PS junta-se à direita e chumba reversão de leis laborais

PSD / Flickr

Os socialistas chumbaram ou abstiveram-se nas iniciativas legislativas do PCP, BE e PEV para reverter vários pontos da legislação laboral.

O Partido Socialista juntou-se assim ao PSD e ao CDS para chumbar os diplomas apresentados pelo PCP, BE e PEV para alterar a legislação laboral em matérias como o banco de horas, a adaptabilidade e convenções coletivas de trabalho.

De acordo com a TSF, apenas um diploma do Bloco de Esquerda sobre a adaptabilidade laboral e banco de horas individual baixou diretamente à comissão de Trabalho, sem votação na generalidade, já que o Governo do PS prevê produzir alterações em sede de concertação social.

“Foi claro que o PS deu uma ‘tampa’ à extrema-esquerda“, disse Filipe Anacoreta, o deputado do CDS. Durante o debate, o partido socialista foi pressionado pela esquerda a aprovar as alterações, e pela oposição a respeitar a estabilidade a legislação.

Uma das perguntas mais ouvidas na Assembleia da República foi “de que lado está o PS?”. Wanda Guimarães, deputada socialista, não hesitou e respondeu “ninguém entala o PS“. “Podem colocar-nos à vontade em cima do muro. Não temos medo das alturas. E temos dado saltos muito positivos e muito seguros em benefício dos trabalhadores”, disse.

Após o chumbo, a deputada do PCP Rita Rato lamentou a “oportunidade perdida” com o voto contra de “PS, PSD e CDS, os três encostados“.

Costa anuncia propostas laborais a 23 de Março

Este chumbo do PS às propostas do PCP sobre contratação colectiva foi um dos temas abordados no debate quinzenal desta quinta-feira, na Assembleia da República, com Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, a considerar que se trata de um erro.

Não queremos crer que o Governo não vai cumprir o seu programa. Revogar o banco de horas está no programa do Governo. Quando? Por que não ontem? Quanto tempo estaremos à espera?”, questionou a líder bloquista.

Na resposta, o primeiro-ministro garantiu que o Executivo vai cumprir e até avançou a data para apresentar as propostas, quer quanto ao banco de horas individual, quer quanto à precariedade. António Costa revela que o Governo vai apresentar, na concertação social, uma série de propostas sobre a legislação laboral no próximo dia 23 de Março.

Na reacção, Catarina Martins prometeu continuar a exigir o cumprimento dos compromissos assumidos pelo executivo minoritário do PS, afirmando que a sua bancada está “cá para estorvar”, para “proteger os direitos dos trabalhadores”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …

Já sabemos qual é o segredo para superar a inveja

De acordo com uma investigação recente, temos mais inveja da experiência de uma determinada pessoa antes de ter acontecido do que depois de já ter passado. O segredo está no tempo. Pesquisas anteriores mostraram que os …

Holanda é a vencedora da 64.ª edição da Eurovisão

A Holanda, que venceu pela última vez há 44 anos, foi o país que obteve maior pontuação (492 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e pelos júris nacionais dos 41 países que participaram na …

Primavera em Plutão: uma análise ao longo de 30 anos

Sempre que passa em frente de uma estrela, Plutão fornece informações preciosas sobre a sua atmosfera, preciosas porque as ocultações de Plutão são raras.  A investigação realizada por investigadores do Observatório de Paris, ao longo …

Os carros voadores podem fazer parte do transporte público de Paris em 5 anos

A operadora de transportes públicos RATP, que administra os serviços de autocarros, elétricos e metros em Paris, anunciou a sua parceria com a companhia aérea europeia Airbus para "estudar a viabilidade" de incorporar veículos voadores …

Porto vs Sporting | Dragões vencem clássico quente

O FC Porto fechou o campeonato com uma vitória, ao bater o Sporting por 2-1, no Dragão, conseguindo, por fim, derrotar um dos principais rivais na principal prova portuguesa de clubes esta temporada. O Sporting …

Uma das ilhas mais remotas do mundo está a afogar-se num mar de plástico

Localizada a mais de dois mil quilómetros da costa noroeste da Austrália, a ilha dos Cocos pode não ter muita população, mas lidera em termos de acumulação de plástico. De acordo com um estudo publicado na …

Benfica vs Santa Clara | Águia garante 37º título

O Benfica venceu o Santa Clara no Estádio da Luz, por 4-1, e sagrou-se campeão da Liga NOS 2018/19, o 37º título da História do emblema “encarnado”. Num jogo mais difícil do que o resultado …

Benfica é campeão nacional de futebol

O Benfica venceu o Santa Clara por 4-1 com golos de Seferovic (dois), João Félix e Rafa e é campeão nacional da temporada 2018/19. Ao vencer o 'nacional' de 1976/77, os 'encarnados' somaram, então, o quinto …