PS aumenta vantagem (e pequenos partidos reforçados)

João Relvas / Lusa

Um mês depois da ida às urnas de 6 de outubro, o PS aumentou a vantagem em relação ao PSD, apesar de estarem ambos em queda.

De acordo com a sondagem realizada para o Correio da Manhã e para o Jornal de Negócios, o PAN ultrapassa mesmo o CDS. Entre os três partidos que conquistaram representação parlamentar pela primeira vez nestas legislativas, o Livre ganha popularidade e o Iniciativa Liberal perde terreno.

De acordo com a sondagem da Intercampus, o PS cai de 36,43% para 35,6%; o PSD recua de 27,76% para 24,8%; e a Iniciativa Liberal passa da fatia de 1,29% obtida a 6 de outubro para 0,8%. O Bloco de Esquerda sobe de 9,52% para 10,7% e a CDU atinge 6,9%, o que compara com os 6,33% das legislativas.

Já o PAN ganha destaque, chegando agora a 5,3%, valor que compara com os 3,32% conquistados nas legislativas. O partido de André Silva ultrapassa assim o CDS, que ainda assim sobe de 4,22% para 4,4%.

Entre os novos partidos com assento parlamentar, o Livre de Joacine Katar Moreira é o mais popular: sobe de 1,09% para 2,7%. O Chega de André Ventura atinge 2,5%, tendo alcançado 1,29% a 6 de outubro.

Esta sondagem baseou-se em trabalho de campo decorrido entre 22 e 28 de outubro. A amostra foi constituída por 604 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional: 288 a homens e 316 a mulheres; 132 a pessoas entre os 18 e os 34 anos, 219 entre os 35 e os 54 anos e 253 a pessoas com 55 ou mais anos; 230 no Norte, 140 no Centro, 163 em Lisboa, 45 no Alentejo e 26 no Algarve.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Se fosse a ti preocupava-me mais com o teu PS. Com as negociatas do novo aeroporto e do lítio em curso tudo parece bem encaminhado para irmos para onde o outro, que esteve preso, nos deixou. É mais do mesmo

      • Preocupar-me com o meu PS? Com tanto “escândalo” anteriores a 6 outubro, tais como Tancos, incêndios, familigate e outros casos, as negociatas do novo aeroporto e lítio são peanuts!

        • Preocupa-me muito mais as trapalhadas em que o meu PSD tem andado todos este anos metido. O que o PS tem feito comparativamente são amendoins, o Escavacado roubou tudo e todos e o Coelhone fartou-se roubar os tugas.

  1. O ZAP não gosta mesmo que se questione ou se dê opiniões sobre as escolhas das suas fontes. Qualquer comentário que diga que o Marques Mendes não tem qualidade como comentador é sistematicamente censurado. Verdadeiramente incrível…

RESPONDER

A Lua pintou-se de vermelho na Argentina (e a causa não é propriamente boa)

Uma estranha lua com tons avermelhados pintou o céu da Argentina. O fenómeno misterioso encheu as redes sociais de fotografias e teorias. Em diferentes regiões da Argentina, várias pessoas puderam apreciar, nas últimas noites, a Lua …

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …