//

PS acusa Rui Rio de ter deixado demasiado lucro na Câmara

29

RTP / Flickr

Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

O PS considera que o resultado positivo de 23,6 milhões de euros, obtido pela Câmara Municipal do Porto em 2013, mostra que “Rui Rio não foi tão bom gestor como isso, porque podia ter feito mais pela cidade e não fez”.

“É um saldo de gerência extraordinariamente elevado e que, numa primeira análise, não abona muito a favor de quem o deixou”, reforçou o líder do grupo municipal socialista na Assembleia Municipal do Porto, Gustavo Pimenta, em declarações prestadas à agência Lusa.

O eleito fez esse comentário a respeito da proposta da “primeira revisão” ao orçamento camarário deste ano, que os deputados municipais discutem segunda-feira e que tem como única finalidade, que a lei impõe, integrar o saldo de gerência de 23,6 milhões obtido no ano passado.

André Noronha, o líder do grupo independente Porto, O Nosso Partido, pelo qual Rui Moreira foi eleito presidente da Câmara, defendeu que, “se houver um próximo saldo de gerência, uma de duas: ou se abate dívida ou se baixam impostos”.

“Eu gostava que servisse para baixar o IMI e não para alimentar despesa”, especificou André Noronha, deixando assim uma ideia para o futuro.

Sobre aquela proposta, a CDU tem decisão tomada: vai votar contra, em coerência, porque já o tinha feito contra o orçamento. “O orçamento era mau e continua mau”, resumiu o deputado Artur Ribeiro.

O Bloco de Esquerda (BE) tem uma posição similar à da CDU, frisando o deputado José Castro que o que está em causa são “as opções” inscritas no orçamento e essas “mantêm-se”.

ZAP /Lusa

29 Comments

  1. O PS sempre soube ser gastador. Por isso é que o País está como está. Por isso é que o PS teve de estender a mão ao FMI o que nos levou nestes três anos a sofrer as consequências.

  2. Realmente não se percebe… politico que é politico deve gastar tudo o que tem e se possivel deixar ainda um buraco para a administração seguinte.. agora deixar a camara com saldo positivo é mesmo má gestão politica.

    Ironias à parte, é triste é ver que é esta a mentalidade que predomina na administração publica. Que os orçamentos são para espremer até ao fim sob pena de no ano seguinte ser reduzida essa rubrica.
    Não abona é nada a favor do PS dizer tal barbaridade. Mas assim se ve a mentalidade esbanjadora que reina no partido (e na politica em geral)

  3. Se alguém ainda tem duvidas acerca da gestão económica/financeira do PS, independentemente do lugar ocupado, aqui está a prova…. SUGAR… SUGAR o mais possível e quando o dinheiro acabar logo se verá… em todos os governos socialistas a desgraça económica/financeira foi total (todos se lembram do Sr. (Eng.) Sócrates). e claro está…. quando alguém gere honestamente e com o máximo rigor os dinheiros públicos ao ponto de gerar lucro, para os socialistas é o maior escândalo !!! Olhem só o jeito que fazia para todos os seus “boys”… !!!! que desperdício…!!!!
    PARABENS Dr. Rui Rio, pelo seu saber como Economista, a sua visão estratégica, mas acima de tudo pela sua honestidade, tornando a Câmara do Porto uma das mais ricas do País. E agora, qualquer que sejam as alegações contrárias a estas verdades, elas valem o que valem… ZERO só provando total ignorância e desprezo,

  4. Os senhores “Eleitores de Fascistas” que aqui se indignam com este título, deviam informar-se melhor e interpretar as criticas e as justas acusações sobre uma gestão de cortes às horas extraordinárias e subsídios dos funcionários da Câmara assim como da cobrança abusiva de impostos sobre os habitantes do Porto.

    • Horas extraordinários eram escusadas para funcionários tão pouco produtivos como os publicos, não são todos mas a maioria. Caso seja da função publica, e se está mal, troque pelo privado, depois percebe a diferença.

      Onde vivo também pago impostos como vocês, a diferença é que a minha camara está na ruina. Na minha certamente pagam empréstimos como mais emprestimos. Sabe quem vai pagar a factura?

      Esses 23M dão direito a a juros que revertem a favor da câmara, e quando é preciso usa-los deixa de ser necessário recorrer a empréstimos, que só beneficia os bancos.

      Se todos fossem gestores assim todos pagariamos bem menos impostos.

    • Cobrança abusiva de impostos? Vai ver a lista da percentagem de IMI por concelho antes de vires para aqui falar de coisas que não sabes.
      Quanto às horas extraordinárias subscrevo completamente aquilo que diz o Oliveira!
      Mas a expressão “eleitores de fascistas” diz tudo sobre o que deves ser.
      Tenho muita pena que este homem não possa ter continuado à frente da câmara, mas pelo menos fiquei satisfeito, porque o Marajá de Gaia levou uma tareia e foi para casa com o rabo entre as pernas – até isto devemos em parte ao Rui Rio.

  5. este PS do porto parece o PSD/CDS de lisboa, é gastar até ao ultimo centimo, mas só para os amigos. e depois finge-se que se está a poupar. desde q entraram, a divida passar de 90% para 130%. e dizem que andaram a “fazer cortes”. claro que sim.

  6. Este Grande Senhor como não alinha nos esquemas das maquinas partidarias tem estado a ser arredado.
    Esta na altura de se juntar aos independentes para acabar de vez com os sangue sugas dos partidos e acredito que era eleito com maioria

  7. Metem nojo este “solidários” de trampa do PS que nos deixaram à beria da bancarrota. e mais nojo me emtem os Tugas que votam nestes mentecaptos e energumenos.

  8. É fantástico, uma nova moda! Agora vamos pôr em questão os que GANHAM dinheiro! Garantir estabilidade financeira numa autarquia?!? Isso não pode ser, sobra dinheiro e ninguém roubou, ninguém gastou sem mais nem menos?!? Não pode ser!

  9. What the fuck…. o PS (Partido da Sucata), pelos visto só consegue governar com o intuito de colocar na miseria a população portuguesa, e para isso basta olhar para a camara mais individada do pais que está nas mãos do Antonio Costa (PS), e que muito provavelmente vai ser o proximo 1º ministro, portanto preparem-se para ter novamente o pais completamente individado e hipotecado caso isso aconteça, pois como diria o merdas do José Socrates (PS), segundo ele as dividas não são para ser pagas mas sim para serem geridas…. LOL cambada de parasitas politicos.

  10. ainda bem que o PS não ganhou a câmara do porto , senão o dinheiro já tinha desaparecido ….. a grande rui se estivesse no governo não estávamos assim com a corda ao pescoço

  11. Só quem não sabe gerir coisa-alguma é que pode acusar de mau gestor quem consegue fazer poupanças! Se Rui Rio não gastou todo o saldo de gerência de 2013 da CMP, foi pq certamente não tinha de o ESBANJAR só p/dizer que aplicou as verbas a 100%, como é apanágio de muito “director financeiro” do Estado. Se houver algum projecto urgente-útil p/implementar no Concelho do Porto agora, aí está a «tesouraria» necessária p/arrancar logo sem demoras habituais da obtenção de créditos, públicos e/ou bancários! Não se esqueçam que o Tesouro tb tem uma Reserva provisional que tem de estar disponível p/as EMERGÊNCIAS. Vá, os polítiqueiros deste País deviam aprender a fazer alguma gestão e seguir este exemplo de RUI RIO !!!

  12. Parece que fui só eu que li as declarações do membro do PS na Ass Municipal ou todos leram o titulo e começaram a comentar?
    A questão é que o saldo positivo prova que havia muito espaço para reduzir impostos aos Portuenses.
    Ninguém falou que queriam prejuizo!

    • O IMI (principal imposto municipal) baixou 25%. Teve lucro, não esbanjou dinheiro quando o resto das câmaras anda a tenir por falta dele. Baixou a dívida que lhe deixaram, acabou de pagar o parque da cidade…..

  13. O PS está desfazado da realidade portuguesa, grande parte do povo, pretende que Portugal volte ao antigamente, onde Salazar é que fazia bem, enchia os cofres de dinheiro e não gastava nada. O povo ficar na miséria e na ignorância é o menos. Estes coitados também não têm capacidade para outra coisa a não ser imigrarem e trabalharem que nem escravos para outros povos.

  14. A questão aqui é que deixou a câmara do Porto com saldo positivo e nada fez???
    90% das câmaras do pais nada fazem e têm milhões de prejuízo!!
    Mas afinal o que interessa nisto tudo??? Pelos vistos é roubar o máximo enquanto la estiverem no poder e que se lixe o resto.
    O próximo presidente da câmara deve de estar bem contente, gostava de ver a conta bancaria dele quando sair de presidente da câmara do Porto. Como será o saldo da câmara do Porto quando sair de lá esse novo presidente??

  15. …não há dúvida se fosse um presidente PS, a câmara estaria com saldo negativo e um buraco muito fundo. Só que os políticos do PS (Câmara do Porto) estariam bem governados e um futuro muito risonho a administrar empresas ou institutos do Estado. Uma cambada de incompetentes e parasitas.

  16. Este género de presidentes de camara, deveria ser homenageados publicamente, e merecedores de cargos públicos mais altos, porque produziram riqueza, souberam gerir dinheiros públicos, provaram que são capazes, entretanto, os abutres que fazem com que existam derrapagens astronómicas nos dinheiros públicos, esses, como dizia o Otelo Saraiva de Carvalho, deveriam ir para uma praça de Touros, e como os Taliban, deveria existir uma limpeza étnica contra os USURPADORES DO ESTADO. Por isso, sou a favor de uma DITADURA PODER LEGISLATIVO ECONOMICO, no intuito de prender quem rouba os dinheiros públicos. São pessoas como o Dr Rui Rio, que são merecedores de todas as honras de Estado, por serem pessoas de bem e idóneas, não como determinas pessoas, que ainda mexem na politica, como Dr, Mário Soares, que foi dos que mais roubou, entre outra escumalha nacional, por esses é que todos nós perdemos poder de compra, o trabalho, o direito á saúde e á dignidade humana, são por esses prevaricadores que o Portugal é como o Portugal dos Pequeninos de Coimbra, uma pálida imagem do orgulho de ser PORTUGUES.

  17. Como é possível um partido super responsável pela situação em que estamos, dizer uma coisa destas a um Homem como o Rui Rio?

    O Partido Socialista (e qualquer outro) que leva um país a uma situação como esta NUNCA,MAS NUNCA mais devia permanecer na assembleia da republica e os seus membros responsabilizados criminalmente pelos seus actos consoante o motivo da desbanda económica.

  18. Assim como é mau gastar além das possíbilidades, é mau amealhar e depois não investir.
    Este extraordinário superavit, poderá significar que afinal, as necessidades da cidade e da população Portuense, não terão sido satisfeitas.
    Poderá significar que afinal, se geria bem as contas, poderia aliviar a pressão dos impostos combrados aos municipes.
    Dá a impressão que afinal, não era serviço publico mas sim uma caixa forte de amealhar dinheiro.

    • Mais outro esquecido de que o lucro do exercício do Rui Rio é uma pequena percentagem dos 110 milhões de euros de dívida que a câmara acumulou. E pagar, não?
      Se o exercício dá prejuízo, acumula dívida. Se dá lucro, tinha que ter dado prejuízo – tudo menos pagar a dívida do exercício anterior.
      Viva Atenas, não é?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.