PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

ppdpsd / Flickr

Rui Rio, presidente do PSD, acompanhado pelo primeiro-ministro, António Costa

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso.

Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a ser o mais popular. No entanto, segundo o barómetro de abril da Intercampus para o Correio da Manhã e Jornal de Negócios, esta percentagem volta a ser inferior à do mês anterior – menos 1,4 pontos percentuais, a maior perda mensal desde setembro.

Ainda assim, os socialistas mantêm uma larga distância de 13 pontos percentuais para o PSD, que recua ligeiramente para 23,3% das intenções de voto.

Já o Bloco de Esquerda e o Chega, em extremos opostos, recolhem 9,4% das intenções, em disputa pelo terceiro lugar. Os bloquistas são os que mais sobem, com mais 1,1 pontos percentuais. O Chega cresce quase meio ponto.

CDU, Iniciativa Liberal e PAN lutam pelo quinto lugar, sendo que só este último regista uma subida. A CDU (PCP e PEV) desce para 5,2%, o Iniciativa Liberal cai para 5% e o PAN ascende aos 4,8%.

Apesar da subida próxima de um ponto percentual, o CDS (3,1% das intenções) surge mais atrás. Só o Livre surge abaixo dos centristas, com 0,4%.

O partido de António Costa sai penalizado pela atuação do Governo, nomeadamente pela venda da concessão das barragens da EDP e pelo reforço dos apoios sociais aprovados na Assembleia da República contra a vontade do Executivo e do PS.

No entanto, António Costa é o líder partidário com melhor imagem para os portugueses: recebe 3,3 pontos, numa escala de 1 a 5. A bloquista Catarina Martins (com 3 pontos) surge logo atrás. Todos os restantes recebem valores negativos, com André Ventura (1,9 pontos) em último.

A Presidência da República, através de Marcelo Rebelo de Sousa, é a instituição com melhor imagem para os inquiridos: numa escala de 1 a 5, recebe 3,7 pontos. Entre os ministros, Marta Temido, ministra da Saúde, é a mais popular, e Eduardo Cabrita, da Administração Interna, o menos popular.

A sondagem da Intercampos resulta de 609 entrevistas feitas a portugueses com 18 ou mais anos, eleitoralmente recenseados e residentes em Portugal continental, entre os dias 7 e 13 de abril.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. E mesmo que Cavaco Silva tenha recebido donativos do BES, qual será nesta fase, o interesse para os Portugueses? Estes bloquistas, são mesmo uma cambada de parasitas. Deviam se preocupar e se centrar nos temas actuais, como a venda das barragens e levar mesmo essa situação ás mais altas instâncias Europeias, o procurador Guerra, que já está esquecido, e ainda procurarem ser, os sérios que dizem ser, mas que as moradas fantasmas mostram o contrário, procurarem que haja um combate efectivo á enorme corrupção que domina a vida dos políticos em harmonia com todos os que vivem praticamente do erário público, e que corrói toda avida económica do País.

    • Claro… o problema são os malandros de BE…
      E, só por acaso, foram os bloquistas os primeiros (únicos!) a alertar para a negociata das barragens!…

    • Moradas fantasma, onde a maioria são do PS e PSD. Sim, o BE teve um caso, a qual pediu de imediato a suspensão do mandato. Já os PS, PSD e CDS, estão todos “tranquilos” , o que quer dizer entalados, mas nenhum se demitiu das suas funções dando lugar a outros mais limpos!!!

      • Exacto, além da deputada do BE que teve aluma vergonha e já cedeu o seu lugar, há 4 “honestos” do PSD, 3 do PS e um do CDS!
        O advogado/consultor/padreco do CDS até ficou muito indignado e diz que a casa perto de Lisboa onde ele “não vive” é do irmão!…

        • Ladrões à solta, por todos o lado. É tudo da mesma farinha. O grande inspirador é o saca milhões, o tal que dizia que os milhões que manifestava, era a mãe que lhos dava!

          • Sim, mas no seu primeiro comentário aludia apenas à deputada do BE, esquecendo-se de todos os outros.
            E foi logo falar da única que ainda teve um pingo de vergonha e renunciou ao cargo. Estranho…
            Já quanto aos outros ainda lá continuam a mamar.

    • Em matéria de moradas falsas o PSD e o PS, só por um mero acaso, até são os que têm mais representantes.
      Mas isso para si não lhe interessa.
      O que lhe interessa é a deputada do BE, que por acaso renunciou logo ao mandato.
      Já o deputado Duarte Pacheco p.e. refugiou-se em subterfúgios e não renunciou. E dos outros também não tenho notícia!
      Ambos agiram mal, mas parece que o Duarte Pacheco agiu pior, não acha?
      Quanto ao Cavaco, tem razão, foi há muito tempo e já pouco interesse terá para os portugueses.
      Tal como o Sócrates, digo eu!

      • O que reagiu pior foi o “artista” do CDS que diz que o MP o confundiu com o irmão e que ambos são muito parecidos!…

  2. É curioso como o PAN, que nasceu como o partido dos direitos dos animais, se vai afirmando como o verdadeiro partido ambientalista, um partido de esquerda com valores mas sem manias ldeológicas. Talvez seja isso de que os portugueses precisam, uma esquerda ética mas não folclórica.

    • Os políticos portugueses, hoje, substituíram a sua aptidão e competência pela arte exímia do saque. Ninguém está inocente. Há uma crise enorme de valor e talento e, por isso, o país continua num deserto de progresso e triste melancolia.

  3. E eu a pensar que o PS estaria a ser prejudicado por causa de ter colocado em prisão domiciliária alguns milhões de portugueses… Afinal… (havia outra…), É por causa das “negociatas”… Já ninguém quer saber dos direitos fundamentais!?… Quanto ao PANdemia… E eu que quando estudei me disseram que na A.R. estavam os representantes dos cidadãos… Afinal…(havia mais uma)… Também estão na A.R. os representantes da bicharada… Ele há com cada uma…

    • Antes estarem na AR os representantes dos bichos do que estarem os bichos propriamente ditos, que é o que acontece nalgumas bancadas parlamentares…

RESPONDER

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …