PS descola da coligação nas sondagens, mas longe da maioria absoluta

Hugo Delgado / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

Se as eleições legislativas fossem hoje, o PS vencia a coligação com 4,9 pontos de vantagem, mas sem margem para uma maioria absoluta.

Os dados da sondagem da Intercampus para o Público, a TVI e a TSF aponta uma distribuição das intenções de voto com uma vantagem confortável para os socialistas: 37,6% para o PS contra 32,7% para a coligação PSD/CDS, 11% da CDU e o Bloco de Esquerda com 6%.

Os restantes partidos conseguiriam no total 6,7%. Os novos partidos, como o Livre/Tempo de Avançar ou o Partido Democrático Republicano, de Marinho Pinto, chegam a 1% das intenções de voto.

Entre os eleitores, inquiridos entre 26 de junho e 4 de julho, 65,7% prefere uma solução de Governo com maioria absoluta – uma situação que, a não se concretizar, poderia ser remediada com um governo de coligação entre o PS, PSD e CDS (36,4%) ou com um governo de coligação de partidos de esquerda (33,4%).

Com um erro máximo de amostragem considerado pela Intercampus de 3,1%, a sondagem contabilizou 10% de indecisos.

Logo que foram divulgados os resultados das sondagens, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, no seu comentário na TVI, que não se recorda “de haver 33% a defender um governo de esquerda para 36% a defender um bloco central alargado ao CDS”, alertando que “com um resultado destes, Passos saía logo a seguir”.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou na altura que o empate técnico entre a coligação de governo e os socialistas era “um aviso sério” ao líder socialista, António Costa, numa “altura crucial”.

Uma outra sondagem realizada há menos de um mês pela Universidade Católica colocava o PSD/CDS à frente do PS nas intenções de voto pela primeira vez, ainda que por um ponto percentual – 38% face a 37%.

Há quatro anos, a última sondagem feita pela Intercampus e editada pelo PÚBLICO, a TVI e a Rádio Comercial, colocava o PSD de Passos Coelho (36,5%), 5,4 pontos percentuais à frente do PS de José Sócrates (31,1%).

ZAP

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Na mouche. Sondagem encomendada, parametrizada e pronta na hora para não se falar do estado da nação… “… 5% de vantagem mas clara tendência para a maioria absoluta”… Na mouche!

  2. Viva!
    Vêm aí os estroinas e bancarroteiros do costume!
    Tudo porque o tuga cagão e cobarde, que até tem cérebro mas não tem memória, nestes quatro anos sequer tentou aprender com os erros – nas horas em que devia usar aquilo que lhe resta de miolos, foi-os adubando com o esterco televisivo.
    Passou o tempo a meter os dedos no cu ou a tirar macacos, enquanto via futebol, novelas e as Casas dos Segredos, de forma que, e como sobreviveu, já não se importa de servir novamente de besta de carga.
    Preparem-se que vem aí mais uma tragédia servida com rosas,..

  3. Não se pode levar as sondagens a sério. Amanhã vem outra sondagem da Católica para dar a vitória ao PSD/CDS, como é habitual! Conforme a fonte, assim se ganha e se perde!!

  4. E pronto…lá vamos nós ser enganados novamente…OH POVO abram os OLHOS.
    A cartomante Maia…é mais seria, porque diz o que faz na verdade.
    Agora o senhor Costa, faz-me lembrar o MISTER SOLUÇÕES, pergunta…lança as cartas e aí vem a solução 😉
    Ao contrário do MISTER COMPETÊNCIAS…que nos tirou do GRANDE BURACO que este Costa & Companhia nos colocou.
    POVO, o que querem? VIDA FÁCIL ou VIDA RESPONSÁVEL? Olhem para os filhos…netos…e decidam o melhor.
    Cá para mim, o MISTER COMPETÊNCIAS…apesar de nos ter comprimido por causa deste COSTA & COMPANHIA, salvou-nos do GRANDE BURACO e poderá fazer muito melhor a seguir.
    O PALAHAÇO MENTIROSO ESTRAGA, O INTELIGENTE COMPÕE, O PALHAÇO MENTIROSO ESTRAGA NOVAMENTE, O INTELIGENTE COMPÕE…conhecem a história?
    Mas na verdade o segundo, nunca foi nem nunca será palhaço, com o devido respeito pela profissão circense.
    Povo, não se embalem por tretas ou disparates…cheio de MISTER SOLUÇÕES anda o mundo cheio…verdade Costa & Companhia?

    • Qual Sassá Mutema… esse MISTER COMPETÊNCIAS.
      Quem come sempre a mesma coisa são os burros.
      As pessoas devem mudar as experiências de vida.
      Devemos acreditar na seriedade das pessoas, (até prova em contrário) e dar a oportunidade à mudança.
      A vida das pessoas não pode funcionar de acordo com a imposição de uma alemã que se diz democrata e no fim só se preocupa em fazer como o macaco, coçar para dentro..

  5. MRS – Marcelo Rebelo Sousa (crâneo da gaita de foles) sublinha a “forte tendência para a maioria absoluta!
    Será que a queratina (material de que é feito um corno) dá dor?

  6. ATENÇÃO QUE SOU APOLÍTICO.
    Vamos votar nos políticos ligados aos SUBMARINOS, TECNOFORMA, BPN, BES, às OPERAÇÕES FURACÃO, FACE OCULTA, MARQUÊS e a tantas outras semelhantes porque pelo menos já sabemos com o que contamos. E, vendo bem, poucos mais restam.
    Eu disse restam, não prestam. Favor não confundirem.

RESPONDER

Maternidade Alfredo da Costa fechou Urgência este domingo. Faltam anestesistas

No dia em que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) faz 40 anos, a emblemática Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, ficou com a porta da Urgência fechada durante a madrugada e toda a …

"Jojo Rabbit" vence prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto

O filme "Jojo Rabbit" venceu no domingo o prémio do público do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), tornando-se assim um forte candidato a vencedor dos Óscares deste ano. O filme do realizador neozelandês Taika …

Dívida da Assistência na Doença aos Militares ascende a quase 95 milhões de euros

A dívida da Assistência na Doença aos Militares (ADM), gerida pelo Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA), ascende a quase 95 milhões de euros, valor que representa um aumento de 5,5% face aos …

Portugal conquista três medalhas na Taça do Mundo de ginástica acrobática

Portugal conquistou no domingo três medalhas, uma de ouro e duas de prata, no último dia da Taça do Mundo de ginástica acrobática. Esta prova antecede o Europeu, que acontecerá entre 30 de Outubro e …

"Nesta legislatura, andámos a recuperar aquilo que tinha sido destruído"

O secretário-geral do PS, António Costa, promete que, na próxima legislatura, o partido vai "fazer o avanço de que o SNS precisa". O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu este domingo que quem quer a …

De esquiador a vencedor da Vuelta, Roglic pedalou para entrar na história

O esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma, confirmou este domingo a vitória da Volta à Espanha na sua estreia na competição. O pódio ficou completo com Alejandro Valverde e Tadej Pogacar, respetivamente. O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick …

CDS quer estatuto de benefícios fiscais para o interior

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse hoje em Viseu que o interior deve ter um estatuto de benefícios fiscais, com reduções no IRS, no IRC ou nas portagens. "Temos uma proposta muito forte para o …

Jerónimo responde com sorriso à tese do voto útil do Bloco

O Bloco diz que o voto útil é no BE, contra a maioria absoluta. Jerónimo de Sousa, questionado sobre o que pensa da afirmação de Catarina Martins, respondeu: "Não acho nem deixo de achar. O …

No seu primeiro encontro, Boris dirá a Juncker que não vai adiar novamente o Brexit

Naquela que será a primeira vez que Boris Jonhson e Jean-Claude Juncker se encontram, o primeiro-ministro britânico vai defender que o Reino Unido não está preparado para adiar mais uma vez o Brexit. Boris Johnson prepara-se …

Ataques com drones paralisam metade da produção saudita. Preço do petróleo sobe mais de 10%

Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita paralisaram metade de produção de petróleo do país que é um dos maiores produtores a nível mundial. Segundo a Saudi Aramco, os dez drones explosivos, que …