/

PS descola da coligação nas sondagens, mas longe da maioria absoluta

9

Hugo Delgado / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS vencia a coligação com 4,9 pontos de vantagem, mas sem margem para uma maioria absoluta.

Os dados da sondagem da Intercampus para o Público, a TVI e a TSF aponta uma distribuição das intenções de voto com uma vantagem confortável para os socialistas: 37,6% para o PS contra 32,7% para a coligação PSD/CDS, 11% da CDU e o Bloco de Esquerda com 6%.

Os restantes partidos conseguiriam no total 6,7%. Os novos partidos, como o Livre/Tempo de Avançar ou o Partido Democrático Republicano, de Marinho Pinto, chegam a 1% das intenções de voto.

Entre os eleitores, inquiridos entre 26 de junho e 4 de julho, 65,7% prefere uma solução de Governo com maioria absoluta – uma situação que, a não se concretizar, poderia ser remediada com um governo de coligação entre o PS, PSD e CDS (36,4%) ou com um governo de coligação de partidos de esquerda (33,4%).

Com um erro máximo de amostragem considerado pela Intercampus de 3,1%, a sondagem contabilizou 10% de indecisos.

Logo que foram divulgados os resultados das sondagens, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, no seu comentário na TVI, que não se recorda “de haver 33% a defender um governo de esquerda para 36% a defender um bloco central alargado ao CDS”, alertando que “com um resultado destes, Passos saía logo a seguir”.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou na altura que o empate técnico entre a coligação de governo e os socialistas era “um aviso sério” ao líder socialista, António Costa, numa “altura crucial”.

Uma outra sondagem realizada há menos de um mês pela Universidade Católica colocava o PSD/CDS à frente do PS nas intenções de voto pela primeira vez, ainda que por um ponto percentual – 38% face a 37%.

Há quatro anos, a última sondagem feita pela Intercampus e editada pelo PÚBLICO, a TVI e a Rádio Comercial, colocava o PSD de Passos Coelho (36,5%), 5,4 pontos percentuais à frente do PS de José Sócrates (31,1%).

ZAP

9 Comments

  1. Na mouche. Sondagem encomendada, parametrizada e pronta na hora para não se falar do estado da nação… “… 5% de vantagem mas clara tendência para a maioria absoluta”… Na mouche!

  2. Viva!
    Vêm aí os estroinas e bancarroteiros do costume!
    Tudo porque o tuga cagão e cobarde, que até tem cérebro mas não tem memória, nestes quatro anos sequer tentou aprender com os erros – nas horas em que devia usar aquilo que lhe resta de miolos, foi-os adubando com o esterco televisivo.
    Passou o tempo a meter os dedos no cu ou a tirar macacos, enquanto via futebol, novelas e as Casas dos Segredos, de forma que, e como sobreviveu, já não se importa de servir novamente de besta de carga.
    Preparem-se que vem aí mais uma tragédia servida com rosas,..

  3. Não se pode levar as sondagens a sério. Amanhã vem outra sondagem da Católica para dar a vitória ao PSD/CDS, como é habitual! Conforme a fonte, assim se ganha e se perde!!

  4. E pronto…lá vamos nós ser enganados novamente…OH POVO abram os OLHOS.
    A cartomante Maia…é mais seria, porque diz o que faz na verdade.
    Agora o senhor Costa, faz-me lembrar o MISTER SOLUÇÕES, pergunta…lança as cartas e aí vem a solução 😉
    Ao contrário do MISTER COMPETÊNCIAS…que nos tirou do GRANDE BURACO que este Costa & Companhia nos colocou.
    POVO, o que querem? VIDA FÁCIL ou VIDA RESPONSÁVEL? Olhem para os filhos…netos…e decidam o melhor.
    Cá para mim, o MISTER COMPETÊNCIAS…apesar de nos ter comprimido por causa deste COSTA & COMPANHIA, salvou-nos do GRANDE BURACO e poderá fazer muito melhor a seguir.
    O PALAHAÇO MENTIROSO ESTRAGA, O INTELIGENTE COMPÕE, O PALHAÇO MENTIROSO ESTRAGA NOVAMENTE, O INTELIGENTE COMPÕE…conhecem a história?
    Mas na verdade o segundo, nunca foi nem nunca será palhaço, com o devido respeito pela profissão circense.
    Povo, não se embalem por tretas ou disparates…cheio de MISTER SOLUÇÕES anda o mundo cheio…verdade Costa & Companhia?

    • Qual Sassá Mutema… esse MISTER COMPETÊNCIAS.
      Quem come sempre a mesma coisa são os burros.
      As pessoas devem mudar as experiências de vida.
      Devemos acreditar na seriedade das pessoas, (até prova em contrário) e dar a oportunidade à mudança.
      A vida das pessoas não pode funcionar de acordo com a imposição de uma alemã que se diz democrata e no fim só se preocupa em fazer como o macaco, coçar para dentro..

  5. MRS – Marcelo Rebelo Sousa (crâneo da gaita de foles) sublinha a “forte tendência para a maioria absoluta!
    Será que a queratina (material de que é feito um corno) dá dor?

  6. ATENÇÃO QUE SOU APOLÍTICO.
    Vamos votar nos políticos ligados aos SUBMARINOS, TECNOFORMA, BPN, BES, às OPERAÇÕES FURACÃO, FACE OCULTA, MARQUÊS e a tantas outras semelhantes porque pelo menos já sabemos com o que contamos. E, vendo bem, poucos mais restam.
    Eu disse restam, não prestam. Favor não confundirem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.