PS descola da coligação nas sondagens, mas longe da maioria absoluta

Hugo Delgado / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS vencia a coligação com 4,9 pontos de vantagem, mas sem margem para uma maioria absoluta.

Os dados da sondagem da Intercampus para o Público, a TVI e a TSF aponta uma distribuição das intenções de voto com uma vantagem confortável para os socialistas: 37,6% para o PS contra 32,7% para a coligação PSD/CDS, 11% da CDU e o Bloco de Esquerda com 6%.

Os restantes partidos conseguiriam no total 6,7%. Os novos partidos, como o Livre/Tempo de Avançar ou o Partido Democrático Republicano, de Marinho Pinto, chegam a 1% das intenções de voto.

Entre os eleitores, inquiridos entre 26 de junho e 4 de julho, 65,7% prefere uma solução de Governo com maioria absoluta – uma situação que, a não se concretizar, poderia ser remediada com um governo de coligação entre o PS, PSD e CDS (36,4%) ou com um governo de coligação de partidos de esquerda (33,4%).

Com um erro máximo de amostragem considerado pela Intercampus de 3,1%, a sondagem contabilizou 10% de indecisos.

Logo que foram divulgados os resultados das sondagens, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, no seu comentário na TVI, que não se recorda “de haver 33% a defender um governo de esquerda para 36% a defender um bloco central alargado ao CDS”, alertando que “com um resultado destes, Passos saía logo a seguir”.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou na altura que o empate técnico entre a coligação de governo e os socialistas era “um aviso sério” ao líder socialista, António Costa, numa “altura crucial”.

Uma outra sondagem realizada há menos de um mês pela Universidade Católica colocava o PSD/CDS à frente do PS nas intenções de voto pela primeira vez, ainda que por um ponto percentual – 38% face a 37%.

Há quatro anos, a última sondagem feita pela Intercampus e editada pelo PÚBLICO, a TVI e a Rádio Comercial, colocava o PSD de Passos Coelho (36,5%), 5,4 pontos percentuais à frente do PS de José Sócrates (31,1%).

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Na mouche. Sondagem encomendada, parametrizada e pronta na hora para não se falar do estado da nação… “… 5% de vantagem mas clara tendência para a maioria absoluta”… Na mouche!

  2. Viva!
    Vêm aí os estroinas e bancarroteiros do costume!
    Tudo porque o tuga cagão e cobarde, que até tem cérebro mas não tem memória, nestes quatro anos sequer tentou aprender com os erros – nas horas em que devia usar aquilo que lhe resta de miolos, foi-os adubando com o esterco televisivo.
    Passou o tempo a meter os dedos no cu ou a tirar macacos, enquanto via futebol, novelas e as Casas dos Segredos, de forma que, e como sobreviveu, já não se importa de servir novamente de besta de carga.
    Preparem-se que vem aí mais uma tragédia servida com rosas,..

  3. Não se pode levar as sondagens a sério. Amanhã vem outra sondagem da Católica para dar a vitória ao PSD/CDS, como é habitual! Conforme a fonte, assim se ganha e se perde!!

  4. E pronto…lá vamos nós ser enganados novamente…OH POVO abram os OLHOS.
    A cartomante Maia…é mais seria, porque diz o que faz na verdade.
    Agora o senhor Costa, faz-me lembrar o MISTER SOLUÇÕES, pergunta…lança as cartas e aí vem a solução 😉
    Ao contrário do MISTER COMPETÊNCIAS…que nos tirou do GRANDE BURACO que este Costa & Companhia nos colocou.
    POVO, o que querem? VIDA FÁCIL ou VIDA RESPONSÁVEL? Olhem para os filhos…netos…e decidam o melhor.
    Cá para mim, o MISTER COMPETÊNCIAS…apesar de nos ter comprimido por causa deste COSTA & COMPANHIA, salvou-nos do GRANDE BURACO e poderá fazer muito melhor a seguir.
    O PALAHAÇO MENTIROSO ESTRAGA, O INTELIGENTE COMPÕE, O PALHAÇO MENTIROSO ESTRAGA NOVAMENTE, O INTELIGENTE COMPÕE…conhecem a história?
    Mas na verdade o segundo, nunca foi nem nunca será palhaço, com o devido respeito pela profissão circense.
    Povo, não se embalem por tretas ou disparates…cheio de MISTER SOLUÇÕES anda o mundo cheio…verdade Costa & Companhia?

    • Qual Sassá Mutema… esse MISTER COMPETÊNCIAS.
      Quem come sempre a mesma coisa são os burros.
      As pessoas devem mudar as experiências de vida.
      Devemos acreditar na seriedade das pessoas, (até prova em contrário) e dar a oportunidade à mudança.
      A vida das pessoas não pode funcionar de acordo com a imposição de uma alemã que se diz democrata e no fim só se preocupa em fazer como o macaco, coçar para dentro..

  5. MRS – Marcelo Rebelo Sousa (crâneo da gaita de foles) sublinha a “forte tendência para a maioria absoluta!
    Será que a queratina (material de que é feito um corno) dá dor?

  6. ATENÇÃO QUE SOU APOLÍTICO.
    Vamos votar nos políticos ligados aos SUBMARINOS, TECNOFORMA, BPN, BES, às OPERAÇÕES FURACÃO, FACE OCULTA, MARQUÊS e a tantas outras semelhantes porque pelo menos já sabemos com o que contamos. E, vendo bem, poucos mais restam.
    Eu disse restam, não prestam. Favor não confundirem.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …