas igualmente sem alcançar a maioria absoluta.

O PSD surge como o segundo favorito dos portugueses, com 20,6% dos votos na sondagem da Aximage, o que representa um mínimo de 2019. Já o BE aparece como terceira maior força política, com 10,2% das intenções de voto, segundo a Aximage.

O PAN e o CDS disputam em ambas as sondagens o quinto e o sexto lugar. Enquanto a Intercampus aponta a vantagem do CDS sobre o PAN, a Aximage troca a ordem – 4,9% das intenções de voto para o PAN e 4,6% das intenções de voto para o CDS.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. como são possíveis estes números????
    maioria de um partido envolvido em tantas situações duvidosas. é fogos com mais de uma centena de mortos, é siresp é cativações, é dividas publicas astronómicas….etc
    só pode ser publicidade para mudança de opinião das massas, para apanhar os distraídos.
    Vamos todos ler com mais atenção e não esquecer o que já se passou para formular juízos mais fundamentados.
    as alternativas não são boas mas é melhor diluir do que concentrar onde não serve.

  2. Não existe dia nem hora e horas, que não saia uma noticia destas, é saturante…
    Qual objectivo?, Com certeza o de fomentar o voto no referido partido, hoje em dia tudo se faz a partir na net!!!!
    As alternativas são muito boas RR, tem um estilo que de facto incomoda, pelo que vou lendo as pessoas e jornalistas, o criticam por não fazer promessas, pasmem-se…

  3. Portugal esta um caos, e governado pelo coveiro da naçao e o povo vota no que tem tanta merd… escondida. E assim nos leva para o abismo. Pois o povo tem o que merece.Acordem ainda ha tempo.

    • Jaime Jorge, deixe lá os gajos do PS terem maioria absoluta. Assim mais depressa essa corja será corrida do poder. Basta a economia baixar um bocado e lá vão eles de cangalhas.

  4. Os cães ladram mas a caravana passa (avança).
    Felizmente que o povo tem o que merece, estas sondagens mostram que as maiorias estão bem acordadas.

  5. a última sondagem lançada há poucos minutos pela sic dá 42% MAIORIA ABSOLUTA ao PS, VIVA o PS e o resto são lágrimas de saudosistas. isto só diz que os Portugueses estão satisfeitos com o Governo que tem e o País só não está melhor porque as nulidades que desgovernaram entre Jun2011 e Out2015 o deixaram num estado lastimável o que tornou o trabalho hercúleo deste governo menos frutífero. mais 4 anos de PS e a direita desaparece do mapa.

    • Entre 2011 e 2015, calhou a fava ao povo que teve que suportar a bancarrota deixada pelo partido socialista. Foi o PS, através de Sócrates, que deixou o país num estado lastimável e hipotecado ao estrangeiro. Este pacóvio Zé do Pipo, sofre de amnésia grave e precisa de curar-se com urgência.

      • Exacto… a bancarrota foi tal que até originou uma crise mundial!…
        O Sócrates não brinca em serviço…
        Ainda bem que fomos “salvos” por uns indivíduos “iluminados”, mesmo a tempo de evitar que o país fosse vendido país ao desbarato a interesses estrangeiros…
        Que sorte!…
        Senão, qualquer dia, a EDP ainda seria dos chineses, ou os lucros milionários da ANA (ou CTT, etc, etc) seriam entregues de mão beijada a uns franceses quaisqueres…
        Um desses “salvadores” até foi parar ao FMI – aquela máfia que “ajuda” os pobrezinhos (a troco de uns bons milhões, claro) e que, só por acaso, nunca teve os cofres tão cheios como agora…

        • Este gajo devia ser deportado ou pelo menos impedido de votar. Na tua cabeça quem esteve bem foi o 44, o pinho, o vara e por aí fora.
          A única solução que vejo para o teu caso é um internamento compulsivo. Um conselho amigo: não partilhes as tuas ideias junto a um qualquer hospital psiquiátrico. Se algué te ouve interna-te de imediato.
          O teu caso é mesmo grave.

          • Parabéns!… ainda vais ganhar o “prémio Nobel da lucidez”!…
            Onde/quando é que eu disse que quem “esteve bem” foi o Sócrates, Pinho ou o Vara?
            Pois… mesmo grave é seres ignorante ao ponto de não conseguires interpretar o que lês e, ainda assim, queres dar conselhos aos outros!…
            O 44, o Pinho, o Vara, etc, etc, estavam bem juntos com os bandidos cavardes que os precederam (e que por pouco não vendiam o país todo ao desbarato) – todos incinerados ainda era pouco!…

            • Interna-te bronco. És um socratista. E agora apoiante do Costa. Tu também contribuíste para enterrar o país. São gajos como tu que deveriam ser deportados daqui para fora.

          • Coitado… não passas de um tosco sem capacidade para mais do que debitar disparates!
            Mal tens capacidade para escrever, quanto mais para saber o que eu sou ou em quem eu voto!…
            Como vidente és como em tudo o resto: uma nulidade!…
            Eu nunca votei no Costa e, só votei no Sócrates na sua primeira eleição.
            Com ignorantes apalermados como tu é que o país estaria bem servido…

      • Para falar dessa forma, deve conhecer bem os processos das pessoas que fala! Caso contrário, é crime, vir de forma anónima para estes locais “fazer acusações ao desbarato”! Chamar Vigarista a um leitor, tal como o Senhor(a), que não conheço de nenhum lado, para além de ser um argumento demasiado vulgar, baixo, é muito feio…A Língua Portuguesa é tão rica em palavras que o podem levar a subir um pouco mais o nível… Que lhe interessa isso? “Tudo porreiro não é”? Depois desta longa introdução para um desconhecido eis a minha resposta: “Sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço, que sem parecer o que são, são aquilo que eu pareço”! Será? Pelo seu baixo nível, revelado, não deve conhecer o autor desta quadra. É um poeta simples, que escreveu grandes coisas e viveu no tempo em que ainda não se falava na internet em Portugal…Fico por aqui…Boa sorte!

        • “Sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço, que sem parecer o que são, são aquilo que eu pareço”
          Cruzando esta citação com “diz-me com quem andas dir-te-ei quem és”… o amigo não fica lá muito bem na foto. Se conhece assim tantos…

          • De onde é que apareceu? “Cada um sabe de si” é a mesma pessoa da que escreveu o comentário de “Tudo é porreiro” no passado dia 13 às 23:22? Acha normal e éticamente correcto, chamar Vigarista a outro leitor, sem se conhecerem de qualquer lado? Quando se chega a isso, algo vai mal nessa pessoa…Já passou…Venham novas notícias, novos comentários, sem ataques de carácter pessoal, como esse, quando os visados, não se conhecem ou nunca se cruzaram na vida real…

    • Mas não tanto como tu gostas de ser palerma!…
      Antes pobre do que ser como tu…
      Ainda vais a tempo de convencer alguns tristes ignorantes a votar no Trump português e no seu BOSTA (ou Chega) ou lá como se chama o partido do tal comentador que escreve livros do Benfica com a bruxa Maya!
      ..

  6. Boa! Agora vamos poder focar-nos nas coisas verdadeiramente importantes, médico de família para os cães e gatos e a proibição do leite escolar.

    O mundo está louco.

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …