PS deverá vencer em Almada, mas sem maioria absoluta

Resultados da sondagem apontam para um novo executivo minoritário, tal como aconteceu há quatro anos. PS está em vantagem.

De acordo com uma sondagem realizada pelo Cesop – Universidade Católica Portuguesa para o Público, a atual presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, deverá vencer as próximas eleições autárquicas num cenário muito idêntico ao que teve lugar há quatro anos: com o PS a obter uma maioria relativa e a precisar do PSD para governar o município.

Contudo, a sondagem não afasta a hipótese de a comunista Maria das Dores Meira poder ser a mais votada.

O empate torna-se possível porque a diferença entre PS (33%) e CDU (29%) nas projeções de voto fica quase completamente dentro da margem de erro do inquérito, que é de 3,9%.

Além disso, o pior resultado previsto para o PS, que é de 29% (o melhor é de 37%), permite que o melhor resultado previsto para a CDU, de 33%, deixe os comunistas à frente dos socialistas (o pior resultado para a CDU ronda os 25%).

Neste intervalo, o estudo de opinião aponta entre 3 a 5 vereadores para o PS e 4 a 5 para a CDU.

Num executivo municipal composto por 11 elementos, Inês de Medeiros deverá voltar a precisar de uma coligação pós-eleitoral idêntica à que existe atualmente, em que o PS tem quatro mandatos e o PSD dois. Na melhor das hipóteses — cinco mandatos para o PS —, a atual autarca socialista poderá precisar apenas de um vereador da oposição para formar maioria.

Na sondagem, a coligação AD – Almada Desenvolvida (PSD, CDS-PP, Aliança, MPT e PPM) obtém 13% na estimativa de resultados eleitorais, um pouco menos do que os 14,08% alcançados pelo PSD em 2017.

O Bloco de Esquerda, de Joana Mortágua, aparece no estudo com 9%, o que indica, também, a possibilidade de uma queda ligeira relativamente aos 9,64% dos votos obtidos há quatro anos.

Já o PAN, que já em 2017 se estreou na eleição de um elemento para a assembleia municipal, recolhe, neste inquérito, 5% das intenções de voto. Uma subida relativamente às eleições anteriores, embora insuficiente para conseguir ter representante no executivo.

O Chega, com 5%, destaca-se da Iniciativa Liberal (2%), obtendo mais do dobro das intenções de voto.

Em Almada, 77% dos habitantes dizem ter a certeza de que irão votar nestas autárquicas. Apenas um por cento dizem que não tencionam ir às urnas, enquanto dois por cento têm a certeza de que não irão votar a 26 de setembro.

As eleições autárquicas são já a 26 de setembro e, no concelho de Almada, são quase 152 mil os eleitores que poderão optar entre sete candidatos: Bruno Coimbra (IL), Inês de Medeiros (PS), Joana Mortágua (BE), Manuel Matias (Chega), Maria das Dores Meira (CDU), Nuno Matias (Coligação Almada Desenvolvida – PSD, CDS, Aliança, MPT, PPM) ou Vítor Pinto (PAN).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADSE recua e volta a comparticipar atos prescritos pelo SNS

A Associação Nacional de Beneficiários (Associação 30 de Julho) revelou que a ADSE recuou, perante uma reclamação da entidade, e vai voltar a comparticipar atos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). “Na sequência da reclamação …

O maior sistema de cavernas do mundo é (ainda) mais extenso do que se pensava

O maior sistema de cavernas do mundo estabeleceu um novo recorde depois de uma equipa de topógrafos conseguir mapear mais 13 quilómetros das passagens no Parque Nacional de Mammoth Cave, em Kentucky, nos Estados Unidos. As …

"Por trás lá vem a facada". Costa critica "duplicidade" da postura do Governo da Madeira

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu que as autonomias precisam de “solidariedade e confiança mútua”, assente na verdade, criticando a “duplicidade” da postura do Governo da Madeira no relacionamento com a República. “As autonomias exigem …

Estrela foi banquete de um buraco negro e criou um fenómeno raríssimo

O resultado do encontro entre um buraco negro e uma estrela azarada deu origem a um fenómeno raríssimo detetado por astrónomos. Ao medirem a radiação X enquanto a estrela era devorada, perceberam que estavam perante um …

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …