PS quer agravar pena de abandono que coloque em perigo a vida do animal

O PS fez uma proposta que prevê o agravamento duplicado da pena para abandonos que coloquem em perigo a vida dos animais de estimação. PAN e PSD já tinham proposto uma medida semelhante.

O PS é o mais recente partido a propor a alteração e revisão do Código Penal no que toca ao maltrato ou abandono de animais de companhia. PAN e PSD são as outras forças partidárias a favor desta medida. Já tinha sida apresenta uma proposta na legislatura anterior, mas que acabou por não ser aprovada.

O objetivo, de acordo com a TSF, é aumentar as penas e esclarecer dúvidas e problemas que surgiram nos tribunais. A proposta do PS é diferente da primeira apresentada por PAN e PSD e sugere uma pena duplicada para o abandono que coloque em perigo a vida do animal.

A lei atual prevê que os casos de abandono sejam punidos com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias. Assim, caso a nova proposta do PS seja aprovada, nos casos em que a vida do animal fique em risco, a pena será duplicada.

Além disso, quem for condenado por maus tratos a animais poderá ficar proibido de ter um animal de estimação nos próximos dez anos.Cavalos ou animais de pecuária também estão incluídos na proposta do PS que deu entrada na Assembleia da República.

O último relatório de segurança, relativo a 2018, contabilizou 1.276 denúncias por maus tratos a animais de estimação e 701 por abandono.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É muito fácil fazer leis que não podem nem devem ser cumpridas. Se uma pessoa tem um animal de estimação ( parece que o termo também é incorrecto) e deixar de ter hipóteses de o alimentar, tratar, etc, qual a solução ? Entrega no canil municipal ? E aí não há multas pelos maus tratos aos animais ?

    Que paciência !!!!

  2. concordo que se tenha que punir quem maltrata os animais, mas nao precisam de chegar ao exagero.
    pena que nao façam o mesmo aos pedofilos, agressores da violencia domestica, incendiarios, abandono de idosos,etc.
    o que dá a entender é que a vida dos animais é mais importante do que a vida humana

    • Não penso que a Vida de um Animal seja mais importante de que a Vida Humana, ao afirmar tal teoria está a exagerar. A Vida Humana tem a sua grande importância, mas maus tratos a Animais de companhia tem de ser severamente punidos. De forma nenhuma se deve “banalizar” tais actos !…. Nem para Pessoas nem para Animais !…. OK ???

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …