PS descola da coligação nas sondagens, mas longe da maioria absoluta

Hugo Delgado / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS vencia a coligação com 4,9 pontos de vantagem, mas sem margem para uma maioria absoluta.

Os dados da sondagem da Intercampus para o Público, a TVI e a TSF aponta uma distribuição das intenções de voto com uma vantagem confortável para os socialistas: 37,6% para o PS contra 32,7% para a coligação PSD/CDS, 11% da CDU e o Bloco de Esquerda com 6%.

Os restantes partidos conseguiriam no total 6,7%. Os novos partidos, como o Livre/Tempo de Avançar ou o Partido Democrático Republicano, de Marinho Pinto, chegam a 1% das intenções de voto.

Entre os eleitores, inquiridos entre 26 de junho e 4 de julho, 65,7% prefere uma solução de Governo com maioria absoluta – uma situação que, a não se concretizar, poderia ser remediada com um governo de coligação entre o PS, PSD e CDS (36,4%) ou com um governo de coligação de partidos de esquerda (33,4%).

Com um erro máximo de amostragem considerado pela Intercampus de 3,1%, a sondagem contabilizou 10% de indecisos.

Logo que foram divulgados os resultados das sondagens, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, no seu comentário na TVI, que não se recorda “de haver 33% a defender um governo de esquerda para 36% a defender um bloco central alargado ao CDS”, alertando que “com um resultado destes, Passos saía logo a seguir”.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou na altura que o empate técnico entre a coligação de governo e os socialistas era “um aviso sério” ao líder socialista, António Costa, numa “altura crucial”.

Uma outra sondagem realizada há menos de um mês pela Universidade Católica colocava o PSD/CDS à frente do PS nas intenções de voto pela primeira vez, ainda que por um ponto percentual – 38% face a 37%.

Há quatro anos, a última sondagem feita pela Intercampus e editada pelo PÚBLICO, a TVI e a Rádio Comercial, colocava o PSD de Passos Coelho (36,5%), 5,4 pontos percentuais à frente do PS de José Sócrates (31,1%).

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Na mouche. Sondagem encomendada, parametrizada e pronta na hora para não se falar do estado da nação… “… 5% de vantagem mas clara tendência para a maioria absoluta”… Na mouche!

  2. Viva!
    Vêm aí os estroinas e bancarroteiros do costume!
    Tudo porque o tuga cagão e cobarde, que até tem cérebro mas não tem memória, nestes quatro anos sequer tentou aprender com os erros – nas horas em que devia usar aquilo que lhe resta de miolos, foi-os adubando com o esterco televisivo.
    Passou o tempo a meter os dedos no cu ou a tirar macacos, enquanto via futebol, novelas e as Casas dos Segredos, de forma que, e como sobreviveu, já não se importa de servir novamente de besta de carga.
    Preparem-se que vem aí mais uma tragédia servida com rosas,..

  3. Não se pode levar as sondagens a sério. Amanhã vem outra sondagem da Católica para dar a vitória ao PSD/CDS, como é habitual! Conforme a fonte, assim se ganha e se perde!!

  4. E pronto…lá vamos nós ser enganados novamente…OH POVO abram os OLHOS.
    A cartomante Maia…é mais seria, porque diz o que faz na verdade.
    Agora o senhor Costa, faz-me lembrar o MISTER SOLUÇÕES, pergunta…lança as cartas e aí vem a solução 😉
    Ao contrário do MISTER COMPETÊNCIAS…que nos tirou do GRANDE BURACO que este Costa & Companhia nos colocou.
    POVO, o que querem? VIDA FÁCIL ou VIDA RESPONSÁVEL? Olhem para os filhos…netos…e decidam o melhor.
    Cá para mim, o MISTER COMPETÊNCIAS…apesar de nos ter comprimido por causa deste COSTA & COMPANHIA, salvou-nos do GRANDE BURACO e poderá fazer muito melhor a seguir.
    O PALAHAÇO MENTIROSO ESTRAGA, O INTELIGENTE COMPÕE, O PALHAÇO MENTIROSO ESTRAGA NOVAMENTE, O INTELIGENTE COMPÕE…conhecem a história?
    Mas na verdade o segundo, nunca foi nem nunca será palhaço, com o devido respeito pela profissão circense.
    Povo, não se embalem por tretas ou disparates…cheio de MISTER SOLUÇÕES anda o mundo cheio…verdade Costa & Companhia?

    • Qual Sassá Mutema… esse MISTER COMPETÊNCIAS.
      Quem come sempre a mesma coisa são os burros.
      As pessoas devem mudar as experiências de vida.
      Devemos acreditar na seriedade das pessoas, (até prova em contrário) e dar a oportunidade à mudança.
      A vida das pessoas não pode funcionar de acordo com a imposição de uma alemã que se diz democrata e no fim só se preocupa em fazer como o macaco, coçar para dentro..

  5. MRS – Marcelo Rebelo Sousa (crâneo da gaita de foles) sublinha a “forte tendência para a maioria absoluta!
    Será que a queratina (material de que é feito um corno) dá dor?

  6. ATENÇÃO QUE SOU APOLÍTICO.
    Vamos votar nos políticos ligados aos SUBMARINOS, TECNOFORMA, BPN, BES, às OPERAÇÕES FURACÃO, FACE OCULTA, MARQUÊS e a tantas outras semelhantes porque pelo menos já sabemos com o que contamos. E, vendo bem, poucos mais restam.
    Eu disse restam, não prestam. Favor não confundirem.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …